Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Graziele Baldoni da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Freitas, Deisi Sangoi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/601
Resumo: As notícias sobre ciência e tecnologia, têm hoje, ampla divulgação. No entanto, apesar dessa difusão de informações feita pela mídia, o hábito de leitura da população brasileira sobre temas científicos, ainda é bastante reduzido. Nesse sentido, o trabalho com textos de divulgação científica (TDC), em sala de aula, por meio de planejamentos didáticos (PD) é uma possibilidade de abordar temas do mundo contemporâneo e facilitar a associação dos conteúdos de Biologia com o cotidiano dos alunos. Isso porque os textos de divulgação científica (TDC) possuem uma linguagem acessível, além de possibilitar a discussão do poder dos meios de comunicação na formação de opiniões.
id FURG_d15a636afd764012702dd849ff70f07d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/601
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologiaTextos de divulgação científica (TDC)CiênciaMídiaPlanejamentoDidático (PD)Texts of popular science (TDC)MediaDidactic Planning (PD)ScienceAs notícias sobre ciência e tecnologia, têm hoje, ampla divulgação. No entanto, apesar dessa difusão de informações feita pela mídia, o hábito de leitura da população brasileira sobre temas científicos, ainda é bastante reduzido. Nesse sentido, o trabalho com textos de divulgação científica (TDC), em sala de aula, por meio de planejamentos didáticos (PD) é uma possibilidade de abordar temas do mundo contemporâneo e facilitar a associação dos conteúdos de Biologia com o cotidiano dos alunos. Isso porque os textos de divulgação científica (TDC) possuem uma linguagem acessível, além de possibilitar a discussão do poder dos meios de comunicação na formação de opiniões.The news on science and technology, are widespread currently. However, despite this dissemination of information made by the media, the reading profile of the Brazilian population on scientific subjects is reduced, however sense in this working with texts of popular science (TDC) in classroom, by means of didactic planning (PD) is a possibility to approach relevant topics in the world contemporary and to facilitate the association of the contents in Biology with the daily lik of students. This is so because the texts of popular science (TDC), besides being in accessible language and besides that making it possible to discuss the power of the media in of opinion-making.2011-05-27T18:25:38Z2011-05-27T18:25:38Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Graziele Baldoni da; FREITAS, Deisi Sangoi. Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 3, p. 41-56, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1214/510>. Acesso em: 27 maio 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/601porSilva, Graziele Baldoni daFreitas, Deisi Sangoiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T03:53:25Zoai:repositorio.furg.br:1/601Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T03:53:25Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia
title Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia
spellingShingle Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia
Silva, Graziele Baldoni da
Textos de divulgação científica (TDC)
Ciência
Mídia
Planejamento
Didático (PD)
Texts of popular science (TDC)
Media
Didactic Planning (PD)
Science
title_short Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia
title_full Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia
title_fullStr Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia
title_full_unstemmed Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia
title_sort Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia
author Silva, Graziele Baldoni da
author_facet Silva, Graziele Baldoni da
Freitas, Deisi Sangoi
author_role author
author2 Freitas, Deisi Sangoi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Graziele Baldoni da
Freitas, Deisi Sangoi
dc.subject.por.fl_str_mv Textos de divulgação científica (TDC)
Ciência
Mídia
Planejamento
Didático (PD)
Texts of popular science (TDC)
Media
Didactic Planning (PD)
Science
topic Textos de divulgação científica (TDC)
Ciência
Mídia
Planejamento
Didático (PD)
Texts of popular science (TDC)
Media
Didactic Planning (PD)
Science
description As notícias sobre ciência e tecnologia, têm hoje, ampla divulgação. No entanto, apesar dessa difusão de informações feita pela mídia, o hábito de leitura da população brasileira sobre temas científicos, ainda é bastante reduzido. Nesse sentido, o trabalho com textos de divulgação científica (TDC), em sala de aula, por meio de planejamentos didáticos (PD) é uma possibilidade de abordar temas do mundo contemporâneo e facilitar a associação dos conteúdos de Biologia com o cotidiano dos alunos. Isso porque os textos de divulgação científica (TDC) possuem uma linguagem acessível, além de possibilitar a discussão do poder dos meios de comunicação na formação de opiniões.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2011-05-27T18:25:38Z
2011-05-27T18:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Graziele Baldoni da; FREITAS, Deisi Sangoi. Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 3, p. 41-56, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1214/510>. Acesso em: 27 maio 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/601
identifier_str_mv SILVA, Graziele Baldoni da; FREITAS, Deisi Sangoi. Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 3, p. 41-56, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1214/510>. Acesso em: 27 maio 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384388452745216