“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10800 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.522-539, Jan./Jun. 2021. |
id |
FURG_c2b47957f1fa04b28c84175ee4fc80b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10800 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan"Nos honrarás" o "el hombre sea"? Currículum y relaciones de género en animación Mulan"Will you honor us" or "man be"? Curriculum and gender relations in animation MulanCurrículoGêneroCinemaPlan de estudiosGéneroCineCurriculumGenderRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.522-539, Jan./Jun. 2021.Neste artigo abordamos as construções de gênero, buscando analisar as normas sociais implícitas que fazem com que possamos ser reconhecidos como homens ou mulheres. Tais normas se constituem num currículo, tal como entendido por Larrosa e Paraíso, que é divulgado e naturalizado e que estabelece e reforça as relações - de poder e de gênero - dentro da sociedade. Utilizamos como lócus de pesquisa o cinema, mais especificamente a animação Mulan, dos estúdios Disney. Nessa obra a normatização do que é ser homem e o que é ser mulher são temas centrais, bem como as relações – tanto de poder quanto hierárquicas - entre os gêneros. A proposta de discussão que trazemos inclui olhar, a partir dos percursos teóricos-metodológicos pós-críticos, para as possibilidades de artefatos culturais como esses, voltados para a infância, tem de influenciar, modificar ou reforçar regras e valores na construção das identidades dos sujeitos.En este artículo abordamos las construcciones de género, buscando analizar las normas sociales implícitas que hacen posible que seamos reconocidos como hombres o mujeres. Dichas normas constituyen un currículo, como lo entienden Larrosa y Paraíso, que se difunde y naturaliza y que establece y refuerza las relaciones - de poder y de género - dentro de la sociedad. Usamos el cine como un locus de investigación, más específicamente la animación Mulan, de los estudios Disney. En este trabajo, la estandarización de lo que significa ser hombre y lo que significa ser mujer son temas centrales, así como las relaciones -tanto de poder como jerárquicas- entre géneros. La propuesta de discusión que traemos incluye mirar, desde los caminos teóricometodológicos poscríticos, a las posibilidades de que artefactos culturales como estos, dirigidos a la infancia, tengan que influir, modificar o reforzar reglas y valores en la construcción del identidades de los sujetos.In this article, we approach gender constructions, seeking to analyze the implicit social norms that make it possible for us to be recognized as men or women. Such norms constitute a curriculum, as understood by Larrosa and Paraíso, which is disseminated and naturalized and which establishes and reinforces the relationships - of power and gender - within society. We use cinema as a locus of research, more specifically the Mulan animation, from Disney studios. In this work, the standardization of what it means to be a man and what it means to be a woman are central themes, as well as the relations - both of power and hierarchical - between genders. The discussion proposal that we bring includes looking, from the post-critical theoretical-methodological paths, to the possibilities of cultural artifacts such as these, aimed at childhood, have to influence, modify or reinforce rules and values in the construction of the subjects' identities.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-01T01:06:04Z2023-04-01T01:06:04Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONSECA, T. S. M.; MAZZEI, L. D.; MACHADO, N. N. “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 522–539, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13024. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1080010.14295/de.v9i1.13024porFonseca, Thomaz Spartacus MartinsMazzei, Luiz DaviMachado, Nathalye Nalloninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-01T01:06:05Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10800Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-01T01:06:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan "Nos honrarás" o "el hombre sea"? Currículum y relaciones de género en animación Mulan "Will you honor us" or "man be"? Curriculum and gender relations in animation Mulan |
title |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan |
spellingShingle |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan Fonseca, Thomaz Spartacus Martins Currículo Gênero Cinema Plan de estudios Género Cine Curriculum Gender |
title_short |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan |
title_full |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan |
title_fullStr |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan |
title_full_unstemmed |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan |
title_sort |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan |
author |
Fonseca, Thomaz Spartacus Martins |
author_facet |
Fonseca, Thomaz Spartacus Martins Mazzei, Luiz Davi Machado, Nathalye Nallon |
author_role |
author |
author2 |
Mazzei, Luiz Davi Machado, Nathalye Nallon |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Thomaz Spartacus Martins Mazzei, Luiz Davi Machado, Nathalye Nallon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Gênero Cinema Plan de estudios Género Cine Curriculum Gender |
topic |
Currículo Gênero Cinema Plan de estudios Género Cine Curriculum Gender |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.522-539, Jan./Jun. 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30 2023-04-01T01:06:04Z 2023-04-01T01:06:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, T. S. M.; MAZZEI, L. D.; MACHADO, N. N. “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 522–539, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13024. Acesso em: 25 mar. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10800 10.14295/de.v9i1.13024 |
identifier_str_mv |
FONSECA, T. S. M.; MAZZEI, L. D.; MACHADO, N. N. “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 522–539, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13024. Acesso em: 25 mar. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v9i1.13024 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384415173607424 |