Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9506 |
Resumo: | Esta resenha busca destacar e analisar as principais reflexões apresenta-das pela Profª Drª Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). A conferência a qual é objeto deste trabalho abordou os ciclos da precariedade na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no âmbito educacional, seja na educação básica, seja na educação superior. Diante disso, Ribeiro destaca que esses ciclos são compostos pelos seguintes pro-blemas: falta de infraestrutura e de qualificação dos profissionais da edu-cação para o uso das tecnologias digitais. Dessa forma, a conferencista lançou olhar para o período pré, durante e pós-pandemia, que poderão possibilitar uma nova perspectiva de pesquisa e de trabalho com as TDIC na educação. |
id |
FURG_948fa6b38bf836a92e9cdc707b7d8881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/9506 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiroTecnologias digitaisEnsinoCiclos da precariedadeDigital technologyTeachingPrecarious cyclesEsta resenha busca destacar e analisar as principais reflexões apresenta-das pela Profª Drª Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). A conferência a qual é objeto deste trabalho abordou os ciclos da precariedade na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no âmbito educacional, seja na educação básica, seja na educação superior. Diante disso, Ribeiro destaca que esses ciclos são compostos pelos seguintes pro-blemas: falta de infraestrutura e de qualificação dos profissionais da edu-cação para o uso das tecnologias digitais. Dessa forma, a conferencista lançou olhar para o período pré, durante e pós-pandemia, que poderão possibilitar uma nova perspectiva de pesquisa e de trabalho com as TDIC na educação.This review aims to highlight and to analyze the reflections presented by PhD professor Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). The conference which is the object of this brief review addressed the precarious cycles of Information and Communication Technology (ICT) in the educational environment, ei-ther in basic education or in higher education. Therefore, Ribeiro empha-sized that these cycles are compounded by the following problems: lack of infrastructure and lack of qualification of education professionals to use digital technologies. After all, the speaker shed light on the pre, during and post-pandemic period that may enable a new perspective of research and work with ICT in education.2021-06-14T18:05:19Z2021-06-14T18:05:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfIUNG, Jessica; REGO, Marianna. Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro. Revista da Abralin, v. 19, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1545/1560. Acesso em: 27 jan. 2021.0102-7158http://repositorio.furg.br/handle/1/950610.25189/rabralin.v19i2.1545porSilva, Jéssica Porciuncula Iung daRego, Mariannainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T13:13:27Zoai:repositorio.furg.br:1/9506Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T13:13:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro |
title |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro |
spellingShingle |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro Silva, Jéssica Porciuncula Iung da Tecnologias digitais Ensino Ciclos da precariedade Digital technology Teaching Precarious cycles |
title_short |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro |
title_full |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro |
title_fullStr |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro |
title_full_unstemmed |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro |
title_sort |
Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro |
author |
Silva, Jéssica Porciuncula Iung da |
author_facet |
Silva, Jéssica Porciuncula Iung da Rego, Marianna |
author_role |
author |
author2 |
Rego, Marianna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jéssica Porciuncula Iung da Rego, Marianna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Ensino Ciclos da precariedade Digital technology Teaching Precarious cycles |
topic |
Tecnologias digitais Ensino Ciclos da precariedade Digital technology Teaching Precarious cycles |
description |
Esta resenha busca destacar e analisar as principais reflexões apresenta-das pela Profª Drª Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). A conferência a qual é objeto deste trabalho abordou os ciclos da precariedade na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no âmbito educacional, seja na educação básica, seja na educação superior. Diante disso, Ribeiro destaca que esses ciclos são compostos pelos seguintes pro-blemas: falta de infraestrutura e de qualificação dos profissionais da edu-cação para o uso das tecnologias digitais. Dessa forma, a conferencista lançou olhar para o período pré, durante e pós-pandemia, que poderão possibilitar uma nova perspectiva de pesquisa e de trabalho com as TDIC na educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-06-14T18:05:19Z 2021-06-14T18:05:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
IUNG, Jessica; REGO, Marianna. Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro. Revista da Abralin, v. 19, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1545/1560. Acesso em: 27 jan. 2021. 0102-7158 http://repositorio.furg.br/handle/1/9506 10.25189/rabralin.v19i2.1545 |
identifier_str_mv |
IUNG, Jessica; REGO, Marianna. Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro. Revista da Abralin, v. 19, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1545/1560. Acesso em: 27 jan. 2021. 0102-7158 10.25189/rabralin.v19i2.1545 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384382561845248 |