DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730 |
Resumo: | Por ser a principal ferramenta metodológica da maior parte dos professores, o livro didático e, especialmente, suas imagens têm um poder de legitimar discursos historiográficos. Ciente dessa importância, o objetivo desta investigação é analisar o uso das imagens em algumas obras didáticas de História. Foram analisadas seis coleções de autores e editoras diferentes, todos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2005 e 2011. A temática escolhida é a história recente, considerada aquela que envolve os acontecimentos ocorridos nos contextos brasileiro e mundial a partir da década de 1980. Avaliando as obras consultadas, percebe-se que todas apresentam projetos gráficos atraentes e bom tratamento visual das imagens. No entanto, cabe destacar que a função que essas ocupam em relação aos textos que a acompanham é, muitas vezes, o de meras ilustrações, ou como documentos, os quais comprovam as informações escritas. Poucas vezes são tratadas como monumentos, isto é, fontes históricas que dialogam e questionam os textos, instigando os alunos a pensar sobre elas. Quando não problematizadas, desconsideram-se as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na produção dessas representações visuais, produzindo “verdades” únicas ou versões ditas “oficiais” e contribuindo para uma história acrítica e distante da realidade dos alunos.Palavras-chave: Imagem. Livro didático. História. Documento. Monumento. |
id |
Feevale-1_69e29fa403f07c374c937508e5f8ff61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/730 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOSPor ser a principal ferramenta metodológica da maior parte dos professores, o livro didático e, especialmente, suas imagens têm um poder de legitimar discursos historiográficos. Ciente dessa importância, o objetivo desta investigação é analisar o uso das imagens em algumas obras didáticas de História. Foram analisadas seis coleções de autores e editoras diferentes, todos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2005 e 2011. A temática escolhida é a história recente, considerada aquela que envolve os acontecimentos ocorridos nos contextos brasileiro e mundial a partir da década de 1980. Avaliando as obras consultadas, percebe-se que todas apresentam projetos gráficos atraentes e bom tratamento visual das imagens. No entanto, cabe destacar que a função que essas ocupam em relação aos textos que a acompanham é, muitas vezes, o de meras ilustrações, ou como documentos, os quais comprovam as informações escritas. Poucas vezes são tratadas como monumentos, isto é, fontes históricas que dialogam e questionam os textos, instigando os alunos a pensar sobre elas. Quando não problematizadas, desconsideram-se as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na produção dessas representações visuais, produzindo “verdades” únicas ou versões ditas “oficiais” e contribuindo para uma história acrítica e distante da realidade dos alunos.Palavras-chave: Imagem. Livro didático. História. Documento. Monumento.Universidade Feevale2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/73010.25112/rp.v2i0.730Revista Prâksis; v. 2 (2012): Infância, Cultura e Educação - Julho / Dezembro; 27-362448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730/847Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessStröher, Carlos Eduardo2017-07-06T22:10:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/730Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title |
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS |
spellingShingle |
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS Ströher, Carlos Eduardo |
title_short |
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_full |
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_fullStr |
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_full_unstemmed |
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS |
title_sort |
DE OLHO NAS FIGURAS: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DAS IMAGENS DA HISTÓRIA RECENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS |
author |
Ströher, Carlos Eduardo |
author_facet |
Ströher, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ströher, Carlos Eduardo |
description |
Por ser a principal ferramenta metodológica da maior parte dos professores, o livro didático e, especialmente, suas imagens têm um poder de legitimar discursos historiográficos. Ciente dessa importância, o objetivo desta investigação é analisar o uso das imagens em algumas obras didáticas de História. Foram analisadas seis coleções de autores e editoras diferentes, todos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2005 e 2011. A temática escolhida é a história recente, considerada aquela que envolve os acontecimentos ocorridos nos contextos brasileiro e mundial a partir da década de 1980. Avaliando as obras consultadas, percebe-se que todas apresentam projetos gráficos atraentes e bom tratamento visual das imagens. No entanto, cabe destacar que a função que essas ocupam em relação aos textos que a acompanham é, muitas vezes, o de meras ilustrações, ou como documentos, os quais comprovam as informações escritas. Poucas vezes são tratadas como monumentos, isto é, fontes históricas que dialogam e questionam os textos, instigando os alunos a pensar sobre elas. Quando não problematizadas, desconsideram-se as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na produção dessas representações visuais, produzindo “verdades” únicas ou versões ditas “oficiais” e contribuindo para uma história acrítica e distante da realidade dos alunos.Palavras-chave: Imagem. Livro didático. História. Documento. Monumento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730 10.25112/rp.v2i0.730 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v2i0.730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/730/847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2012): Infância, Cultura e Educação - Julho / Dezembro; 27-36 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123902603264 |