A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Liane Orcelli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8286
Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as licenciandas que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID realizado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG no subprojeto de Pedagogia constituem-se docentes através da inserção na escola. O estudo inseriu-se no campo da pesquisa qualitativa utilizando na produção dos dados os instrumentos de análise documental e entrevistas semi estruturadas com seis participantes do PIBID Pedagogia. Para a compreensão da constituição docente das Pibidianas refletimos acerca da formação de professores no âmbito das políticas públicas a partir dos anos de 1990 e das diretrizes nacionais para as licenciaturas e para o curso de pedagogia. Nos documentos do PIBID produzidos pelo MEC encontramos uma política educacional voltada às determinações dos organismos mundiais com vista à melhoria na educação e elevação dos índices da qualidade do ensino. No Projeto Institucional do PIBID na FURG vemos uma ressignificação do programa pela Instituição caracterizando-o através de suas concepções de formação de professores. Concluímos que, na constituição docente das Pibidianas, a inserção no ambiente escolar e as rodas de formação contribuíram para a formação de professoras reflexivas e críticas acerca da prática e da profissão docente.
id FURG_aa384d30b57b36c97c7ea6c65c0e94a4
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8286
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURGTeacher training in everyday school life through PIBID : a study with licenciandas the PIBID pedagogy FURGFormação docentePIBIDCurso de pedagogiaPráticas pedagógicasIdentidade profissionalTeacher educationPIBIDPedagogy coursePedagogical practiceProfessional identityA presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as licenciandas que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID realizado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG no subprojeto de Pedagogia constituem-se docentes através da inserção na escola. O estudo inseriu-se no campo da pesquisa qualitativa utilizando na produção dos dados os instrumentos de análise documental e entrevistas semi estruturadas com seis participantes do PIBID Pedagogia. Para a compreensão da constituição docente das Pibidianas refletimos acerca da formação de professores no âmbito das políticas públicas a partir dos anos de 1990 e das diretrizes nacionais para as licenciaturas e para o curso de pedagogia. Nos documentos do PIBID produzidos pelo MEC encontramos uma política educacional voltada às determinações dos organismos mundiais com vista à melhoria na educação e elevação dos índices da qualidade do ensino. No Projeto Institucional do PIBID na FURG vemos uma ressignificação do programa pela Instituição caracterizando-o através de suas concepções de formação de professores. Concluímos que, na constituição docente das Pibidianas, a inserção no ambiente escolar e as rodas de formação contribuíram para a formação de professoras reflexivas e críticas acerca da prática e da profissão docente.This Masters thesis belongs to the research line Educational Spaces and Times that has been developed at the Post-graduate Program in Education at the Universidad Federal do Rio Grande (FURG), located in Rio Grande, RS, Brazil. It aimed at comprehending how Pedagogy seniors who participated in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a program that distributes scholarships to student-teachers, became teachers when they began to teach in schools. In this study, which is inserted into the field of qualitative research, data were collected by document analysis and semi-structured interviews made with six participants of the Pedagogy PIBID. To comprehend their development, we have reflected upon teacher education regarding public policies that have been reinforced since the 1990s and the national regulations related to college teaching degrees and to the Pedagogy course. The analysis of the PIBID documents issued by the Brazilian Ministry of Education and Culture showed that our educational policy agrees with recommendations of international organisms towards improvement in education and increase in rates of teaching quality. PIBID, as an institutional project at FURG, has got a new meaning since it has been characterized by concepts of teacher education. Therefore, we concluded that working in schools and taking part in education circles has contributed to develop reflexive and critical teachers in terms of their teaching practice.Gonçalves, Suzane da Rocha VieiraMarques, Liane Orcelli2020-02-13T17:47:49Z2020-02-13T17:47:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Liane Orcelli. A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/8286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-12-20T17:32:21Zoai:repositorio.furg.br:1/8286Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-12-20T17:32:21Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
Teacher training in everyday school life through PIBID : a study with licenciandas the PIBID pedagogy FURG
title A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
spellingShingle A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
Marques, Liane Orcelli
Formação docente
PIBID
Curso de pedagogia
Práticas pedagógicas
Identidade profissional
Teacher education
PIBID
Pedagogy course
Pedagogical practice
Professional identity
title_short A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
title_full A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
title_fullStr A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
title_full_unstemmed A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
title_sort A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
author Marques, Liane Orcelli
author_facet Marques, Liane Orcelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Liane Orcelli
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
PIBID
Curso de pedagogia
Práticas pedagógicas
Identidade profissional
Teacher education
PIBID
Pedagogy course
Pedagogical practice
Professional identity
topic Formação docente
PIBID
Curso de pedagogia
Práticas pedagógicas
Identidade profissional
Teacher education
PIBID
Pedagogy course
Pedagogical practice
Professional identity
description A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as licenciandas que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID realizado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG no subprojeto de Pedagogia constituem-se docentes através da inserção na escola. O estudo inseriu-se no campo da pesquisa qualitativa utilizando na produção dos dados os instrumentos de análise documental e entrevistas semi estruturadas com seis participantes do PIBID Pedagogia. Para a compreensão da constituição docente das Pibidianas refletimos acerca da formação de professores no âmbito das políticas públicas a partir dos anos de 1990 e das diretrizes nacionais para as licenciaturas e para o curso de pedagogia. Nos documentos do PIBID produzidos pelo MEC encontramos uma política educacional voltada às determinações dos organismos mundiais com vista à melhoria na educação e elevação dos índices da qualidade do ensino. No Projeto Institucional do PIBID na FURG vemos uma ressignificação do programa pela Instituição caracterizando-o através de suas concepções de formação de professores. Concluímos que, na constituição docente das Pibidianas, a inserção no ambiente escolar e as rodas de formação contribuíram para a formação de professoras reflexivas e críticas acerca da prática e da profissão docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-02-13T17:47:49Z
2020-02-13T17:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Liane Orcelli. A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8286
identifier_str_mv MARQUES, Liane Orcelli. A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384392442576896