O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6529 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe a investigar o papel da Educação Histórica no planejamento curricular na área de História do Ensino Médio (EM). Para tanto, o suporte teórico-metodológico investigativo se fundamentou na obra de Moreira e Caleffe (2008), Rüsen (2012) e Correia (2004), que juntas, de diferentes formas, propiciaram observar o foco estudado. Nessa direção, nossa análise foi desenvolvida no contexto de implantação do modelo de ensino politécnico no Rio Grande do Sul, especificamente na cidade do Rio Grande. Portanto, esta análise se estrutura a partir da minha atuação como docente e como observador de campo uma vez que esta perspectiva me dá suporte a reconhecer, comparar e averiguar, através da obra Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador de Moreira e Caleffe (2008), o papel da Educação Histórica no planejamento curricular na área de História do Ensino Médio (EM). Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. Educação Histórica. Formação de Professores. |
id |
FURG_e77401a4a9549a92366e3574ced45f43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6529 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação históricaCurrículoEnsino de HistóriaEducação históricaFormação de professorCurriculumEnseñanza de la historiaEducación históricaFormación de maestrosEsta pesquisa propõe a investigar o papel da Educação Histórica no planejamento curricular na área de História do Ensino Médio (EM). Para tanto, o suporte teórico-metodológico investigativo se fundamentou na obra de Moreira e Caleffe (2008), Rüsen (2012) e Correia (2004), que juntas, de diferentes formas, propiciaram observar o foco estudado. Nessa direção, nossa análise foi desenvolvida no contexto de implantação do modelo de ensino politécnico no Rio Grande do Sul, especificamente na cidade do Rio Grande. Portanto, esta análise se estrutura a partir da minha atuação como docente e como observador de campo uma vez que esta perspectiva me dá suporte a reconhecer, comparar e averiguar, através da obra Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador de Moreira e Caleffe (2008), o papel da Educação Histórica no planejamento curricular na área de História do Ensino Médio (EM). Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. Educação Histórica. Formação de Professores.En esta investigación, tenemos el objetivo de estudio investigar el papel de la educación histórica en el planeamento curricular de la disciplina de historia de la escuela secundaria (EM). Con este fin, el soporte teórico y metodológico de investigación se basó en el trabajo de Moreira y Caleffe (2008), Rüsen (2012) y Correa (2004), que en conjunto, de diferentes maneras, han llevado a señalar el foco de estudio. En este sentido, nuestro análisis se desarrolló en el contexto de la implementación del modelo politécnico en Rio Grande do Sul, en concreto en Rio Grande. Por lo tanto, este análisis se estructura a partir de mi trabajo como maestro y como observador de campo desde esta perspectiva me da apoyo a reconocer, comparar y descubrir, a través de la metodología de investigación de trabajo para el profesor como propuesto por Moreira y Caleffe (2008), el papel de la educación de la historia en el plan de estudios de la Escuela Politécnica en ciudad del Rio Grande. Palabras-clave: Curriculum. enseñanza de la historia. Educación histórica. Formación de Maestros.Caetano, Marcio Rodrigo ValeMatos, Júlia SilveiraSilveira, Carlos José Borges2016-09-14T17:54:02Z2016-09-14T17:54:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, Carlos José Borges. O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica. 2016. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/6529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-09-14T17:54:02Zoai:repositorio.furg.br:1/6529Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-09-14T17:54:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica |
title |
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica |
spellingShingle |
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica Silveira, Carlos José Borges Currículo Ensino de História Educação histórica Formação de professor Curriculum Enseñanza de la historia Educación histórica Formación de maestros |
title_short |
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica |
title_full |
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica |
title_fullStr |
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica |
title_full_unstemmed |
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica |
title_sort |
O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica |
author |
Silveira, Carlos José Borges |
author_facet |
Silveira, Carlos José Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caetano, Marcio Rodrigo Vale Matos, Júlia Silveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Carlos José Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino de História Educação histórica Formação de professor Curriculum Enseñanza de la historia Educación histórica Formación de maestros |
topic |
Currículo Ensino de História Educação histórica Formação de professor Curriculum Enseñanza de la historia Educación histórica Formación de maestros |
description |
Esta pesquisa propõe a investigar o papel da Educação Histórica no planejamento curricular na área de História do Ensino Médio (EM). Para tanto, o suporte teórico-metodológico investigativo se fundamentou na obra de Moreira e Caleffe (2008), Rüsen (2012) e Correia (2004), que juntas, de diferentes formas, propiciaram observar o foco estudado. Nessa direção, nossa análise foi desenvolvida no contexto de implantação do modelo de ensino politécnico no Rio Grande do Sul, especificamente na cidade do Rio Grande. Portanto, esta análise se estrutura a partir da minha atuação como docente e como observador de campo uma vez que esta perspectiva me dá suporte a reconhecer, comparar e averiguar, através da obra Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador de Moreira e Caleffe (2008), o papel da Educação Histórica no planejamento curricular na área de História do Ensino Médio (EM). Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. Educação Histórica. Formação de Professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-14T17:54:02Z 2016-09-14T17:54:02Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, Carlos José Borges. O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica. 2016. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. http://repositorio.furg.br/handle/1/6529 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Carlos José Borges. O ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades para o ensino de História e a educação histórica. 2016. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384363314184192 |