A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586 |
Resumo: | A necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos. |
id |
Feevale-1_bd1b57f6e171aa1fa47bf4de0faac482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2586 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTEEscola ribeirinhaPandemiaSaberes pedagógicosTecnologiaA necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/258610.25112/rpr.v3.2586Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 56-762448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586/2915Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Larissa Batista dos Backes, LucianaGabriel, Naidi CarmenFelicetti, Vera Lucia2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2586Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE |
title |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE Santos, Larissa Batista dos Escola ribeirinha Pandemia Saberes pedagógicos Tecnologia |
title_short |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE |
title_full |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE |
title_sort |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE |
author |
Santos, Larissa Batista dos |
author_facet |
Santos, Larissa Batista dos Backes, Luciana Gabriel, Naidi Carmen Felicetti, Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Backes, Luciana Gabriel, Naidi Carmen Felicetti, Vera Lucia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Larissa Batista dos Backes, Luciana Gabriel, Naidi Carmen Felicetti, Vera Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola ribeirinha Pandemia Saberes pedagógicos Tecnologia |
topic |
Escola ribeirinha Pandemia Saberes pedagógicos Tecnologia |
description |
A necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586 10.25112/rpr.v3.2586 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3.2586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586/2915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 56-76 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125363269632 |