PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitidieri, André Luis
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gehrke, Deisi Daiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710
Resumo: O principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no meio escolar, é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo. O que deveria ser básico no processo ensinoaprendizagem se tornou um desafio aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a aprendizagem escolar e o gosto pela leitura. Atualmente, está claro que a leitura é muitas vezes imposta aos alunos, não existindo um incentivo real para despertar o gosto do educando em ler. Assim feita, a leitura torna-se maçante e desinteressante, de modo que os alunos criam verdadeira aversão a essa prática. Geralmente, também não existe o cuidado em adequar a leitura à faixa etária do aluno e à classe social, ou em buscar meios para tornar a prática atraente a eles. São muitos fatores que precisam ser vistos e repensados nesse sentido. Assim, a transformação das linguagens do texto narrativo ”Pai Contra Mãe”, escrito por Machado de Assis ao texto dramático, e as pesquisas histórico-sociais que visem a compor o cenário e o figurino de uma peça teatral, objetivando sua encenação, podem consistir formas criativas de tornar a leitura uma prática prazerosa para os alunos.Palavras-chave: Conto brasileiro. Leitura. Linguagem teatral. Machado de Assis.
id Feevale-1_126756f58d68a782f6db605820f6254e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/710
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LERO principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no meio escolar, é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo. O que deveria ser básico no processo ensinoaprendizagem se tornou um desafio aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a aprendizagem escolar e o gosto pela leitura. Atualmente, está claro que a leitura é muitas vezes imposta aos alunos, não existindo um incentivo real para despertar o gosto do educando em ler. Assim feita, a leitura torna-se maçante e desinteressante, de modo que os alunos criam verdadeira aversão a essa prática. Geralmente, também não existe o cuidado em adequar a leitura à faixa etária do aluno e à classe social, ou em buscar meios para tornar a prática atraente a eles. São muitos fatores que precisam ser vistos e repensados nesse sentido. Assim, a transformação das linguagens do texto narrativo ”Pai Contra Mãe”, escrito por Machado de Assis ao texto dramático, e as pesquisas histórico-sociais que visem a compor o cenário e o figurino de uma peça teatral, objetivando sua encenação, podem consistir formas criativas de tornar a leitura uma prática prazerosa para os alunos.Palavras-chave: Conto brasileiro. Leitura. Linguagem teatral. Machado de Assis.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/71010.25112/rp.v1i0.710Revista Prâksis; v. 1 (2011): Diálogos do Imaginário: a formação de identidades - Janeiro / Junho; 37-482448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710/805Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMitidieri, André LuisGehrke, Deisi Daiane2017-11-07T19:43:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/710Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-11-07T19:43:13Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER
title PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER
spellingShingle PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER
Mitidieri, André Luis
title_short PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER
title_full PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER
title_fullStr PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER
title_full_unstemmed PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER
title_sort PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER
author Mitidieri, André Luis
author_facet Mitidieri, André Luis
Gehrke, Deisi Daiane
author_role author
author2 Gehrke, Deisi Daiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mitidieri, André Luis
Gehrke, Deisi Daiane
description O principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no meio escolar, é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo. O que deveria ser básico no processo ensinoaprendizagem se tornou um desafio aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a aprendizagem escolar e o gosto pela leitura. Atualmente, está claro que a leitura é muitas vezes imposta aos alunos, não existindo um incentivo real para despertar o gosto do educando em ler. Assim feita, a leitura torna-se maçante e desinteressante, de modo que os alunos criam verdadeira aversão a essa prática. Geralmente, também não existe o cuidado em adequar a leitura à faixa etária do aluno e à classe social, ou em buscar meios para tornar a prática atraente a eles. São muitos fatores que precisam ser vistos e repensados nesse sentido. Assim, a transformação das linguagens do texto narrativo ”Pai Contra Mãe”, escrito por Machado de Assis ao texto dramático, e as pesquisas histórico-sociais que visem a compor o cenário e o figurino de uma peça teatral, objetivando sua encenação, podem consistir formas criativas de tornar a leitura uma prática prazerosa para os alunos.Palavras-chave: Conto brasileiro. Leitura. Linguagem teatral. Machado de Assis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710
10.25112/rp.v1i0.710
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710/805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2011): Diálogos do Imaginário: a formação de identidades - Janeiro / Junho; 37-48
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123878486016