“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Thomaz Spartacus Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mazzei, Luiz Davi, Machado, Nathalye Nallon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10800
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.522-539, Jan./Jun. 2021.
id FURG_c2b47957f1fa04b28c84175ee4fc80b8
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10800
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan"Nos honrarás" o "el hombre sea"? Currículum y relaciones de género en animación Mulan"Will you honor us" or "man be"? Curriculum and gender relations in animation MulanCurrículoGêneroCinemaPlan de estudiosGéneroCineCurriculumGenderRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.522-539, Jan./Jun. 2021.Neste artigo abordamos as construções de gênero, buscando analisar as normas sociais implícitas que fazem com que possamos ser reconhecidos como homens ou mulheres. Tais normas se constituem num currículo, tal como entendido por Larrosa e Paraíso, que é divulgado e naturalizado e que estabelece e reforça as relações - de poder e de gênero - dentro da sociedade. Utilizamos como lócus de pesquisa o cinema, mais especificamente a animação Mulan, dos estúdios Disney. Nessa obra a normatização do que é ser homem e o que é ser mulher são temas centrais, bem como as relações – tanto de poder quanto hierárquicas - entre os gêneros. A proposta de discussão que trazemos inclui olhar, a partir dos percursos teóricos-metodológicos pós-críticos, para as possibilidades de artefatos culturais como esses, voltados para a infância, tem de influenciar, modificar ou reforçar regras e valores na construção das identidades dos sujeitos.En este artículo abordamos las construcciones de género, buscando analizar las normas sociales implícitas que hacen posible que seamos reconocidos como hombres o mujeres. Dichas normas constituyen un currículo, como lo entienden Larrosa y Paraíso, que se difunde y naturaliza y que establece y refuerza las relaciones - de poder y de género - dentro de la sociedad. Usamos el cine como un locus de investigación, más específicamente la animación Mulan, de los estudios Disney. En este trabajo, la estandarización de lo que significa ser hombre y lo que significa ser mujer son temas centrales, así como las relaciones -tanto de poder como jerárquicas- entre géneros. La propuesta de discusión que traemos incluye mirar, desde los caminos teóricometodológicos poscríticos, a las posibilidades de que artefactos culturales como estos, dirigidos a la infancia, tengan que influir, modificar o reforzar reglas y valores en la construcción del identidades de los sujetos.In this article, we approach gender constructions, seeking to analyze the implicit social norms that make it possible for us to be recognized as men or women. Such norms constitute a curriculum, as understood by Larrosa and Paraíso, which is disseminated and naturalized and which establishes and reinforces the relationships - of power and gender - within society. We use cinema as a locus of research, more specifically the Mulan animation, from Disney studios. In this work, the standardization of what it means to be a man and what it means to be a woman are central themes, as well as the relations - both of power and hierarchical - between genders. The discussion proposal that we bring includes looking, from the post-critical theoretical-methodological paths, to the possibilities of cultural artifacts such as these, aimed at childhood, have to influence, modify or reinforce rules and values in the construction of the subjects' identities.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-01T01:06:04Z2023-04-01T01:06:04Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONSECA, T. S. M.; MAZZEI, L. D.; MACHADO, N. N. “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 522–539, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13024. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1080010.14295/de.v9i1.13024porFonseca, Thomaz Spartacus MartinsMazzei, Luiz DaviMachado, Nathalye Nalloninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-01T01:06:05Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10800Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-01T01:06:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan
"Nos honrarás" o "el hombre sea"? Currículum y relaciones de género en animación Mulan
"Will you honor us" or "man be"? Curriculum and gender relations in animation Mulan
title “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan
spellingShingle “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan
Fonseca, Thomaz Spartacus Martins
Currículo
Gênero
Cinema
Plan de estudios
Género
Cine
Curriculum
Gender
title_short “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan
title_full “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan
title_fullStr “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan
title_full_unstemmed “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan
title_sort “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan
author Fonseca, Thomaz Spartacus Martins
author_facet Fonseca, Thomaz Spartacus Martins
Mazzei, Luiz Davi
Machado, Nathalye Nallon
author_role author
author2 Mazzei, Luiz Davi
Machado, Nathalye Nallon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Thomaz Spartacus Martins
Mazzei, Luiz Davi
Machado, Nathalye Nallon
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Gênero
Cinema
Plan de estudios
Género
Cine
Curriculum
Gender
topic Currículo
Gênero
Cinema
Plan de estudios
Género
Cine
Curriculum
Gender
description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.522-539, Jan./Jun. 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
2023-04-01T01:06:04Z
2023-04-01T01:06:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, T. S. M.; MAZZEI, L. D.; MACHADO, N. N. “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 522–539, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13024. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10800
10.14295/de.v9i1.13024
identifier_str_mv FONSECA, T. S. M.; MAZZEI, L. D.; MACHADO, N. N. “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 522–539, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13024. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i1.13024
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384415173607424