Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Pâmela Weber
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Souza, Altamir da Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/666
Resumo: A pesquisa sobre incidentes críticos é uma ferramenta valiosa para que a empresa, a partir da interpretação dos clientes, identifique falhas e problemas que podem estar causando insatisfação, e possa, assim, solucionar incidentes específicoos, aprimorar processos e a qualidade dos serviços. A essencialidade e as caracterisitcas associadas às empresas que atuam na área de saúde tornam esse tipo de pesquisa ainda mais significativa. A partir das discussões com os responsáveis pelas decisões de uma operadora de saúde, optou-se por analisar o atendimento do serviço de urgência e definiu-se como objetivo identificar falhas e problemas no plantão de atendimento junto a pacientes e acompanhantes que freqüentavam o setor. Para isso, foi concebida uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa, baseada na técnica de incidentes críticos. Os dados foram obtidos mediante entrevista pessoal e entrevista por telefone. Em síntese, a pesquisa possibilitou a identificação de problemas relacionados com o acesso ao serviço; atitude e qualificação do pessoal de atendimento; processo de atendimento e precificação ligados ao atendimento de plantão da operadora de saúde. Como forma de ampliar as informações sobre o atendimento geral da empresa é fundamental que novas pesquisas sejam realizadas nos diferentes setores da operadora.
id FURG_90bd501d3ce39b2c63bb2263e6e9c690
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/666
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Barbosa, Pâmela WeberSouza, Altamir da Silva2011-06-08T18:49:49Z2011-06-08T18:49:49Z2007BARBOSA, Pãmela Weber ; SOUZA, Altamir da Silva. Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro : Abepro, 2007. p. 1-11. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR580443_0053.pdf> Acesso em: 07 jun. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/666A pesquisa sobre incidentes críticos é uma ferramenta valiosa para que a empresa, a partir da interpretação dos clientes, identifique falhas e problemas que podem estar causando insatisfação, e possa, assim, solucionar incidentes específicoos, aprimorar processos e a qualidade dos serviços. A essencialidade e as caracterisitcas associadas às empresas que atuam na área de saúde tornam esse tipo de pesquisa ainda mais significativa. A partir das discussões com os responsáveis pelas decisões de uma operadora de saúde, optou-se por analisar o atendimento do serviço de urgência e definiu-se como objetivo identificar falhas e problemas no plantão de atendimento junto a pacientes e acompanhantes que freqüentavam o setor. Para isso, foi concebida uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa, baseada na técnica de incidentes críticos. Os dados foram obtidos mediante entrevista pessoal e entrevista por telefone. Em síntese, a pesquisa possibilitou a identificação de problemas relacionados com o acesso ao serviço; atitude e qualificação do pessoal de atendimento; processo de atendimento e precificação ligados ao atendimento de plantão da operadora de saúde. Como forma de ampliar as informações sobre o atendimento geral da empresa é fundamental que novas pesquisas sejam realizadas nos diferentes setores da operadora.porQualidade de serviçoFalha em serviçosServiço de saúdeIncidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINALIncidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes.pdfIncidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes.pdfapplication/pdf259828https://repositorio.furg.br/bitstream/1/666/1/Incidentes%20de%20falhas%20no%20atendimento%20de%20urg%c3%aancia%20de%20uma%20operadora%20de%20servi%c3%a7os%20de%20sa%c3%bade%20uma%20an%c3%a1lise%20a%20partir%20das%20experi%c3%aancias%20de%20clientes%20e%20acompanhantes.pdfe0da3141a83c0c4ce1508eec35c07229MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81724https://repositorio.furg.br/bitstream/1/666/2/license.txt5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68MD52open access1/6662011-08-09 15:41:12.3open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-09T18:41:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes
title Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes
spellingShingle Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes
Barbosa, Pâmela Weber
Qualidade de serviço
Falha em serviços
Serviço de saúde
title_short Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes
title_full Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes
title_fullStr Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes
title_full_unstemmed Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes
title_sort Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes
author Barbosa, Pâmela Weber
author_facet Barbosa, Pâmela Weber
Souza, Altamir da Silva
author_role author
author2 Souza, Altamir da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Pâmela Weber
Souza, Altamir da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de serviço
Falha em serviços
Serviço de saúde
topic Qualidade de serviço
Falha em serviços
Serviço de saúde
description A pesquisa sobre incidentes críticos é uma ferramenta valiosa para que a empresa, a partir da interpretação dos clientes, identifique falhas e problemas que podem estar causando insatisfação, e possa, assim, solucionar incidentes específicoos, aprimorar processos e a qualidade dos serviços. A essencialidade e as caracterisitcas associadas às empresas que atuam na área de saúde tornam esse tipo de pesquisa ainda mais significativa. A partir das discussões com os responsáveis pelas decisões de uma operadora de saúde, optou-se por analisar o atendimento do serviço de urgência e definiu-se como objetivo identificar falhas e problemas no plantão de atendimento junto a pacientes e acompanhantes que freqüentavam o setor. Para isso, foi concebida uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa, baseada na técnica de incidentes críticos. Os dados foram obtidos mediante entrevista pessoal e entrevista por telefone. Em síntese, a pesquisa possibilitou a identificação de problemas relacionados com o acesso ao serviço; atitude e qualificação do pessoal de atendimento; processo de atendimento e precificação ligados ao atendimento de plantão da operadora de saúde. Como forma de ampliar as informações sobre o atendimento geral da empresa é fundamental que novas pesquisas sejam realizadas nos diferentes setores da operadora.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-08T18:49:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-08T18:49:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Pãmela Weber ; SOUZA, Altamir da Silva. Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro : Abepro, 2007. p. 1-11. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR580443_0053.pdf> Acesso em: 07 jun. 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/666
identifier_str_mv BARBOSA, Pãmela Weber ; SOUZA, Altamir da Silva. Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro : Abepro, 2007. p. 1-11. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR580443_0053.pdf> Acesso em: 07 jun. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/666/1/Incidentes%20de%20falhas%20no%20atendimento%20de%20urg%c3%aancia%20de%20uma%20operadora%20de%20servi%c3%a7os%20de%20sa%c3%bade%20uma%20an%c3%a1lise%20a%20partir%20das%20experi%c3%aancias%20de%20clientes%20e%20acompanhantes.pdf
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/666/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e0da3141a83c0c4ce1508eec35c07229
5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313606443433984