Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barwaldt, Regina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santarosa, Lucila Maria Costi, Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4780
Resumo: O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.
id FURG_cc7aa9f2814d3d02c6fb7c2db5248795
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4780
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESPInclusão digitalInteração socialCegosAmbiente virtualDigital inclusionSocial interactionBlindVirtual environmentO artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.The article presents an alternative way to achieve digital inclusion, social and education of the blind through (ICT's) in virtual environments for learning, allowing different channels of social interaction. One of the factors, but the main thing is the lack of Assistive Technology and accessible synchronous interactive environments with audio resources for support in ODL mainly with regard to blind people. So, you have pointed out the basic proposal was to be a tool of social interaction sync with audio available, implemented as standards of accessibility of W3C/WAI has, defaults modeled as UML. Distributed under license GPL (free software), using the manager of the MySQL database that consists of an application developed in PHP language and FlashCom Server MX. The study also investigated occurs as the process of interaction between subject and seeing how blind feasibility of digital inclusion through the tool. Later records were analyzed audio chat transcripts of the sessions.2015-04-01T17:05:53Z2015-04-01T17:05:53Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARWALDT, Regina; SANTAROSA, Lucila Maria Costi; PASSERINO, Liliana Maria. Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14474/8394>. Acesso em: 26 mar. 2015.1679-1916http://repositorio.furg.br/handle/1/4780porBarwaldt, ReginaSantarosa, Lucila Maria CostiPasserino, Liliana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-04-01T17:05:53Zoai:repositorio.furg.br:1/4780Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-04-01T17:05:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
title Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
spellingShingle Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
Barwaldt, Regina
Inclusão digital
Interação social
Cegos
Ambiente virtual
Digital inclusion
Social interaction
Blind
Virtual environment
title_short Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
title_full Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
title_fullStr Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
title_full_unstemmed Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
title_sort Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
author Barwaldt, Regina
author_facet Barwaldt, Regina
Santarosa, Lucila Maria Costi
Passerino, Liliana Maria
author_role author
author2 Santarosa, Lucila Maria Costi
Passerino, Liliana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barwaldt, Regina
Santarosa, Lucila Maria Costi
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Interação social
Cegos
Ambiente virtual
Digital inclusion
Social interaction
Blind
Virtual environment
topic Inclusão digital
Interação social
Cegos
Ambiente virtual
Digital inclusion
Social interaction
Blind
Virtual environment
description O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-04-01T17:05:53Z
2015-04-01T17:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARWALDT, Regina; SANTAROSA, Lucila Maria Costi; PASSERINO, Liliana Maria. Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14474/8394>. Acesso em: 26 mar. 2015.
1679-1916
http://repositorio.furg.br/handle/1/4780
identifier_str_mv BARWALDT, Regina; SANTAROSA, Lucila Maria Costi; PASSERINO, Liliana Maria. Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14474/8394>. Acesso em: 26 mar. 2015.
1679-1916
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187251567329280