Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16986 |
Resumo: | Objetivo: o objetivo geral desta pesquisa consistiu em avaliar a influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Metodologia: os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa, caracterizada como descritiva, de corte transversal e de método survey. O tratamento dos dados ocorreu por meio de análise descritiva, em seguida foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída. Posteriormente foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software Smart PLS, com o objetivo de verificar a relação entre os construtos do modelo e testar as hipóteses.Principais resultados: os resultados da pesquisa evidenciam relações positivas entre os construtos apresentados, exceto nas relações entre Gravidade da Falha e Qualidade. Assim, os achados demonstram que não se pode pensar em qualidade sem se considerar a importância da recuperação de falhas para os serviços oferecidos.Contribuições metodológicas: este trabalho contribui para a observação da influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Relevância: dada a natureza do serviço bancário, os problemas na prestação de serviços são esperados e eventuais falhas são inevitáveis, e, com isso, os resultados podem gerar insatisfação. Para manter clientes satisfeitos e leais às instituições, fazem-se necessárias ações de recuperação de falhas. |
id |
RBM-1_51c9115ccdc6d9be7d09ef2b4f09ee6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/16986 |
network_acronym_str |
RBM-1 |
network_name_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancáriosInfluence of failure recovery on the perception of quality, satisfaction and loyalty of banking customersFalhas; Recuperação de falhas; Qualidade de serviços; Satisfação; LealdadeFailures; Disaster recovery; Quality of services; Satisfaction; LoyaltyObjetivo: o objetivo geral desta pesquisa consistiu em avaliar a influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Metodologia: os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa, caracterizada como descritiva, de corte transversal e de método survey. O tratamento dos dados ocorreu por meio de análise descritiva, em seguida foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída. Posteriormente foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software Smart PLS, com o objetivo de verificar a relação entre os construtos do modelo e testar as hipóteses.Principais resultados: os resultados da pesquisa evidenciam relações positivas entre os construtos apresentados, exceto nas relações entre Gravidade da Falha e Qualidade. Assim, os achados demonstram que não se pode pensar em qualidade sem se considerar a importância da recuperação de falhas para os serviços oferecidos.Contribuições metodológicas: este trabalho contribui para a observação da influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Relevância: dada a natureza do serviço bancário, os problemas na prestação de serviços são esperados e eventuais falhas são inevitáveis, e, com isso, os resultados podem gerar insatisfação. Para manter clientes satisfeitos e leais às instituições, fazem-se necessárias ações de recuperação de falhas.Objective: The objective is to assess the influence of failure recovery in the perception of quality, satisfaction and loyalty of banking customers.Methodology: Descriptive, quantitative, survey, with a SERVPERF scale for measuring quality, considering the severity of the failure and the recovery from failure (distributive, procedural and interactional justice), as well as consumer satisfaction and loyalty (attitudinal and behavioral). Reliability tests and statistical techniques based on Structural Equation Modeling, using the Smart PLS software, were adopted to verify the relationship between the model's constructs and the testing of the hypotheses.Results: The results show significant relationships between the model's constructs, except for the direct relationships between Failure Severity and Quality, demonstrating that the effect of the failures can be mitigated by recovery actions. Interactional justice is confirmed in the customer's contact with the organization, at the time of failure recovery.Theoretical / methodological contributions: The findings increase the understanding of the adequacy of the model with an integrated view regarding the failure severity and its influence on the requirements for recovery, quality, satisfaction and loyalty. The research contributes to the management of banking services in Brazil.Originality / Relevance: This article presents an integrated view, which is reflected in a theoretical model of how the failure severity and the actions of its recovery influence the assessment of quality, and show themselves as a form of justice, bringing satisfaction and loyalty to banking customers in Brazil.Universidade Nove de Julho - UninoveTontini, GérsonSilveira, AméliaPozza, Diovani Luzia2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1698610.5585/remark.v20i4.16986ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 20, n. 4 (2021): (out.dez.); 216 - 2402177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16986/9320Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T15:46:19Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/16986Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2021-12-20T15:46:19REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários Influence of failure recovery on the perception of quality, satisfaction and loyalty of banking customers |
title |
Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários |
spellingShingle |
Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários Tontini, Gérson Falhas; Recuperação de falhas; Qualidade de serviços; Satisfação; Lealdade Failures; Disaster recovery; Quality of services; Satisfaction; Loyalty |
title_short |
Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários |
title_full |
Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários |
title_fullStr |
Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários |
title_full_unstemmed |
Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários |
title_sort |
Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários |
author |
Tontini, Gérson |
author_facet |
Tontini, Gérson Silveira, Amélia Pozza, Diovani Luzia |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Amélia Pozza, Diovani Luzia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tontini, Gérson Silveira, Amélia Pozza, Diovani Luzia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Falhas; Recuperação de falhas; Qualidade de serviços; Satisfação; Lealdade Failures; Disaster recovery; Quality of services; Satisfaction; Loyalty |
topic |
Falhas; Recuperação de falhas; Qualidade de serviços; Satisfação; Lealdade Failures; Disaster recovery; Quality of services; Satisfaction; Loyalty |
description |
Objetivo: o objetivo geral desta pesquisa consistiu em avaliar a influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Metodologia: os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa, caracterizada como descritiva, de corte transversal e de método survey. O tratamento dos dados ocorreu por meio de análise descritiva, em seguida foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída. Posteriormente foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software Smart PLS, com o objetivo de verificar a relação entre os construtos do modelo e testar as hipóteses.Principais resultados: os resultados da pesquisa evidenciam relações positivas entre os construtos apresentados, exceto nas relações entre Gravidade da Falha e Qualidade. Assim, os achados demonstram que não se pode pensar em qualidade sem se considerar a importância da recuperação de falhas para os serviços oferecidos.Contribuições metodológicas: este trabalho contribui para a observação da influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Relevância: dada a natureza do serviço bancário, os problemas na prestação de serviços são esperados e eventuais falhas são inevitáveis, e, com isso, os resultados podem gerar insatisfação. Para manter clientes satisfeitos e leais às instituições, fazem-se necessárias ações de recuperação de falhas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16986 10.5585/remark.v20i4.16986 |
url |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16986 |
identifier_str_mv |
10.5585/remark.v20i4.16986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16986/9320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketing https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketing https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
dc.source.none.fl_str_mv |
ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 20, n. 4 (2021): (out.dez.); 216 - 240 2177-5184 reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:RBM |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
RBM |
institution |
RBM |
reponame_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
collection |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository.name.fl_str_mv |
REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org |
_version_ |
1799138642944327680 |