Acadêmicos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência no ensino superior: uma análise da política de inclusão adotada pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10954 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 121-150, Jan/Jun. 2019. |
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Acadêmicos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência no ensino superior: uma análise da política de inclusão adotada pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB)Académica indígena, chilomboles y personas de educación superior: un análisis de la política de inclusión aprobada por la Universidad del Estado de Bahia del Sureste (UESB)Indigenous academic, chilomboles and higher education people: an analysis of the inclusion policy adopted by the Southeast Bahia State University (UESB)UniversidadeUniversidadUniversityPolítica de inclusão socialPolítica de inclusión socialSocial Inclusion PolicyPovos indígenasPueblos indígenasIndian peopleQuilombolasPessoa com deficiênciaPersona con discapacidadDisabled personRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 121-150, Jan/Jun. 2019.A partir da perspectiva de universidade colorida, plural e diversa, este artigo tem como objetivo realizar uma análise qualiquantitativa da política de inclusão social adotada pela UESB, compreendida entre os anos de 2009 e 2017, em relação aos povos indígenas, quilombolas e às pessoas com deficiência. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da revisão bibliográfica e da pesquisa documental. A técnica adotada para o tratamento dos dados é a análise de conteúdo. Entre os achados, constata-se que: 83% das vagas destinadas a esses sujeitos encontram-se ociosas, 37% dos que ingressaram foram evadidos e 23% conseguiram concluir os cursos. Entretanto, ainda que esses dados sejam preocupantes, entende-se que a simples presença de seguimentos excluídos de lugares que, tradicionalmente, não deveriam lhes pertencer, representa o início da mudança do paradigma dos estereótipos negativos e a possibilidade de um novo imaginário social acerca dos povos indígenas, dos quilombolas e das pessoas com deficiência no Brasil.Desde la perspectiva de una universidad colorida, plural y diversa, este artículo tiene como objetivo realizar un análisis cualitativo y cuantitativo de la política de inclusión social adoptada por UESB, de 2009 a 2017, en relación con los pueblos indígenas, quilombolas y personas con discapacidad. discapacidad Como procedimientos metodológicos, utilizamos la revisión de la literatura y la investigación documental. La técnica adoptada para el procesamiento de datos es el análisis de contenido. Entre los hallazgos, se encuentra que: el 83% de las vacantes para estos sujetos están inactivas, el 37% de los que ingresaron fueron evadidos y el 23% pudo completar los cursos. Sin embargo, aunque estos datos son preocupantes, se entiende que la mera presencia de segmentos excluidos de lugares que tradicionalmente no deberían pertenecer a ellos representa el comienzo del cambio en el paradigma de los estereotipos negativos y la posibilidad de un nuevo imaginario social sobre pueblos indígenas, quilombolas y personas con discapacidad en Brasil.From the perspective of a colorful, plural and diverse university, this article aims to carry out a qualitative and quantitative analysis of the social inclusion policy adopted by UESB, from 2009 to 2017, regarding indigenous peoples, quilombolas and people with disabilities. deficiency. As methodological procedures, we use the literature review and documentary research. The technique adopted for data processing is content analysis. Among the findings, it is found that: 83% of the vacancies for these subjects are idle, 37% of those who entered were evaded and 23% were able to complete the courses. However, although these data are worrying, it is understood that the mere presence of segments excluded from places that traditionally should not belong to them represents the beginning of the change in the paradigm of negative stereotypes and the possibility of a new social imaginary about indigenous peoples, quilombolas and persons with disabilities in Brazil.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-16T00:08:07Z2023-05-16T00:08:07Z2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, D. C. Acadêmicos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência no ensino superior: uma análise da política de inclusão adotada pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 121–150, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9038. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9038. Acesso em: 5 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10954porAlves, Daniel Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-16T00:08:08Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10954Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-16T00:08:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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