Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/666 |
Resumo: | A pesquisa sobre incidentes críticos é uma ferramenta valiosa para que a empresa, a partir da interpretação dos clientes, identifique falhas e problemas que podem estar causando insatisfação, e possa, assim, solucionar incidentes específicoos, aprimorar processos e a qualidade dos serviços. A essencialidade e as caracterisitcas associadas às empresas que atuam na área de saúde tornam esse tipo de pesquisa ainda mais significativa. A partir das discussões com os responsáveis pelas decisões de uma operadora de saúde, optou-se por analisar o atendimento do serviço de urgência e definiu-se como objetivo identificar falhas e problemas no plantão de atendimento junto a pacientes e acompanhantes que freqüentavam o setor. Para isso, foi concebida uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa, baseada na técnica de incidentes críticos. Os dados foram obtidos mediante entrevista pessoal e entrevista por telefone. Em síntese, a pesquisa possibilitou a identificação de problemas relacionados com o acesso ao serviço; atitude e qualificação do pessoal de atendimento; processo de atendimento e precificação ligados ao atendimento de plantão da operadora de saúde. Como forma de ampliar as informações sobre o atendimento geral da empresa é fundamental que novas pesquisas sejam realizadas nos diferentes setores da operadora. |
id |
FURG_90bd501d3ce39b2c63bb2263e6e9c690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/666 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantesQualidade de serviçoFalha em serviçosServiço de saúdeA pesquisa sobre incidentes críticos é uma ferramenta valiosa para que a empresa, a partir da interpretação dos clientes, identifique falhas e problemas que podem estar causando insatisfação, e possa, assim, solucionar incidentes específicoos, aprimorar processos e a qualidade dos serviços. A essencialidade e as caracterisitcas associadas às empresas que atuam na área de saúde tornam esse tipo de pesquisa ainda mais significativa. A partir das discussões com os responsáveis pelas decisões de uma operadora de saúde, optou-se por analisar o atendimento do serviço de urgência e definiu-se como objetivo identificar falhas e problemas no plantão de atendimento junto a pacientes e acompanhantes que freqüentavam o setor. Para isso, foi concebida uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa, baseada na técnica de incidentes críticos. Os dados foram obtidos mediante entrevista pessoal e entrevista por telefone. Em síntese, a pesquisa possibilitou a identificação de problemas relacionados com o acesso ao serviço; atitude e qualificação do pessoal de atendimento; processo de atendimento e precificação ligados ao atendimento de plantão da operadora de saúde. Como forma de ampliar as informações sobre o atendimento geral da empresa é fundamental que novas pesquisas sejam realizadas nos diferentes setores da operadora.2011-06-08T18:49:49Z2011-06-08T18:49:49Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARBOSA, Pãmela Weber ; SOUZA, Altamir da Silva. Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro : Abepro, 2007. p. 1-11. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR580443_0053.pdf> Acesso em: 07 jun. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/666porBarbosa, Pâmela WeberSouza, Altamir da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-09T18:41:12Zoai:repositorio.furg.br:1/666Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-09T18:41:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes |
title |
Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes |
spellingShingle |
Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes Barbosa, Pâmela Weber Qualidade de serviço Falha em serviços Serviço de saúde |
title_short |
Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes |
title_full |
Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes |
title_fullStr |
Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes |
title_full_unstemmed |
Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes |
title_sort |
Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes |
author |
Barbosa, Pâmela Weber |
author_facet |
Barbosa, Pâmela Weber Souza, Altamir da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Altamir da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Pâmela Weber Souza, Altamir da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de serviço Falha em serviços Serviço de saúde |
topic |
Qualidade de serviço Falha em serviços Serviço de saúde |
description |
A pesquisa sobre incidentes críticos é uma ferramenta valiosa para que a empresa, a partir da interpretação dos clientes, identifique falhas e problemas que podem estar causando insatisfação, e possa, assim, solucionar incidentes específicoos, aprimorar processos e a qualidade dos serviços. A essencialidade e as caracterisitcas associadas às empresas que atuam na área de saúde tornam esse tipo de pesquisa ainda mais significativa. A partir das discussões com os responsáveis pelas decisões de uma operadora de saúde, optou-se por analisar o atendimento do serviço de urgência e definiu-se como objetivo identificar falhas e problemas no plantão de atendimento junto a pacientes e acompanhantes que freqüentavam o setor. Para isso, foi concebida uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa, baseada na técnica de incidentes críticos. Os dados foram obtidos mediante entrevista pessoal e entrevista por telefone. Em síntese, a pesquisa possibilitou a identificação de problemas relacionados com o acesso ao serviço; atitude e qualificação do pessoal de atendimento; processo de atendimento e precificação ligados ao atendimento de plantão da operadora de saúde. Como forma de ampliar as informações sobre o atendimento geral da empresa é fundamental que novas pesquisas sejam realizadas nos diferentes setores da operadora. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2011-06-08T18:49:49Z 2011-06-08T18:49:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Pãmela Weber ; SOUZA, Altamir da Silva. Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro : Abepro, 2007. p. 1-11. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR580443_0053.pdf> Acesso em: 07 jun. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/666 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Pãmela Weber ; SOUZA, Altamir da Silva. Incidentes de falhas no atendimento de urgência de uma operadora de serviços de saúde: uma análise a partir das experiências de clientes e acompanhantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro : Abepro, 2007. p. 1-11. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR580443_0053.pdf> Acesso em: 07 jun. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384377318965248 |