O efeito da Responsabilidade Social Corporativa na Imagem e no Valor da marca e o seu impacto na Satisfação do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Joana Cristina Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22351
Resumo: Atualmente vivemos numa sociedade em que os consumidores estão mais exigentes relativamente às empresas e procuram num produto algo mais do que alta qualidade a um preço baixo. Surge, por isso, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que procura tornar os negócios mais sustentáveis, uma vez que os consumidores apostam em marcas de renome social quando avaliam produtos semelhantes. Este estudo analisou o impacto das atividades de RSC na Satisfação do consumidor, de forma direta, e a relação das ações de RSC na Satisfação do consumidor através do efeito mediador da Imagem e do Valor da marca. Adotou-se uma metodologia que consistiu na construção de um modelo de equações estruturais, veiculado por um inquérito online, do qual resultaram 300 respostas válidas de indivíduos que referiram uma marca de um produto comprado durante a pandemia do Covid-19. Através da análise dos resultados obtidos e com o recurso ao software Smart PLS, constatou-se que as iniciativas de RSC não afetam, diretamente, a Satisfação do consumidor, mas foi possível verificar que as iniciativas de RSC afetam positivamente a Satisfação do consumidor através do efeito mediador da Imagem e do Valor da marca. Para além disso, através da análise multigrupo, foi possível concluir que as ações de RSC afetam mais a Imagem da marca nos indivíduos do género masculino do que do género feminino e, por fim, as ações de RSC impactam mais no Valor da marca em indivíduos que compram com mais frequência um determinado produto do que aqueles que o compram com menos frequência. A presente investigação contribui para a literatura ao desenvolver um estudo, sobre marcas de produtos, que relaciona a RSC e a Satisfação do consumidor por meio da Imagem e do Valor da marca. Além disso, traz também contribuições para os gestores que, com base nos resultados, percebem que as iniciativas de RSC por si só não são suficientes para impactar na Satisfação do consumidor, sendo necessário optar por outras vias e, no caso deste estudo, comprovou-se que através da Imagem e do Valor da marca a Satisfação do consumidor é alcançada.
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spelling O efeito da Responsabilidade Social Corporativa na Imagem e no Valor da marca e o seu impacto na Satisfação do consumidorResponsabilidade Social Corporativa (RSC)Satisfação do consumidorImagem da marcaValor da marcaCovid-19Corporate Social Responsibility (CSR)Consumer satisfactionBrand imageBrand equityGestãoAtualmente vivemos numa sociedade em que os consumidores estão mais exigentes relativamente às empresas e procuram num produto algo mais do que alta qualidade a um preço baixo. Surge, por isso, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que procura tornar os negócios mais sustentáveis, uma vez que os consumidores apostam em marcas de renome social quando avaliam produtos semelhantes. Este estudo analisou o impacto das atividades de RSC na Satisfação do consumidor, de forma direta, e a relação das ações de RSC na Satisfação do consumidor através do efeito mediador da Imagem e do Valor da marca. Adotou-se uma metodologia que consistiu na construção de um modelo de equações estruturais, veiculado por um inquérito online, do qual resultaram 300 respostas válidas de indivíduos que referiram uma marca de um produto comprado durante a pandemia do Covid-19. Através da análise dos resultados obtidos e com o recurso ao software Smart PLS, constatou-se que as iniciativas de RSC não afetam, diretamente, a Satisfação do consumidor, mas foi possível verificar que as iniciativas de RSC afetam positivamente a Satisfação do consumidor através do efeito mediador da Imagem e do Valor da marca. Para além disso, através da análise multigrupo, foi possível concluir que as ações de RSC afetam mais a Imagem da marca nos indivíduos do género masculino do que do género feminino e, por fim, as ações de RSC impactam mais no Valor da marca em indivíduos que compram com mais frequência um determinado produto do que aqueles que o compram com menos frequência. A presente investigação contribui para a literatura ao desenvolver um estudo, sobre marcas de produtos, que relaciona a RSC e a Satisfação do consumidor por meio da Imagem e do Valor da marca. Além disso, traz também contribuições para os gestores que, com base nos resultados, percebem que as iniciativas de RSC por si só não são suficientes para impactar na Satisfação do consumidor, sendo necessário optar por outras vias e, no caso deste estudo, comprovou-se que através da Imagem e do Valor da marca a Satisfação do consumidor é alcançada.We currently live in a society in which consumers are more demanding of companies and look for something more than high quality at a low price in a product. Therefore, Corporate Social Responsibility (CSR) arises, which seeks to make businesses more sustainable, since consumers bet on socially renowned brands when evaluating similar products. This study analysed the impact of CSR activities on Consumer Satisfaction, directly, and the relationship of CSR actions on Consumer Satisfaction through the mediating effect of Brand Image and Brand equity. A methodology was adopted that consisted of building a structural equation model, conveyed by an online survey, from which resulted 300 valid responses from individuals who referred a brand of a product purchased during the Covid-19 pandemic. Through the analysis of the results obtained and using the Smart PLS software, it was found that the CSR initiatives do not affect, directly, the consumer satisfaction, but it was possible to verify that the CSR initiatives affect positively the consumer satisfaction through the mediating effect of brand image and brand equity. Furthermore, through the multigroup analysis, it was possible to conclude that the CSR actions affect the brand image more in males than in females and, finally, the CSR actions impact more on brand equity in individuals who buy more often a particular product than those who buy less often. The present research contributes to the literature by developing a study, about product brands, that relates CSR and Consumer Satisfaction through Brand Image and Brand equity. Furthermore, it also brings contributions for managers who, based on the results, realize that the CSR initiatives alone are not enough to impact on consumer Satisfaction, being necessary to choose other ways and, in the case of this study, it was proven that through the brand image and brand equity consumer Satisfaction is achieved.Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, Joana Cristina Azevedo2023-02-16T12:26:08Z2022-07-252022-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22351TID:203229320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:24.463140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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