Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/10032 |
Resumo: | A comunidade surda tem conquistado direitos na área da educação, sendo que nos últimos anos, com o aumento do ingresso de surdos nas instituições de ensino, existe a necessidade de elaborar novos sinais em LIBRAS para termos técnicos específicos de cursos em diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de um glossário computacional de sinais em LIBRAS com as principais palavras reservadas dos softwares SuperLOGO e Lego Mindstorms NXT como estímulo ao raciocínio lógico em um contexto de educação especial para surdos. O trabalho foi realizado em uma Escola Bilíngue de Ensino Médio na disciplina de matemática, com 6 alunos surdos entre 14 e 25 anos. No SuperLOGO foram realizadas atividades de programação direcionadas à geometria e, no Lego Mindstorms NXT, relacionadas à movimentação veicular e educação no trânsito. Como forma de validação da proposta foram utilizados questionários e observação direta intensiva como instrumentos de coleta de dados, que resultou no surgimento das categorias de avaliação pedagógica, descritas por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que a utilização desses softwares aliados ao glossário técnico computacional demonstrou capacidade de proporcionar desenvolvimento de raciocínio lógico que seriam dificultados pela barreira linguística. |
id |
FURG_ff0a1a084e6ce97b3fad6f7846fafc3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/10032 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdosGlossary of computational terms as a stimulus to programming logic: a case study with deaf studentsGlossário técnico computacionalLógica de programaçãoSuperLOGOLego Mindstorms NXTSurdosComputer technical glossaryLogic programmingDeafA comunidade surda tem conquistado direitos na área da educação, sendo que nos últimos anos, com o aumento do ingresso de surdos nas instituições de ensino, existe a necessidade de elaborar novos sinais em LIBRAS para termos técnicos específicos de cursos em diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de um glossário computacional de sinais em LIBRAS com as principais palavras reservadas dos softwares SuperLOGO e Lego Mindstorms NXT como estímulo ao raciocínio lógico em um contexto de educação especial para surdos. O trabalho foi realizado em uma Escola Bilíngue de Ensino Médio na disciplina de matemática, com 6 alunos surdos entre 14 e 25 anos. No SuperLOGO foram realizadas atividades de programação direcionadas à geometria e, no Lego Mindstorms NXT, relacionadas à movimentação veicular e educação no trânsito. Como forma de validação da proposta foram utilizados questionários e observação direta intensiva como instrumentos de coleta de dados, que resultou no surgimento das categorias de avaliação pedagógica, descritas por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que a utilização desses softwares aliados ao glossário técnico computacional demonstrou capacidade de proporcionar desenvolvimento de raciocínio lógico que seriam dificultados pela barreira linguística.The deaf community has gained rights in the area of education, and in recent years, with the increase of the enrollment of deaf people in educational institutions, there is a need to develop new signs in LIBRAS for specific technical terms of courses in several areas of knowledge. This dissertation aims at the elaboration of a computational glossary of signs in LIBRAS with the main reserved words of the software SuperLOGO and Lego Mindstorms NXT as a stimulus to the logical reasoning in a context of special education for the deaf. The work was carried out in a Bilingual High School in the discipline of mathematics, with 6 students deaf between 14 and 25 years. In the SuperLOGO were carried out activities of programming directed to the geometry and, in Lego Mindstorms NXT, related to vehicular movement and education in the traffic. As a form of validation of the proposal, questionnaires and intensive direct observation were used as instruments of data collection, which resulted in the emergence of the categories of pedagogical evaluation, described through content analysis. It was concluded that the use of these software allied to the technical glossary computational demonstrated the ability to develop logical reasoning that would be hampered by the language barrier.Barwaldt, ReginaGranada, Rafael Pinto2021-12-20T13:42:05Z2021-12-20T13:42:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGRANADA, Rafael Pinto. Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/10032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-20T13:42:05Zoai:repositorio.furg.br:1/10032Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-20T13:42:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos Glossary of computational terms as a stimulus to programming logic: a case study with deaf students |
title |
Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos |
spellingShingle |
Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos Granada, Rafael Pinto Glossário técnico computacional Lógica de programação SuperLOGO Lego Mindstorms NXT Surdos Computer technical glossary Logic programming Deaf |
title_short |
Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos |
title_full |
Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos |
title_fullStr |
Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos |
title_sort |
Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos |
author |
Granada, Rafael Pinto |
author_facet |
Granada, Rafael Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barwaldt, Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Granada, Rafael Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Glossário técnico computacional Lógica de programação SuperLOGO Lego Mindstorms NXT Surdos Computer technical glossary Logic programming Deaf |
topic |
Glossário técnico computacional Lógica de programação SuperLOGO Lego Mindstorms NXT Surdos Computer technical glossary Logic programming Deaf |
description |
A comunidade surda tem conquistado direitos na área da educação, sendo que nos últimos anos, com o aumento do ingresso de surdos nas instituições de ensino, existe a necessidade de elaborar novos sinais em LIBRAS para termos técnicos específicos de cursos em diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de um glossário computacional de sinais em LIBRAS com as principais palavras reservadas dos softwares SuperLOGO e Lego Mindstorms NXT como estímulo ao raciocínio lógico em um contexto de educação especial para surdos. O trabalho foi realizado em uma Escola Bilíngue de Ensino Médio na disciplina de matemática, com 6 alunos surdos entre 14 e 25 anos. No SuperLOGO foram realizadas atividades de programação direcionadas à geometria e, no Lego Mindstorms NXT, relacionadas à movimentação veicular e educação no trânsito. Como forma de validação da proposta foram utilizados questionários e observação direta intensiva como instrumentos de coleta de dados, que resultou no surgimento das categorias de avaliação pedagógica, descritas por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que a utilização desses softwares aliados ao glossário técnico computacional demonstrou capacidade de proporcionar desenvolvimento de raciocínio lógico que seriam dificultados pela barreira linguística. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-12-20T13:42:05Z 2021-12-20T13:42:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GRANADA, Rafael Pinto. Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. http://repositorio.furg.br/handle/1/10032 |
identifier_str_mv |
GRANADA, Rafael Pinto. Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187253772484608 |