Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4780 |
Resumo: | O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas. |
id |
FURG_cc7aa9f2814d3d02c6fb7c2db5248795 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/4780 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESPInclusão digitalInteração socialCegosAmbiente virtualDigital inclusionSocial interactionBlindVirtual environmentO artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.The article presents an alternative way to achieve digital inclusion, social and education of the blind through (ICT's) in virtual environments for learning, allowing different channels of social interaction. One of the factors, but the main thing is the lack of Assistive Technology and accessible synchronous interactive environments with audio resources for support in ODL mainly with regard to blind people. So, you have pointed out the basic proposal was to be a tool of social interaction sync with audio available, implemented as standards of accessibility of W3C/WAI has, defaults modeled as UML. Distributed under license GPL (free software), using the manager of the MySQL database that consists of an application developed in PHP language and FlashCom Server MX. The study also investigated occurs as the process of interaction between subject and seeing how blind feasibility of digital inclusion through the tool. Later records were analyzed audio chat transcripts of the sessions.2015-04-01T17:05:53Z2015-04-01T17:05:53Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARWALDT, Regina; SANTAROSA, Lucila Maria Costi; PASSERINO, Liliana Maria. Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14474/8394>. Acesso em: 26 mar. 2015.1679-1916http://repositorio.furg.br/handle/1/4780porBarwaldt, ReginaSantarosa, Lucila Maria CostiPasserino, Liliana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-04-01T17:05:53Zoai:repositorio.furg.br:1/4780Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-04-01T17:05:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP |
title |
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP |
spellingShingle |
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP Barwaldt, Regina Inclusão digital Interação social Cegos Ambiente virtual Digital inclusion Social interaction Blind Virtual environment |
title_short |
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP |
title_full |
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP |
title_fullStr |
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP |
title_full_unstemmed |
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP |
title_sort |
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP |
author |
Barwaldt, Regina |
author_facet |
Barwaldt, Regina Santarosa, Lucila Maria Costi Passerino, Liliana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Santarosa, Lucila Maria Costi Passerino, Liliana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barwaldt, Regina Santarosa, Lucila Maria Costi Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Interação social Cegos Ambiente virtual Digital inclusion Social interaction Blind Virtual environment |
topic |
Inclusão digital Interação social Cegos Ambiente virtual Digital inclusion Social interaction Blind Virtual environment |
description |
O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2015-04-01T17:05:53Z 2015-04-01T17:05:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARWALDT, Regina; SANTAROSA, Lucila Maria Costi; PASSERINO, Liliana Maria. Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14474/8394>. Acesso em: 26 mar. 2015. 1679-1916 http://repositorio.furg.br/handle/1/4780 |
identifier_str_mv |
BARWALDT, Regina; SANTAROSA, Lucila Maria Costi; PASSERINO, Liliana Maria. Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14474/8394>. Acesso em: 26 mar. 2015. 1679-1916 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187251567329280 |