PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710 |
Resumo: | O principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no meio escolar, é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo. O que deveria ser básico no processo ensinoaprendizagem se tornou um desafio aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a aprendizagem escolar e o gosto pela leitura. Atualmente, está claro que a leitura é muitas vezes imposta aos alunos, não existindo um incentivo real para despertar o gosto do educando em ler. Assim feita, a leitura torna-se maçante e desinteressante, de modo que os alunos criam verdadeira aversão a essa prática. Geralmente, também não existe o cuidado em adequar a leitura à faixa etária do aluno e à classe social, ou em buscar meios para tornar a prática atraente a eles. São muitos fatores que precisam ser vistos e repensados nesse sentido. Assim, a transformação das linguagens do texto narrativo ”Pai Contra Mãe”, escrito por Machado de Assis ao texto dramático, e as pesquisas histórico-sociais que visem a compor o cenário e o figurino de uma peça teatral, objetivando sua encenação, podem consistir formas criativas de tornar a leitura uma prática prazerosa para os alunos.Palavras-chave: Conto brasileiro. Leitura. Linguagem teatral. Machado de Assis. |
id |
Feevale-1_126756f58d68a782f6db605820f6254e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/710 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LERO principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no meio escolar, é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo. O que deveria ser básico no processo ensinoaprendizagem se tornou um desafio aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a aprendizagem escolar e o gosto pela leitura. Atualmente, está claro que a leitura é muitas vezes imposta aos alunos, não existindo um incentivo real para despertar o gosto do educando em ler. Assim feita, a leitura torna-se maçante e desinteressante, de modo que os alunos criam verdadeira aversão a essa prática. Geralmente, também não existe o cuidado em adequar a leitura à faixa etária do aluno e à classe social, ou em buscar meios para tornar a prática atraente a eles. São muitos fatores que precisam ser vistos e repensados nesse sentido. Assim, a transformação das linguagens do texto narrativo ”Pai Contra Mãe”, escrito por Machado de Assis ao texto dramático, e as pesquisas histórico-sociais que visem a compor o cenário e o figurino de uma peça teatral, objetivando sua encenação, podem consistir formas criativas de tornar a leitura uma prática prazerosa para os alunos.Palavras-chave: Conto brasileiro. Leitura. Linguagem teatral. Machado de Assis.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/71010.25112/rp.v1i0.710Revista Prâksis; v. 1 (2011): Diálogos do Imaginário: a formação de identidades - Janeiro / Junho; 37-482448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710/805Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMitidieri, André LuisGehrke, Deisi Daiane2017-11-07T19:43:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/710Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-11-07T19:43:13Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER |
title |
PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER |
spellingShingle |
PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER Mitidieri, André Luis |
title_short |
PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER |
title_full |
PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER |
title_fullStr |
PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER |
title_full_unstemmed |
PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER |
title_sort |
PAI CONTRA MÃE: RELEITURA DRAMÁTICA PARA GOSTAR DE LER |
author |
Mitidieri, André Luis |
author_facet |
Mitidieri, André Luis Gehrke, Deisi Daiane |
author_role |
author |
author2 |
Gehrke, Deisi Daiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mitidieri, André Luis Gehrke, Deisi Daiane |
description |
O principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no meio escolar, é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo. O que deveria ser básico no processo ensinoaprendizagem se tornou um desafio aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a aprendizagem escolar e o gosto pela leitura. Atualmente, está claro que a leitura é muitas vezes imposta aos alunos, não existindo um incentivo real para despertar o gosto do educando em ler. Assim feita, a leitura torna-se maçante e desinteressante, de modo que os alunos criam verdadeira aversão a essa prática. Geralmente, também não existe o cuidado em adequar a leitura à faixa etária do aluno e à classe social, ou em buscar meios para tornar a prática atraente a eles. São muitos fatores que precisam ser vistos e repensados nesse sentido. Assim, a transformação das linguagens do texto narrativo ”Pai Contra Mãe”, escrito por Machado de Assis ao texto dramático, e as pesquisas histórico-sociais que visem a compor o cenário e o figurino de uma peça teatral, objetivando sua encenação, podem consistir formas criativas de tornar a leitura uma prática prazerosa para os alunos.Palavras-chave: Conto brasileiro. Leitura. Linguagem teatral. Machado de Assis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710 10.25112/rp.v1i0.710 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/710/805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2011): Diálogos do Imaginário: a formação de identidades - Janeiro / Junho; 37-48 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123878486016 |