O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/577
Resumo: Este texto tem por base a análise parcial dos dados de uma pesquisa, ainda em andamento, que está sendo realizada com crianças entre cinco e oito anos de idade que freqüentam uma escola pública e outra privada de Porto Alegre, RS/Brasil. O texto parte da análise das principais teorias morais que são a base da proposta construtivista, apontando algumas insuficiências destas e, após, tece algumas considerações à luz da filosofia levinasiana, para que se possa visionar a possibilidade da educação pensada a partir da ética da alteridade, Educaiedade.Palavras-chave: Ética. Moral. Alteridade. Construtivismo. Educação Básica.
id Feevale-1_366c5440e1666774744dddef347eef9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/577
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!Este texto tem por base a análise parcial dos dados de uma pesquisa, ainda em andamento, que está sendo realizada com crianças entre cinco e oito anos de idade que freqüentam uma escola pública e outra privada de Porto Alegre, RS/Brasil. O texto parte da análise das principais teorias morais que são a base da proposta construtivista, apontando algumas insuficiências destas e, após, tece algumas considerações à luz da filosofia levinasiana, para que se possa visionar a possibilidade da educação pensada a partir da ética da alteridade, Educaiedade.Palavras-chave: Ética. Moral. Alteridade. Construtivismo. Educação Básica.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/57710.25112/rp.v2i0.577Revista Prâksis; v. 2 (2006): Educação e Ética - Julho / Dezembro; 9-162448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/577/549Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciana Ferreira da2017-07-06T22:10:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/577Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:50Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!
title O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!
spellingShingle O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!
Silva, Luciana Ferreira da
title_short O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!
title_full O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!
title_fullStr O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!
title_full_unstemmed O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!
title_sort O LOBO MAU TINHA FOME... E DERAM-LHE MINGAU!
author Silva, Luciana Ferreira da
author_facet Silva, Luciana Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Ferreira da
description Este texto tem por base a análise parcial dos dados de uma pesquisa, ainda em andamento, que está sendo realizada com crianças entre cinco e oito anos de idade que freqüentam uma escola pública e outra privada de Porto Alegre, RS/Brasil. O texto parte da análise das principais teorias morais que são a base da proposta construtivista, apontando algumas insuficiências destas e, após, tece algumas considerações à luz da filosofia levinasiana, para que se possa visionar a possibilidade da educação pensada a partir da ética da alteridade, Educaiedade.Palavras-chave: Ética. Moral. Alteridade. Construtivismo. Educação Básica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/577
10.25112/rp.v2i0.577
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/577
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/577/549
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2006): Educação e Ética - Julho / Dezembro; 9-16
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123462201345