Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novicki, Victor de Araujo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4280
Resumo: Este artigo objetiva analisar a formação do Técnico em Meio Ambiente de Nível Médio, enfatizando as competências e habilidades relacionadas ao seu papel de educador ambiental. O estudo, que adota uma perspectiva crítica ao nosso modo de produção, foi desenvolvido no Campus Pinheiral do IFRJ, através dos seguintes procedimentos metodológicos: (a) análise documental: legislação em vigor, Projeto Político Pedagógico e Plano de Curso, (b) questionários: aplicados em 10 professores e 41 formandos, (c) entrevistas: realizadas com sete professores. Constatamos existirem problemas com a prática docente, conforme avaliam alunos, professores e gestores, tais como: não estabelecimento de relações entre as discussões feitas em sala de aula e as realidades local e profissional, pouca articulação entre teoria e prática, ênfase na elaboração de projetos, que não são implementados e, quando o são, não têm continuidade, o que, em seu conjunto, não contribuiu na construção de situações de aprendizagem significativas para a formação de educadores ambientais.
id FURG_8dfe9ea979a8035fb7278aca498dce68
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4280
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).The Technical Course In Environment And Environmental Education: Pinheiral Campus At The Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia In Rio de Janeiro (IFRJ).Educação AmbientalPráticas pedagógicasCurso Técnico em Meio AmbienteEnvironmental EducationPedagogical PracticesTechnical Course in EnvironmentEste artigo objetiva analisar a formação do Técnico em Meio Ambiente de Nível Médio, enfatizando as competências e habilidades relacionadas ao seu papel de educador ambiental. O estudo, que adota uma perspectiva crítica ao nosso modo de produção, foi desenvolvido no Campus Pinheiral do IFRJ, através dos seguintes procedimentos metodológicos: (a) análise documental: legislação em vigor, Projeto Político Pedagógico e Plano de Curso, (b) questionários: aplicados em 10 professores e 41 formandos, (c) entrevistas: realizadas com sete professores. Constatamos existirem problemas com a prática docente, conforme avaliam alunos, professores e gestores, tais como: não estabelecimento de relações entre as discussões feitas em sala de aula e as realidades local e profissional, pouca articulação entre teoria e prática, ênfase na elaboração de projetos, que não são implementados e, quando o são, não têm continuidade, o que, em seu conjunto, não contribuiu na construção de situações de aprendizagem significativas para a formação de educadores ambientais.This paper aims at analyzing the education process of High School Environment technicians by highlighting their competences and skills regarding their roles as environmental educators. This study, which shows a critical perspective on our production system, was carried out on Pinheiral Campus, at the IFRJ, by using the following methodological procedures: (a) document analysis: legislation, Political and Pedagogical Plan and Course Syllabus; (b) questionnaires: applied to 10 teachers and 41 senior students; and (c) interviews: applied to 7 teachers. Results showed that the evaluation made by students, teachers and managers identified problems concerning the teachers‟ work, such as: lack of relations among class discussions and the local and professional reality, little connection between theory and practice and emphasis on the development of projects that are not implemented (when they are, there is no continuity). As a whole, they do not contribute to construct meaningful learning experiences in environmental educators‟ developmental processes.2013-12-18T19:02:56Z2013-12-18T19:02:56Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOVICKI, Victor de Araujo; PASSOS, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos. Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Ambiente & Educação V. 17/ Nº 2 / 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/3086/2182>. Acesso em: DEZ 2013.14138638http://repositorio.furg.br/handle/1/4280porNovicki, Victor de AraujoPassos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-12-18T19:02:56Zoai:repositorio.furg.br:1/4280Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-12-18T19:02:56Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
The Technical Course In Environment And Environmental Education: Pinheiral Campus At The Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia In Rio de Janeiro (IFRJ).
title Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
spellingShingle Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
Novicki, Victor de Araujo
Educação Ambiental
Práticas pedagógicas
Curso Técnico em Meio Ambiente
Environmental Education
Pedagogical Practices
Technical Course in Environment
title_short Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
title_full Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
title_fullStr Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
title_full_unstemmed Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
title_sort Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
author Novicki, Victor de Araujo
author_facet Novicki, Victor de Araujo
Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos
author_role author
author2 Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novicki, Victor de Araujo
Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Práticas pedagógicas
Curso Técnico em Meio Ambiente
Environmental Education
Pedagogical Practices
Technical Course in Environment
topic Educação Ambiental
Práticas pedagógicas
Curso Técnico em Meio Ambiente
Environmental Education
Pedagogical Practices
Technical Course in Environment
description Este artigo objetiva analisar a formação do Técnico em Meio Ambiente de Nível Médio, enfatizando as competências e habilidades relacionadas ao seu papel de educador ambiental. O estudo, que adota uma perspectiva crítica ao nosso modo de produção, foi desenvolvido no Campus Pinheiral do IFRJ, através dos seguintes procedimentos metodológicos: (a) análise documental: legislação em vigor, Projeto Político Pedagógico e Plano de Curso, (b) questionários: aplicados em 10 professores e 41 formandos, (c) entrevistas: realizadas com sete professores. Constatamos existirem problemas com a prática docente, conforme avaliam alunos, professores e gestores, tais como: não estabelecimento de relações entre as discussões feitas em sala de aula e as realidades local e profissional, pouca articulação entre teoria e prática, ênfase na elaboração de projetos, que não são implementados e, quando o são, não têm continuidade, o que, em seu conjunto, não contribuiu na construção de situações de aprendizagem significativas para a formação de educadores ambientais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18T19:02:56Z
2013-12-18T19:02:56Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVICKI, Victor de Araujo; PASSOS, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos. Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Ambiente & Educação V. 17/ Nº 2 / 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/3086/2182>. Acesso em: DEZ 2013.
14138638
http://repositorio.furg.br/handle/1/4280
identifier_str_mv NOVICKI, Victor de Araujo; PASSOS, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos. Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Ambiente & Educação V. 17/ Nº 2 / 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/3086/2182>. Acesso em: DEZ 2013.
14138638
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384361772777472