Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/601 |
Resumo: | As notícias sobre ciência e tecnologia, têm hoje, ampla divulgação. No entanto, apesar dessa difusão de informações feita pela mídia, o hábito de leitura da população brasileira sobre temas científicos, ainda é bastante reduzido. Nesse sentido, o trabalho com textos de divulgação científica (TDC), em sala de aula, por meio de planejamentos didáticos (PD) é uma possibilidade de abordar temas do mundo contemporâneo e facilitar a associação dos conteúdos de Biologia com o cotidiano dos alunos. Isso porque os textos de divulgação científica (TDC) possuem uma linguagem acessível, além de possibilitar a discussão do poder dos meios de comunicação na formação de opiniões. |
id |
FURG_d15a636afd764012702dd849ff70f07d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/601 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologiaTextos de divulgação científica (TDC)CiênciaMídiaPlanejamentoDidático (PD)Texts of popular science (TDC)MediaDidactic Planning (PD)ScienceAs notícias sobre ciência e tecnologia, têm hoje, ampla divulgação. No entanto, apesar dessa difusão de informações feita pela mídia, o hábito de leitura da população brasileira sobre temas científicos, ainda é bastante reduzido. Nesse sentido, o trabalho com textos de divulgação científica (TDC), em sala de aula, por meio de planejamentos didáticos (PD) é uma possibilidade de abordar temas do mundo contemporâneo e facilitar a associação dos conteúdos de Biologia com o cotidiano dos alunos. Isso porque os textos de divulgação científica (TDC) possuem uma linguagem acessível, além de possibilitar a discussão do poder dos meios de comunicação na formação de opiniões.The news on science and technology, are widespread currently. However, despite this dissemination of information made by the media, the reading profile of the Brazilian population on scientific subjects is reduced, however sense in this working with texts of popular science (TDC) in classroom, by means of didactic planning (PD) is a possibility to approach relevant topics in the world contemporary and to facilitate the association of the contents in Biology with the daily lik of students. This is so because the texts of popular science (TDC), besides being in accessible language and besides that making it possible to discuss the power of the media in of opinion-making.2011-05-27T18:25:38Z2011-05-27T18:25:38Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Graziele Baldoni da; FREITAS, Deisi Sangoi. Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 3, p. 41-56, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1214/510>. Acesso em: 27 maio 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/601porSilva, Graziele Baldoni daFreitas, Deisi Sangoiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T03:53:25Zoai:repositorio.furg.br:1/601Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T03:53:25Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia |
title |
Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia |
spellingShingle |
Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia Silva, Graziele Baldoni da Textos de divulgação científica (TDC) Ciência Mídia Planejamento Didático (PD) Texts of popular science (TDC) Media Didactic Planning (PD) Science |
title_short |
Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia |
title_full |
Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia |
title_fullStr |
Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia |
title_full_unstemmed |
Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia |
title_sort |
Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia |
author |
Silva, Graziele Baldoni da |
author_facet |
Silva, Graziele Baldoni da Freitas, Deisi Sangoi |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Deisi Sangoi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Graziele Baldoni da Freitas, Deisi Sangoi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Textos de divulgação científica (TDC) Ciência Mídia Planejamento Didático (PD) Texts of popular science (TDC) Media Didactic Planning (PD) Science |
topic |
Textos de divulgação científica (TDC) Ciência Mídia Planejamento Didático (PD) Texts of popular science (TDC) Media Didactic Planning (PD) Science |
description |
As notícias sobre ciência e tecnologia, têm hoje, ampla divulgação. No entanto, apesar dessa difusão de informações feita pela mídia, o hábito de leitura da população brasileira sobre temas científicos, ainda é bastante reduzido. Nesse sentido, o trabalho com textos de divulgação científica (TDC), em sala de aula, por meio de planejamentos didáticos (PD) é uma possibilidade de abordar temas do mundo contemporâneo e facilitar a associação dos conteúdos de Biologia com o cotidiano dos alunos. Isso porque os textos de divulgação científica (TDC) possuem uma linguagem acessível, além de possibilitar a discussão do poder dos meios de comunicação na formação de opiniões. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2011-05-27T18:25:38Z 2011-05-27T18:25:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Graziele Baldoni da; FREITAS, Deisi Sangoi. Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 3, p. 41-56, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1214/510>. Acesso em: 27 maio 2011. 1809-3108 http://repositorio.furg.br/handle/1/601 |
identifier_str_mv |
SILVA, Graziele Baldoni da; FREITAS, Deisi Sangoi. Quando a genética vira notícia: o uso de textos de divulgação científica (TDC) em aulas de biologia. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 3, p. 41-56, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1214/510>. Acesso em: 27 maio 2011. 1809-3108 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187255413506048 |