DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ströher, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730
Resumo: Por ser a principal ferramenta metodológica da maior parte dos professores, o livro didático e, especialmente, suas imagens têm um poder de legitimar discursos historiográficos. Ciente dessa importância, o objetivo desta investigação é analisar o uso das imagens em algumas obras didáticas de História. Foram analisadas seis coleções de autores e editoras diferentes, todos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2005 e 2011. A temática escolhida é a história recente, considerada aquela que envolve os acontecimentos ocorridos nos contextos brasileiro e mundial a partir da década de 1980. Avaliando as obras consultadas, percebe-se que todas apresentam projetos gráficos atraentes e bom tratamento visual das imagens. No entanto, cabe destacar que a função que essas ocupam em relação aos textos que a acompanham é, muitas vezes, o de meras ilustrações, ou como documentos, os quais comprovam as informações escritas. Poucas vezes são tratadas como monumentos, isto é, fontes históricas que dialogam e questionam os textos, instigando os alunos a pensar sobre elas. Quando não problematizadas, desconsideram-se as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na produção dessas representações visuais, produzindo “verdades” únicas ou versões ditas “oficiais” e contribuindo para uma história acrítica e distante da realidade dos alunos.Palavras-chave: Imagem. Livro didático. História. Documento. Monumento.
id Feevale-1_69e29fa403f07c374c937508e5f8ff61
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/730
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOSPor ser a principal ferramenta metodológica da maior parte dos professores, o livro didático e, especialmente, suas imagens têm um poder de legitimar discursos historiográficos. Ciente dessa importância, o objetivo desta investigação é analisar o uso das imagens em algumas obras didáticas de História. Foram analisadas seis coleções de autores e editoras diferentes, todos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2005 e 2011. A temática escolhida é a história recente, considerada aquela que envolve os acontecimentos ocorridos nos contextos brasileiro e mundial a partir da década de 1980. Avaliando as obras consultadas, percebe-se que todas apresentam projetos gráficos atraentes e bom tratamento visual das imagens. No entanto, cabe destacar que a função que essas ocupam em relação aos textos que a acompanham é, muitas vezes, o de meras ilustrações, ou como documentos, os quais comprovam as informações escritas. Poucas vezes são tratadas como monumentos, isto é, fontes históricas que dialogam e questionam os textos, instigando os alunos a pensar sobre elas. Quando não problematizadas, desconsideram-se as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na produção dessas representações visuais, produzindo “verdades” únicas ou versões ditas “oficiais” e contribuindo para uma história acrítica e distante da realidade dos alunos.Palavras-chave: Imagem. Livro didático. História. Documento. Monumento.Universidade Feevale2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/73010.25112/rp.v2i0.730Revista Prâksis; v. 2 (2012): Infância, Cultura e Educação - Julho / Dezembro; 27-362448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730/847Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessStröher, Carlos Eduardo2017-07-06T22:10:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/730Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
title DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
spellingShingle DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
Ströher, Carlos Eduardo
title_short DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_full DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_fullStr DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_full_unstemmed DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
title_sort DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
author Ströher, Carlos Eduardo
author_facet Ströher, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ströher, Carlos Eduardo
description Por ser a principal ferramenta metodológica da maior parte dos professores, o livro didático e, especialmente, suas imagens têm um poder de legitimar discursos historiográficos. Ciente dessa importância, o objetivo desta investigação é analisar o uso das imagens em algumas obras didáticas de História. Foram analisadas seis coleções de autores e editoras diferentes, todos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2005 e 2011. A temática escolhida é a história recente, considerada aquela que envolve os acontecimentos ocorridos nos contextos brasileiro e mundial a partir da década de 1980. Avaliando as obras consultadas, percebe-se que todas apresentam projetos gráficos atraentes e bom tratamento visual das imagens. No entanto, cabe destacar que a função que essas ocupam em relação aos textos que a acompanham é, muitas vezes, o de meras ilustrações, ou como documentos, os quais comprovam as informações escritas. Poucas vezes são tratadas como monumentos, isto é, fontes históricas que dialogam e questionam os textos, instigando os alunos a pensar sobre elas. Quando não problematizadas, desconsideram-se as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na produção dessas representações visuais, produzindo “verdades” únicas ou versões ditas “oficiais” e contribuindo para uma história acrítica e distante da realidade dos alunos.Palavras-chave: Imagem. Livro didático. História. Documento. Monumento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730
10.25112/rp.v2i0.730
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730/847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2012): Infância, Cultura e Educação - Julho / Dezembro; 27-36
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123902603264