Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11029 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 242-248, Jul./Dez. 2018. |
id |
FURG_fff8a79b9b4ac77fcf738c0d528f2495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/11029 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aulaVideos musicales como recursos para introducir el debate sobre las diversidades y las identidades en claseMusic video as a resource to introduce the debate on the diversities-identities in a classroomEducação sexualEstudos de gêneroDiversidade e escolaEducación sexualEstudios de géneroDiversidad y escuelaDiversity and schoolScience EducationSex educationRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 242-248, Jul./Dez. 2018.O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.El trabajo aborda las potencialidades de los videos musicales para abordar las cuestiones de las identidades y la diversidad sexual y de género en el aula, desde la perspectiva de profesoras y profesores de ciencias naturales. Se presenta un breve análisis de cinco videos musicales que permiten un abordaje transgresor de esas cuestiones. Los análisis permiten resaltar el potencial de los videos para promover sentidos no sólo estéticos, sino también críticos sobre los productos culturales por parte de alumnas y alumnos, la importancia de la mediación docente y la posibilidad de cuestionar estereotipos en el aula.The paper approaches the potential of music videos to address issues of gender and sexual identity and diversity in the classroom, from the perspective of teachers of natural sciences. We present a brief analysis of five musical videos that allow a transgressive approach to these questions. The analysis highlights the potential of the videos to promote not only an esthetic but also critical aspects about cultural products by students, the importance of teacher mediation and the possibility of questioning stereotypes in the classroom.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-28T23:05:34Z2023-05-28T23:05:34Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARIN, Y. A. O. Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8482. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1102910.14295/de.v6i2.8482porMarin, Yonier Alexander Orozcoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-28T23:05:34Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11029Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-28T23:05:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula Videos musicales como recursos para introducir el debate sobre las diversidades y las identidades en clase Music video as a resource to introduce the debate on the diversities-identities in a classroom |
title |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula |
spellingShingle |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula Marin, Yonier Alexander Orozco Educação sexual Estudos de gênero Diversidade e escola Educación sexual Estudios de género Diversidad y escuela Diversity and school Science Education Sex education |
title_short |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula |
title_full |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula |
title_fullStr |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula |
title_sort |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula |
author |
Marin, Yonier Alexander Orozco |
author_facet |
Marin, Yonier Alexander Orozco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Yonier Alexander Orozco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sexual Estudos de gênero Diversidade e escola Educación sexual Estudios de género Diversidad y escuela Diversity and school Science Education Sex education |
topic |
Educação sexual Estudos de gênero Diversidade e escola Educación sexual Estudios de género Diversidad y escuela Diversity and school Science Education Sex education |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 242-248, Jul./Dez. 2018. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01 2023-05-28T23:05:34Z 2023-05-28T23:05:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARIN, Y. A. O. Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8482. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482. Acesso em: 16 maio. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11029 10.14295/de.v6i2.8482 |
identifier_str_mv |
MARIN, Y. A. O. Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8482. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482. Acesso em: 16 maio. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v6i2.8482 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384378466107392 |