Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Milena Aires de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Feitosa, Raphael Alves, Santos, Felipe Ramon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10609
Resumo: A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista, buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada à realização de um projeto do PIBID-EA sobre gênero e diversidade sexual. Devido a dados alarmantes com relação às consequências da violência contra LGBTs discutiremos o papel fundamental da escola na desconstrução de mitos e preconceitos, e com isso, a promoção de valores democráticos. Em nossa narrativa rememoramos a realidade política e social do período, o percurso teórico realizado, as ações educativas e suas implicações em nossa formação enquanto futuros educadores e educadoras. A partir dessas questões nos reconhecemos enquanto sujeitos de uma realidade onde, a partir de uma EA crítico-feminista é possível a construção de práticas educativas, que busquem o rompimento de estruturas sociais de dominação para a construção de uma educação emancipatória.
id FURG_a0158b790adf993c72178df4c2f4d16f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10609
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação AmbientalGénero y Diversidad sexual en la Educación Ambiental: experiencias (Re) Visitantes de un PIBID interdisciplinario de Educación AmbientalGender and sexual Diversity in Environmental Education: (Re) Visiting experiences from na interdisciplinary PIBID for Environmental EducationEducação AmbientalGêneroPIBIDFormação docenteEducación AmbientalGéneroFormación de profesoresEnvironmental EducationGenreTeacher trainingA partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista, buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada à realização de um projeto do PIBID-EA sobre gênero e diversidade sexual. Devido a dados alarmantes com relação às consequências da violência contra LGBTs discutiremos o papel fundamental da escola na desconstrução de mitos e preconceitos, e com isso, a promoção de valores democráticos. Em nossa narrativa rememoramos a realidade política e social do período, o percurso teórico realizado, as ações educativas e suas implicações em nossa formação enquanto futuros educadores e educadoras. A partir dessas questões nos reconhecemos enquanto sujeitos de uma realidade onde, a partir de uma EA crítico-feminista é possível a construção de práticas educativas, que busquem o rompimento de estruturas sociais de dominação para a construção de uma educação emancipatória.A partir de subsidios teóricos basados en una teoría social crítica y feminista, buscamos dar un significado crítico a la formación docente, con miras a construir una narrativa sobre una experiencia educativa relacionada con la realización de un proyecto PIBIDEA sobre género y diversidad sexual. Debido a los datos alarmantes sobre las consecuencias de la violencia contra las personas LGBT, discutiremos el papel fundamental de la escuela en la deconstrucción de mitos y prejuicios, y con ello, la promoción de los valores democráticos. En nuestra narrativa, recordamos la realidad política y social de la época, el camino teórico recorrido, las acciones educativas y sus implicaciones para nuestra formación como futuros educadores. A partir de estos temas, nos reconocemos como sujetos de una realidad donde, a partir de EA crítico-feminista, es posible construir prácticas educativas que busquen romper las estructuras sociales de dominación para la construcción de una educación emancipadora.Based on theoretical subsidies based on a critical and feminist social theory, we seek to give a critical meaning to teacher education, with a view to building a narrative about an educational experience related to the realization of a PIBID-EA project on gender and sexual diversity. Due to alarming data regarding the consequences of violence against LGBTs, we will discuss the fundamental role of the school in deconstructing myths and prejudices, and with that, the promotion of democratic values. In our narrative, we recall the political and social reality of the period, the theoretical path taken, the educational actions and their implications for our formation as future educators. Based on these issues, we recognize ourselves as subjects of a reality where, based on a critical-feminist EA, it is possible to build educational practices that seek to break the social structures of domination for the construction of an emancipatory education.2023-01-31T00:07:12Z2023-01-31T00:07:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAVILA, M. A. de; FEITOSA, R. A.; SANTOS, F. R. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: (RE)VISITANDO EXPERIÊNCIAS DE UM PIBID INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 438–466, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11974. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11974. Acesso em: 28 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1060910.14295/de.v8i2.11974porAvila, Milena Aires deFeitosa, Raphael AlvesSantos, Felipe Ramoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-31T00:07:12Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10609Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-31T00:07:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
Género y Diversidad sexual en la Educación Ambiental: experiencias (Re) Visitantes de un PIBID interdisciplinario de Educación Ambiental
Gender and sexual Diversity in Environmental Education: (Re) Visiting experiences from na interdisciplinary PIBID for Environmental Education
title Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
spellingShingle Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
Avila, Milena Aires de
Educação Ambiental
Gênero
PIBID
Formação docente
Educación Ambiental
Género
Formación de profesores
Environmental Education
Genre
Teacher training
title_short Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
title_full Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
title_fullStr Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
title_full_unstemmed Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
title_sort Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
author Avila, Milena Aires de
author_facet Avila, Milena Aires de
Feitosa, Raphael Alves
Santos, Felipe Ramon
author_role author
author2 Feitosa, Raphael Alves
Santos, Felipe Ramon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila, Milena Aires de
Feitosa, Raphael Alves
Santos, Felipe Ramon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Gênero
PIBID
Formação docente
Educación Ambiental
Género
Formación de profesores
Environmental Education
Genre
Teacher training
topic Educação Ambiental
Gênero
PIBID
Formação docente
Educación Ambiental
Género
Formación de profesores
Environmental Education
Genre
Teacher training
description A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista, buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada à realização de um projeto do PIBID-EA sobre gênero e diversidade sexual. Devido a dados alarmantes com relação às consequências da violência contra LGBTs discutiremos o papel fundamental da escola na desconstrução de mitos e preconceitos, e com isso, a promoção de valores democráticos. Em nossa narrativa rememoramos a realidade política e social do período, o percurso teórico realizado, as ações educativas e suas implicações em nossa formação enquanto futuros educadores e educadoras. A partir dessas questões nos reconhecemos enquanto sujeitos de uma realidade onde, a partir de uma EA crítico-feminista é possível a construção de práticas educativas, que busquem o rompimento de estruturas sociais de dominação para a construção de uma educação emancipatória.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-01-31T00:07:12Z
2023-01-31T00:07:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AVILA, M. A. de; FEITOSA, R. A.; SANTOS, F. R. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: (RE)VISITANDO EXPERIÊNCIAS DE UM PIBID INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 438–466, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11974. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11974. Acesso em: 28 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10609
10.14295/de.v8i2.11974
identifier_str_mv AVILA, M. A. de; FEITOSA, R. A.; SANTOS, F. R. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: (RE)VISITANDO EXPERIÊNCIAS DE UM PIBID INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 438–466, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11974. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11974. Acesso em: 28 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v8i2.11974
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384367442427904