Concepções e práticas de professores/pesquisadores brasileiros e colombianos acerca do currículo de química na educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7835 |
Resumo: | Apresenta-se Dissertação de Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e saúde, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) a qual teve como objetivo reconhecer e interpretar o que os professores e pesquisadores enunciam acerca do Currículo de Química na Educação Básica, em termos de concepções, discursos e práticas. A pesquisa, caracterizada como Estudo de Caso, abrangeu professores do Ensino Médio Brasileiro, com vínculo na rede pública estadual no município de Rio Grande – RS, bem como, professores da Educação Média de Bogotá, capital da Colômbia. Para a produção de dados, com os docentes de ambos os países, foi utilizado uma entrevista semiestruturada cujos dados construídos foram analisados através da Análise Textual Discursiva – ATD. Nos resultados iniciais deste estudo, por meio de revisão de literatura em âmbito nacional, percebeu-se que os pesquisadores brasileiros têm buscado compreender mais sobre o “currículo”, porém, poucos desses estudos buscam reconhecer concepções docentes acerca desse artefato. Nesse sentido, neste Estudo de caso, os professores riograndinos entendem que o currículo é um documento, ao mesmo tempo em que o concebem como um artefato mediador quando contempla metodologias diferenciadas visando abordar os conceitos científicos em sala de aula, por exemplo, utilizando-se da contextualização. Igualmente os professores colombianos, trazem consigo concepções de que o currículo deve pautar-se pela contextualização, mas que possa preparar o estudante para o mercado de trabalho. Enfim, muitas das concepções e práticas, enunciadas entre brasileiros e colombianos se aproximam a exemplo das categorias: currículo inovador e contextualizado e, as categorias, currículo tecnicista e propedêutico. Portanto, currículo como um artefato cultural, social e híbrido é local e globalmente situado e para que evolua se espera protagonismo na sua construção e desenvolvimento, para que assim, desencadeie melhores resultados em todo o processo de ensino e aprendizagem. |
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Concepções e práticas de professores/pesquisadores brasileiros e colombianos acerca do currículo de química na educação básicaAutonomia docenteCurrículo como discurso/definiçãoCurrículo e Mercado de trabalhoHistória do CurrículoOrganização CurricularTeacher autonomyCurriculum as a discourse / definitionCurriculum and Labor MarketCurriculum HistoryCurriculum OrganizationApresenta-se Dissertação de Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e saúde, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) a qual teve como objetivo reconhecer e interpretar o que os professores e pesquisadores enunciam acerca do Currículo de Química na Educação Básica, em termos de concepções, discursos e práticas. A pesquisa, caracterizada como Estudo de Caso, abrangeu professores do Ensino Médio Brasileiro, com vínculo na rede pública estadual no município de Rio Grande – RS, bem como, professores da Educação Média de Bogotá, capital da Colômbia. Para a produção de dados, com os docentes de ambos os países, foi utilizado uma entrevista semiestruturada cujos dados construídos foram analisados através da Análise Textual Discursiva – ATD. Nos resultados iniciais deste estudo, por meio de revisão de literatura em âmbito nacional, percebeu-se que os pesquisadores brasileiros têm buscado compreender mais sobre o “currículo”, porém, poucos desses estudos buscam reconhecer concepções docentes acerca desse artefato. Nesse sentido, neste Estudo de caso, os professores riograndinos entendem que o currículo é um documento, ao mesmo tempo em que o concebem como um artefato mediador quando contempla metodologias diferenciadas visando abordar os conceitos científicos em sala de aula, por exemplo, utilizando-se da contextualização. Igualmente os professores colombianos, trazem consigo concepções de que o currículo deve pautar-se pela contextualização, mas que possa preparar o estudante para o mercado de trabalho. Enfim, muitas das concepções e práticas, enunciadas entre brasileiros e colombianos se aproximam a exemplo das categorias: currículo inovador e contextualizado e, as categorias, currículo tecnicista e propedêutico. Portanto, currículo como um artefato cultural, social e híbrido é local e globalmente situado e para que evolua se espera protagonismo na sua construção e desenvolvimento, para que assim, desencadeie melhores resultados em todo o processo de ensino e aprendizagem.A Master's Dissertation is presented in the Graduate Program in Education in Sciences: Chemistry of Life and Health, of the Federal University of Rio Grande (FURG in Portuguese), in order to recognize and interpret what teachers and researchers they state about the Chemistry Curriculum in Basic Education, in terms of conceptions, discourses and practices. The research, characterized as a Case Study, included teachers of the Brazilian High School, with links in the state public network in the city of Rio Grande - RS, as well as teachers of the Middle Education in Bogota, capital of Colombia. For the production of data, with the teachers of both countries, a semi-structured interview was used whose data were analyzed through the Discourse Textual Analysis - ATD in Portuguese. In the initial results of this study, through national literature review, it was noticed that Brazilian researchers have sought to understand more about the "curriculum", but few of these studies seek to recognize teaching conceptions about this artifact. In this sense, in this case study, the teachers of Rio Grande understand that the curriculum is a document, at the same time that they conceive it as a mediating artifact when it contemplates differentiated methodologies aiming to approach the scientific concepts in the classroom, for example, using of contextualization. Similarly, Colombian teachers bring with them conceptions that the curriculum should be contextualized, but that can prepare the student for the job market. Finally, many of the conceptions and practices enunciated between Brazilians and Colombians approach the example of the categories: innovative and contextualized curriculum and the categories, technical and propedeutic curriculum. Therefore, curriculum as a cultural, social and hybrid artifact is locally and globally situated and in order to evolve it is expected to play a leading role in its construction and development, so that it can trigger better results throughout the teaching and learning process.Ritter, JaquelineVianna, Nycollas Stefanello2019-07-08T14:07:54Z2019-07-08T14:07:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVianna, Nycollas Stefanello. Concepções e práticas de professores/pesquisadores brasileiros e colombianos acerca do currículo de química na educação básica. Rio Grande: 2019. 145 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde, Rio Grande, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/7835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-07-08T14:07:54Zoai:repositorio.furg.br:1/7835Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-07-08T14:07:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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