O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrido, Ivan Lapuente
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, Fernando Rafael, Cavalcante, Fernanda Matte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5383
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender o papel da confiança na relação entre a responsabilidade social corporativa (RSC) e o valor de marca (VM). Com base na literatura, foram propostos três modelos alternativos desse relacionamento. Os modelos foram testados por meio de modelagem de equações estruturais com dados coletados de uma amostra de 148 clientes de uma das maiores instituições financeiras nacionais. A partir da comparação dos modelos propostos, verificou-se a falta de suporte para a relação direta entre a RSC e o valor de marca (H1 não suportada). As hipóteses de que a confiança media a relação RSC – VM (H2) e de que essa mediação é completa (H2a) foram suportadas. Concluise que as ações de RSC contribuem para aumentar a confiança do consumidor na empresa, o que por sua vez impacta positivamente no valor de marca da instituição
id FURG_f6534eccab983466b8980941327cd863
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5383
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marcaThe role of trust in the relation between corporate social responsibility and brand equityResponsabilidade social corporativaConfiançaValor de marcaBancosCorporate social responsibilityTrustBrand equityBanksO objetivo deste estudo é compreender o papel da confiança na relação entre a responsabilidade social corporativa (RSC) e o valor de marca (VM). Com base na literatura, foram propostos três modelos alternativos desse relacionamento. Os modelos foram testados por meio de modelagem de equações estruturais com dados coletados de uma amostra de 148 clientes de uma das maiores instituições financeiras nacionais. A partir da comparação dos modelos propostos, verificou-se a falta de suporte para a relação direta entre a RSC e o valor de marca (H1 não suportada). As hipóteses de que a confiança media a relação RSC – VM (H2) e de que essa mediação é completa (H2a) foram suportadas. Concluise que as ações de RSC contribuem para aumentar a confiança do consumidor na empresa, o que por sua vez impacta positivamente no valor de marca da instituiçãoThe aim of this study is to comprehend the role of trust on the relation between corporate social responsibility (CSR) and brand equity (BE). Based on the literature, three different models have been developed proposing the relationship among the constructs. The models have been evaluated using Structural Equation Modeling. We have used a sample with 148 clients of one of the largest Brazilian banks. From the comparison of the proposed models was verified the absence of support for the direct relation between CSR and brand equity (H1 was not supported). The hypothesis that trust mediates the relationship between CSR – BE (H2) and it is a complete mediation (H2a), were supported. We conclude that actions in CSR result in benefits to the organization (brand equity) through the growing of trust, or in other words, trust mediates completely the relationship between CSR and brand equity2015-09-11T19:46:20Z2015-09-11T19:46:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGARRIDO, Ivan Lapuente; CUNHA, Fernando Rafael; CAVALCANTE, Fernanda Matte. O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 39, p.101-118, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n39p101/pdf_21>. Acesso em 08 set. 2015.1516-38652175-8077http://repositorio.furg.br/handle/1/5383porGarrido, Ivan LapuenteCunha, Fernando RafaelCavalcante, Fernanda Matteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-09-11T19:46:20Zoai:repositorio.furg.br:1/5383Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-09-11T19:46:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca
The role of trust in the relation between corporate social responsibility and brand equity
title O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca
spellingShingle O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca
Garrido, Ivan Lapuente
Responsabilidade social corporativa
Confiança
Valor de marca
Bancos
Corporate social responsibility
Trust
Brand equity
Banks
title_short O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca
title_full O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca
title_fullStr O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca
title_full_unstemmed O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca
title_sort O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca
author Garrido, Ivan Lapuente
author_facet Garrido, Ivan Lapuente
Cunha, Fernando Rafael
Cavalcante, Fernanda Matte
author_role author
author2 Cunha, Fernando Rafael
Cavalcante, Fernanda Matte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garrido, Ivan Lapuente
Cunha, Fernando Rafael
Cavalcante, Fernanda Matte
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa
Confiança
Valor de marca
Bancos
Corporate social responsibility
Trust
Brand equity
Banks
topic Responsabilidade social corporativa
Confiança
Valor de marca
Bancos
Corporate social responsibility
Trust
Brand equity
Banks
description O objetivo deste estudo é compreender o papel da confiança na relação entre a responsabilidade social corporativa (RSC) e o valor de marca (VM). Com base na literatura, foram propostos três modelos alternativos desse relacionamento. Os modelos foram testados por meio de modelagem de equações estruturais com dados coletados de uma amostra de 148 clientes de uma das maiores instituições financeiras nacionais. A partir da comparação dos modelos propostos, verificou-se a falta de suporte para a relação direta entre a RSC e o valor de marca (H1 não suportada). As hipóteses de que a confiança media a relação RSC – VM (H2) e de que essa mediação é completa (H2a) foram suportadas. Concluise que as ações de RSC contribuem para aumentar a confiança do consumidor na empresa, o que por sua vez impacta positivamente no valor de marca da instituição
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-09-11T19:46:20Z
2015-09-11T19:46:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARRIDO, Ivan Lapuente; CUNHA, Fernando Rafael; CAVALCANTE, Fernanda Matte. O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 39, p.101-118, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n39p101/pdf_21>. Acesso em 08 set. 2015.
1516-3865
2175-8077
http://repositorio.furg.br/handle/1/5383
identifier_str_mv GARRIDO, Ivan Lapuente; CUNHA, Fernando Rafael; CAVALCANTE, Fernanda Matte. O papel da confiança na relação entre responsabilidade social corporativa e o valor de marca. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 39, p.101-118, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n39p101/pdf_21>. Acesso em 08 set. 2015.
1516-3865
2175-8077
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384385918337024