Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/238 |
Resumo: | A prática docente possui papel fundamental no campo educacional em qualquer nível de ensino. Logo, as ações dos professores na escola devem espelhar o contexto vivido pelos estudantes, sobretudo em turmas multianos ribeirinhas nas quais o universo é plural. As práticas docentes nas escolas campesinas têm mobilizado diversos estudos e novos argumentos ganham potência a partir das pesquisas de Oliveira (2008), Hage (2011), Lopes (2013) e Bem (2016). O que demonstra a importância de discutir as práticas desenvolvidas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em turmas multianos. Ao longo de nove meses (julho de 2016 a abril 2017) entrevistamos e realizamos observações nas salas de aula de três professores em uma escola ribeirinha do município de Ponta de Pedras, Ilha de Marajó, Pará. Neste artigo objetivamos analisar o desenvolvimento de uma prática docente, intitulada Biojoia, que integra conteúdos matemáticos trabalhados nos Anos Iniciais da Educação Básica a outras áreas do conhecimento. Como resultado, compreendemos que o projeto biojoia contribuiu para o aprendizado dos alunos no que diz respeito as operações matemáticas de adição e multiplicação; valor monetário; números decimais; unidade; dezena e centena, bem como sobre a extração adequada de sementes e outras matérias-primas de modo a preservar as florestas. Conclui-se que a vida ribeirinha amazônica – se reatualizada pelas práticas educativas nas escolas – permite a afirmação e atualização da diversidade sociocultural da região. |
id |
UFPA-6_5814eb475c8450ac925eb82f9decd71b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/238 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da BiojoiaPrática docenteEscola RibeirinhaMatemática nos Anos IniciaisIntegração de saberesA prática docente possui papel fundamental no campo educacional em qualquer nível de ensino. Logo, as ações dos professores na escola devem espelhar o contexto vivido pelos estudantes, sobretudo em turmas multianos ribeirinhas nas quais o universo é plural. As práticas docentes nas escolas campesinas têm mobilizado diversos estudos e novos argumentos ganham potência a partir das pesquisas de Oliveira (2008), Hage (2011), Lopes (2013) e Bem (2016). O que demonstra a importância de discutir as práticas desenvolvidas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em turmas multianos. Ao longo de nove meses (julho de 2016 a abril 2017) entrevistamos e realizamos observações nas salas de aula de três professores em uma escola ribeirinha do município de Ponta de Pedras, Ilha de Marajó, Pará. Neste artigo objetivamos analisar o desenvolvimento de uma prática docente, intitulada Biojoia, que integra conteúdos matemáticos trabalhados nos Anos Iniciais da Educação Básica a outras áreas do conhecimento. Como resultado, compreendemos que o projeto biojoia contribuiu para o aprendizado dos alunos no que diz respeito as operações matemáticas de adição e multiplicação; valor monetário; números decimais; unidade; dezena e centena, bem como sobre a extração adequada de sementes e outras matérias-primas de modo a preservar as florestas. Conclui-se que a vida ribeirinha amazônica – se reatualizada pelas práticas educativas nas escolas – permite a afirmação e atualização da diversidade sociocultural da região.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/238REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/238/239Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares Pires, EsmeraldoFarias da Silva , Carlos Aldemir2022-10-15T13:30:08Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/238Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:08Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia |
title |
Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia |
spellingShingle |
Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia Tavares Pires, Esmeraldo Prática docente Escola Ribeirinha Matemática nos Anos Iniciais Integração de saberes |
title_short |
Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia |
title_full |
Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia |
title_fullStr |
Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia |
title_full_unstemmed |
Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia |
title_sort |
Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia |
author |
Tavares Pires, Esmeraldo |
author_facet |
Tavares Pires, Esmeraldo Farias da Silva , Carlos Aldemir |
author_role |
author |
author2 |
Farias da Silva , Carlos Aldemir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares Pires, Esmeraldo Farias da Silva , Carlos Aldemir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Escola Ribeirinha Matemática nos Anos Iniciais Integração de saberes |
topic |
Prática docente Escola Ribeirinha Matemática nos Anos Iniciais Integração de saberes |
description |
A prática docente possui papel fundamental no campo educacional em qualquer nível de ensino. Logo, as ações dos professores na escola devem espelhar o contexto vivido pelos estudantes, sobretudo em turmas multianos ribeirinhas nas quais o universo é plural. As práticas docentes nas escolas campesinas têm mobilizado diversos estudos e novos argumentos ganham potência a partir das pesquisas de Oliveira (2008), Hage (2011), Lopes (2013) e Bem (2016). O que demonstra a importância de discutir as práticas desenvolvidas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em turmas multianos. Ao longo de nove meses (julho de 2016 a abril 2017) entrevistamos e realizamos observações nas salas de aula de três professores em uma escola ribeirinha do município de Ponta de Pedras, Ilha de Marajó, Pará. Neste artigo objetivamos analisar o desenvolvimento de uma prática docente, intitulada Biojoia, que integra conteúdos matemáticos trabalhados nos Anos Iniciais da Educação Básica a outras áreas do conhecimento. Como resultado, compreendemos que o projeto biojoia contribuiu para o aprendizado dos alunos no que diz respeito as operações matemáticas de adição e multiplicação; valor monetário; números decimais; unidade; dezena e centena, bem como sobre a extração adequada de sementes e outras matérias-primas de modo a preservar as florestas. Conclui-se que a vida ribeirinha amazônica – se reatualizada pelas práticas educativas nas escolas – permite a afirmação e atualização da diversidade sociocultural da região. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/238 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/238/239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 12 n. 26 (2017) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003549573120 |