Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/648 |
Resumo: | A abordagem da problemática ambiental é decorrente de um longo processo histórico, cujas transformações afetam toda a vida no planeta, e o século XXI tem sido marcado por um cenário de crises em várias esferas. E a educação ambiental é uma das balizadoras para equacionar estes problemas. Assim, este artigo tem como objetivo discorrer sobre experiências realizadas em educação ambiental na educação formal no Colégio Estadual de Cristalândia – Tocantins e que tem possibilitado a formação do sujeito ecológico. Antes, porém apresenta quais conceitos de educação e educação ambiental tem delineado a proposta desenvolvida na escola. |
id |
FURG_e9917255f248a3f5769b5ad85e2238d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/648 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeresEducaçãoEducação ambientalPráxisEducationEnvironmental educationPraxisA abordagem da problemática ambiental é decorrente de um longo processo histórico, cujas transformações afetam toda a vida no planeta, e o século XXI tem sido marcado por um cenário de crises em várias esferas. E a educação ambiental é uma das balizadoras para equacionar estes problemas. Assim, este artigo tem como objetivo discorrer sobre experiências realizadas em educação ambiental na educação formal no Colégio Estadual de Cristalândia – Tocantins e que tem possibilitado a formação do sujeito ecológico. Antes, porém apresenta quais conceitos de educação e educação ambiental tem delineado a proposta desenvolvida na escola.The approach of the environmental problematic is resulting of a long historic process, which transformations affect all life in the planet, and the XXI century has been marked by a setting off crisis in various spheres. And the environment education is one of the frameworks to set out these problems. Then, this paper has as object to discuss about realized experiences in environmental education in the formal education at ‘Cristalândia’ State School - Tocantins and that have made possible the formation of them ecological subject. Before that, however presents what concepts of education and environmental education have outlined the proposal developed in the school.2011-06-08T17:49:24Z2011-06-08T17:49:24Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBISPO, Marciléia Oliveira; REIS, Marizélia Alves dos. Práxis em educação ambiental: tecendo saberes e fazeres. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 134-144, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1246/541>. Acesso em: 05 jun. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/648porBispo, Marciléia OliveiraReis, Marizélia Alves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-07T15:38:17Zoai:repositorio.furg.br:1/648Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-07T15:38:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeres |
title |
Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeres |
spellingShingle |
Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeres Bispo, Marciléia Oliveira Educação Educação ambiental Práxis Education Environmental education Praxis |
title_short |
Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeres |
title_full |
Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeres |
title_fullStr |
Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeres |
title_full_unstemmed |
Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeres |
title_sort |
Práxis em Educação Ambiental: tecendo saberes e fazeres |
author |
Bispo, Marciléia Oliveira |
author_facet |
Bispo, Marciléia Oliveira Reis, Marizélia Alves dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Marizélia Alves dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Marciléia Oliveira Reis, Marizélia Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação ambiental Práxis Education Environmental education Praxis |
topic |
Educação Educação ambiental Práxis Education Environmental education Praxis |
description |
A abordagem da problemática ambiental é decorrente de um longo processo histórico, cujas transformações afetam toda a vida no planeta, e o século XXI tem sido marcado por um cenário de crises em várias esferas. E a educação ambiental é uma das balizadoras para equacionar estes problemas. Assim, este artigo tem como objetivo discorrer sobre experiências realizadas em educação ambiental na educação formal no Colégio Estadual de Cristalândia – Tocantins e que tem possibilitado a formação do sujeito ecológico. Antes, porém apresenta quais conceitos de educação e educação ambiental tem delineado a proposta desenvolvida na escola. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2011-06-08T17:49:24Z 2011-06-08T17:49:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BISPO, Marciléia Oliveira; REIS, Marizélia Alves dos. Práxis em educação ambiental: tecendo saberes e fazeres. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 134-144, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1246/541>. Acesso em: 05 jun. 2011. 1809-3108 http://repositorio.furg.br/handle/1/648 |
identifier_str_mv |
BISPO, Marciléia Oliveira; REIS, Marizélia Alves dos. Práxis em educação ambiental: tecendo saberes e fazeres. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 134-144, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1246/541>. Acesso em: 05 jun. 2011. 1809-3108 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187233917698048 |