Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares Pires, Esmeraldo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farias da Silva , Carlos Aldemir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/238
Resumo: A prática docente possui papel fundamental no campo educacional em qualquer nível de ensino. Logo, as ações dos professores na escola devem espelhar o contexto vivido pelos estudantes, sobretudo em turmas  multianos  ribeirinhas  nas  quais  o  universo  é  plural.  As  práticas  docentes  nas  escolas campesinas têm mobilizado diversos estudos e novos argumentos ganham potência a partir das pesquisas  de  Oliveira  (2008),  Hage  (2011),  Lopes  (2013)  e  Bem  (2016).  O  que  demonstra  a importância  de  discutir  as práticas  desenvolvidas  pelos  professores  dos  Anos  Iniciais do  Ensino Fundamental  em  turmas  multianos.  Ao  longo  de  nove  meses  (julho  de  2016  a  abril  2017) entrevistamos e realizamos observações nas salas de aula de três professores em uma escola ribeirinha do município de Ponta de Pedras, Ilha de Marajó, Pará. Neste artigo objetivamos analisar o desenvolvimento  de  uma  prática  docente,  intitulada  Biojoia,  que  integra  conteúdos  matemáticos trabalhados nos Anos Iniciais da Educação Básica a outras áreas do conhecimento. Como resultado, compreendemos que o projeto biojoia contribuiu para o aprendizado dos alunos no que diz respeito as operações  matemáticas  de  adição  e  multiplicação;  valor  monetário;  números  decimais;  unidade; dezena e centena, bem como sobre a extração adequada de sementes e outras matérias-primas de modo a preservar as florestas. Conclui-se que a vida ribeirinha amazônica – se reatualizada pelas práticas educativas nas escolas – permite a afirmação e atualização da diversidade sociocultural da região.
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