Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10609 |
Resumo: | A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista, buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada à realização de um projeto do PIBID-EA sobre gênero e diversidade sexual. Devido a dados alarmantes com relação às consequências da violência contra LGBTs discutiremos o papel fundamental da escola na desconstrução de mitos e preconceitos, e com isso, a promoção de valores democráticos. Em nossa narrativa rememoramos a realidade política e social do período, o percurso teórico realizado, as ações educativas e suas implicações em nossa formação enquanto futuros educadores e educadoras. A partir dessas questões nos reconhecemos enquanto sujeitos de uma realidade onde, a partir de uma EA crítico-feminista é possível a construção de práticas educativas, que busquem o rompimento de estruturas sociais de dominação para a construção de uma educação emancipatória. |
id |
FURG_a0158b790adf993c72178df4c2f4d16f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10609 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação AmbientalGénero y Diversidad sexual en la Educación Ambiental: experiencias (Re) Visitantes de un PIBID interdisciplinario de Educación AmbientalGender and sexual Diversity in Environmental Education: (Re) Visiting experiences from na interdisciplinary PIBID for Environmental EducationEducação AmbientalGêneroPIBIDFormação docenteEducación AmbientalGéneroFormación de profesoresEnvironmental EducationGenreTeacher trainingA partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista, buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada à realização de um projeto do PIBID-EA sobre gênero e diversidade sexual. Devido a dados alarmantes com relação às consequências da violência contra LGBTs discutiremos o papel fundamental da escola na desconstrução de mitos e preconceitos, e com isso, a promoção de valores democráticos. Em nossa narrativa rememoramos a realidade política e social do período, o percurso teórico realizado, as ações educativas e suas implicações em nossa formação enquanto futuros educadores e educadoras. A partir dessas questões nos reconhecemos enquanto sujeitos de uma realidade onde, a partir de uma EA crítico-feminista é possível a construção de práticas educativas, que busquem o rompimento de estruturas sociais de dominação para a construção de uma educação emancipatória.A partir de subsidios teóricos basados en una teoría social crítica y feminista, buscamos dar un significado crítico a la formación docente, con miras a construir una narrativa sobre una experiencia educativa relacionada con la realización de un proyecto PIBIDEA sobre género y diversidad sexual. Debido a los datos alarmantes sobre las consecuencias de la violencia contra las personas LGBT, discutiremos el papel fundamental de la escuela en la deconstrucción de mitos y prejuicios, y con ello, la promoción de los valores democráticos. En nuestra narrativa, recordamos la realidad política y social de la época, el camino teórico recorrido, las acciones educativas y sus implicaciones para nuestra formación como futuros educadores. A partir de estos temas, nos reconocemos como sujetos de una realidad donde, a partir de EA crítico-feminista, es posible construir prácticas educativas que busquen romper las estructuras sociales de dominación para la construcción de una educación emancipadora.Based on theoretical subsidies based on a critical and feminist social theory, we seek to give a critical meaning to teacher education, with a view to building a narrative about an educational experience related to the realization of a PIBID-EA project on gender and sexual diversity. Due to alarming data regarding the consequences of violence against LGBTs, we will discuss the fundamental role of the school in deconstructing myths and prejudices, and with that, the promotion of democratic values. In our narrative, we recall the political and social reality of the period, the theoretical path taken, the educational actions and their implications for our formation as future educators. Based on these issues, we recognize ourselves as subjects of a reality where, based on a critical-feminist EA, it is possible to build educational practices that seek to break the social structures of domination for the construction of an emancipatory education.2023-01-31T00:07:12Z2023-01-31T00:07:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAVILA, M. A. de; FEITOSA, R. A.; SANTOS, F. R. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: (RE)VISITANDO EXPERIÊNCIAS DE UM PIBID INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 438–466, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11974. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11974. Acesso em: 28 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1060910.14295/de.v8i2.11974porAvila, Milena Aires deFeitosa, Raphael AlvesSantos, Felipe Ramoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-31T00:07:12Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10609Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-31T00:07:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental Género y Diversidad sexual en la Educación Ambiental: experiencias (Re) Visitantes de un PIBID interdisciplinario de Educación Ambiental Gender and sexual Diversity in Environmental Education: (Re) Visiting experiences from na interdisciplinary PIBID for Environmental Education |
title |
Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental |
spellingShingle |
Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental Avila, Milena Aires de Educação Ambiental Gênero PIBID Formação docente Educación Ambiental Género Formación de profesores Environmental Education Genre Teacher training |
title_short |
Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental |
title_full |
Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental |
title_fullStr |
Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental |
title_sort |
Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental |
author |
Avila, Milena Aires de |
author_facet |
Avila, Milena Aires de Feitosa, Raphael Alves Santos, Felipe Ramon |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Raphael Alves Santos, Felipe Ramon |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila, Milena Aires de Feitosa, Raphael Alves Santos, Felipe Ramon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Gênero PIBID Formação docente Educación Ambiental Género Formación de profesores Environmental Education Genre Teacher training |
topic |
Educação Ambiental Gênero PIBID Formação docente Educación Ambiental Género Formación de profesores Environmental Education Genre Teacher training |
description |
A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista, buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada à realização de um projeto do PIBID-EA sobre gênero e diversidade sexual. Devido a dados alarmantes com relação às consequências da violência contra LGBTs discutiremos o papel fundamental da escola na desconstrução de mitos e preconceitos, e com isso, a promoção de valores democráticos. Em nossa narrativa rememoramos a realidade política e social do período, o percurso teórico realizado, as ações educativas e suas implicações em nossa formação enquanto futuros educadores e educadoras. A partir dessas questões nos reconhecemos enquanto sujeitos de uma realidade onde, a partir de uma EA crítico-feminista é possível a construção de práticas educativas, que busquem o rompimento de estruturas sociais de dominação para a construção de uma educação emancipatória. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-01-31T00:07:12Z 2023-01-31T00:07:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AVILA, M. A. de; FEITOSA, R. A.; SANTOS, F. R. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: (RE)VISITANDO EXPERIÊNCIAS DE UM PIBID INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 438–466, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11974. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11974. Acesso em: 28 jan. 2023. 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10609 10.14295/de.v8i2.11974 |
identifier_str_mv |
AVILA, M. A. de; FEITOSA, R. A.; SANTOS, F. R. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: (RE)VISITANDO EXPERIÊNCIAS DE UM PIBID INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 438–466, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11974. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11974. Acesso em: 28 jan. 2023. 2358-8853 10.14295/de.v8i2.11974 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187238044893184 |