Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6967 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas: a primeira constituiu uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para a elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda, de caráter quantitativo descritivo, destinou-se a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados do trabalho de Meyer, Allen e Smith para a realidade dos estudantes no ensino a distância, configurando-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69,01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental, respectivamente. Também foi possível verificar que os três comprometimentos analisados – afetivo, instrumental e normativo – não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações. |
id |
FURG_f9bd1ba89bb8aa676083740b7b29d74c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6967 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distânciaAnálise de comprometimentoEducação a distânciaAdministraçãoCommitment AnalysisDistance EducationLikert ScaleO objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas: a primeira constituiu uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para a elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda, de caráter quantitativo descritivo, destinou-se a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados do trabalho de Meyer, Allen e Smith para a realidade dos estudantes no ensino a distância, configurando-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69,01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental, respectivamente. Também foi possível verificar que os três comprometimentos analisados – afetivo, instrumental e normativo – não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações.This paper aims to analyze the commitment of the Business Administration undergraduate program students of FURG in distance education (FURG/UAB). The study was elaborated in two stages: first a bibliographic analysis to identify the variables for the elaboration of the instrument for data collection, and second a descriptive quantitative approach intended to analyze the commitment of the students with the program. The questionnaires were adapted from the work of Meyer, Allen and Smith to the reality of students in distance education, thus constituting an analysis of Likert scale. The questionnaires were applied to the five centers first offering the Business Administration undergraduate program in the distance education at FURG. Out of 71 students, 49 answered the questionnaire, and a total rate of return of 69,01% was obtained. The results demonstrated that the affective aspect stood out followed by the normative and instrumental aspects respectively. Moreover, the three commitments analyzed (affective, instrumental and normative) were found as not antagonistic to each other, i.e. they can exist harmoniously in varying degrees and combinations.FURG2017-01-03T11:36:13Z2017-01-03T11:36:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRCO, Deise Duarte; AVILA, José Flávio. Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância. Sinergia, v. 18, n. 2, p. 49-64, 2014. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4461>. Acesso em: 5 dez. 2016.2236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/6967porMirco, Deise DuarteÁvila, José Flávioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-09T12:51:25Zoai:repositorio.furg.br:1/6967Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-09T12:51:25Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title |
Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
spellingShingle |
Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância Mirco, Deise Duarte Análise de comprometimento Educação a distância Administração Commitment Analysis Distance Education Likert Scale |
title_short |
Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title_full |
Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title_fullStr |
Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
title_sort |
Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância |
author |
Mirco, Deise Duarte |
author_facet |
Mirco, Deise Duarte Ávila, José Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Ávila, José Flávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mirco, Deise Duarte Ávila, José Flávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de comprometimento Educação a distância Administração Commitment Analysis Distance Education Likert Scale |
topic |
Análise de comprometimento Educação a distância Administração Commitment Analysis Distance Education Likert Scale |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas: a primeira constituiu uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para a elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda, de caráter quantitativo descritivo, destinou-se a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados do trabalho de Meyer, Allen e Smith para a realidade dos estudantes no ensino a distância, configurando-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69,01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental, respectivamente. Também foi possível verificar que os três comprometimentos analisados – afetivo, instrumental e normativo – não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2017-01-03T11:36:13Z 2017-01-03T11:36:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRCO, Deise Duarte; AVILA, José Flávio. Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância. Sinergia, v. 18, n. 2, p. 49-64, 2014. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4461>. Acesso em: 5 dez. 2016. 2236-7608 http://repositorio.furg.br/handle/1/6967 |
identifier_str_mv |
MIRCO, Deise Duarte; AVILA, José Flávio. Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância. Sinergia, v. 18, n. 2, p. 49-64, 2014. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4461>. Acesso em: 5 dez. 2016. 2236-7608 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384381190307840 |