Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Porciuncula Iung da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rego, Marianna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9506
Resumo: Esta resenha busca destacar e analisar as principais reflexões apresenta-das pela Profª Drª Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). A conferência a qual é objeto deste trabalho abordou os ciclos da precariedade na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no âmbito educacional, seja na educação básica, seja na educação superior. Diante disso, Ribeiro destaca que esses ciclos são compostos pelos seguintes pro-blemas: falta de infraestrutura e de qualificação dos profissionais da edu-cação para o uso das tecnologias digitais. Dessa forma, a conferencista lançou olhar para o período pré, durante e pós-pandemia, que poderão possibilitar uma nova perspectiva de pesquisa e de trabalho com as TDIC na educação.
id FURG_948fa6b38bf836a92e9cdc707b7d8881
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9506
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiroTecnologias digitaisEnsinoCiclos da precariedadeDigital technologyTeachingPrecarious cyclesEsta resenha busca destacar e analisar as principais reflexões apresenta-das pela Profª Drª Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). A conferência a qual é objeto deste trabalho abordou os ciclos da precariedade na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no âmbito educacional, seja na educação básica, seja na educação superior. Diante disso, Ribeiro destaca que esses ciclos são compostos pelos seguintes pro-blemas: falta de infraestrutura e de qualificação dos profissionais da edu-cação para o uso das tecnologias digitais. Dessa forma, a conferencista lançou olhar para o período pré, durante e pós-pandemia, que poderão possibilitar uma nova perspectiva de pesquisa e de trabalho com as TDIC na educação.This review aims to highlight and to analyze the reflections presented by PhD professor Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). The conference which is the object of this brief review addressed the precarious cycles of Information and Communication Technology (ICT) in the educational environment, ei-ther in basic education or in higher education. Therefore, Ribeiro empha-sized that these cycles are compounded by the following problems: lack of infrastructure and lack of qualification of education professionals to use digital technologies. After all, the speaker shed light on the pre, during and post-pandemic period that may enable a new perspective of research and work with ICT in education.2021-06-14T18:05:19Z2021-06-14T18:05:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfIUNG, Jessica; REGO, Marianna. Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro. Revista da Abralin, v. 19, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1545/1560. Acesso em: 27 jan. 2021.0102-7158http://repositorio.furg.br/handle/1/950610.25189/rabralin.v19i2.1545porSilva, Jéssica Porciuncula Iung daRego, Mariannainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T13:13:27Zoai:repositorio.furg.br:1/9506Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T13:13:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro
title Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro
spellingShingle Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro
Silva, Jéssica Porciuncula Iung da
Tecnologias digitais
Ensino
Ciclos da precariedade
Digital technology
Teaching
Precarious cycles
title_short Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro
title_full Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro
title_fullStr Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro
title_full_unstemmed Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro
title_sort Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro
author Silva, Jéssica Porciuncula Iung da
author_facet Silva, Jéssica Porciuncula Iung da
Rego, Marianna
author_role author
author2 Rego, Marianna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Porciuncula Iung da
Rego, Marianna
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Ensino
Ciclos da precariedade
Digital technology
Teaching
Precarious cycles
topic Tecnologias digitais
Ensino
Ciclos da precariedade
Digital technology
Teaching
Precarious cycles
description Esta resenha busca destacar e analisar as principais reflexões apresenta-das pela Profª Drª Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG). A conferência a qual é objeto deste trabalho abordou os ciclos da precariedade na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no âmbito educacional, seja na educação básica, seja na educação superior. Diante disso, Ribeiro destaca que esses ciclos são compostos pelos seguintes pro-blemas: falta de infraestrutura e de qualificação dos profissionais da edu-cação para o uso das tecnologias digitais. Dessa forma, a conferencista lançou olhar para o período pré, durante e pós-pandemia, que poderão possibilitar uma nova perspectiva de pesquisa e de trabalho com as TDIC na educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-14T18:05:19Z
2021-06-14T18:05:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IUNG, Jessica; REGO, Marianna. Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro. Revista da Abralin, v. 19, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1545/1560. Acesso em: 27 jan. 2021.
0102-7158
http://repositorio.furg.br/handle/1/9506
10.25189/rabralin.v19i2.1545
identifier_str_mv IUNG, Jessica; REGO, Marianna. Educação e tecnologias digitais em foco: precariedades presentes no contexto educacional brasileiro. Revista da Abralin, v. 19, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1545/1560. Acesso em: 27 jan. 2021.
0102-7158
10.25189/rabralin.v19i2.1545
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384382561845248