A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES EM PORTUGAL-ESTUDO DE CASO DE UM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3792 |
Resumo: | No campo da educação, nos últimos anos, tem-se dado grande importância ao tema da motivação no contexto educativo, nomeadamente, a motivação dos professores, consequência da profissão docente ser constantemente alvo de inúmeros fatores de mudança que, inevitavelmente, poderão estar a contribuir para um decréscimo da motivação desta classe, da identificação com a profissão docente e do comprometimento perante as suas escolas e um aumento da insatisfação generalizada no trabalho (Day, 1999; Estrela, 2001). A literatura atual realça a Teoria da autodeterminação (self-determination theory - SDT) (Ryan; Deci, 2020), que revela grande importância na compreensão do processo motivacional e pressupõe três motivações básicas, as quais tornam os indivíduos mais autodeterminados e automotivados, elevando assim o seu crescimento psicológico. O presente estudo teve como principal objetivo o estudo das qualidades psicométricas da escala de motivação MWMS aplicada a 100 professores de um agrupamento de escolas em Portugal, na região sul do país e verificar se o mesmo determina alguma correlação entre os domínios em estudo. A análise fatorial indicou uma escala de 19 itens com estrutura de fatores semelhante à obtida nos estudos originais. A dimensão com melhor consistência interna é a regulação identificada e a regulação introjetada é a mais baixa. Os resultados mostram ainda que as qualidades psicométricas pouco ou nada se correlacionam com as dimensões motivacionais dos respondentes. |
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