PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Silva da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Sanfelice, Gustavo Roese
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649
Resumo: Nas últimas décadas, ocorreram diversas transformações no campo da Educação. No que diz respeito à Formação de Professores, essas mudanças estão relacionadas às reconfigurações no mundo do trabalho, à formulação de novas políticas públicas e a revolução tecnológica. Em relação a essas mudanças, o discurso oficial aponta para a necessidade de currículos organizados em processos que privilegiem a tematização dos conhecimentos escolarizados, dos saberes da experiência e que priorizem a formação profissional a partir da realidade. Propomos, com este artigo, debater os diferentes encaminhamentos e mecanismos que tensionam a formação dos professores em nossa sociedade, sejam os aspectos da profissionalização e da proletarização dos docentes ou os pareceres e as resoluções do Conselho Nacional de Educação, que regulamentam essa formação.Palavras-chave: Formação. Políticas Públicas. Profissionalização.
id Feevale-1_cb5e2f9f217943a6f915118083c79379
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/649
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃONas últimas décadas, ocorreram diversas transformações no campo da Educação. No que diz respeito à Formação de Professores, essas mudanças estão relacionadas às reconfigurações no mundo do trabalho, à formulação de novas políticas públicas e a revolução tecnológica. Em relação a essas mudanças, o discurso oficial aponta para a necessidade de currículos organizados em processos que privilegiem a tematização dos conhecimentos escolarizados, dos saberes da experiência e que priorizem a formação profissional a partir da realidade. Propomos, com este artigo, debater os diferentes encaminhamentos e mecanismos que tensionam a formação dos professores em nossa sociedade, sejam os aspectos da profissionalização e da proletarização dos docentes ou os pareceres e as resoluções do Conselho Nacional de Educação, que regulamentam essa formação.Palavras-chave: Formação. Políticas Públicas. Profissionalização.Universidade Feevale2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/64910.25112/rp.v2i0.649Revista Prâksis; v. 2 (2008): Educação, Trabalho e Juventude; 31-382448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649/684Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo Silva daSanfelice, Gustavo Roese2017-07-06T22:10:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/649Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:37Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO
title PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO
spellingShingle PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO
Silva, Marcelo Silva da
title_short PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO
title_full PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO
title_fullStr PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO
title_full_unstemmed PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO
title_sort PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO
author Silva, Marcelo Silva da
author_facet Silva, Marcelo Silva da
Sanfelice, Gustavo Roese
author_role author
author2 Sanfelice, Gustavo Roese
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo Silva da
Sanfelice, Gustavo Roese
description Nas últimas décadas, ocorreram diversas transformações no campo da Educação. No que diz respeito à Formação de Professores, essas mudanças estão relacionadas às reconfigurações no mundo do trabalho, à formulação de novas políticas públicas e a revolução tecnológica. Em relação a essas mudanças, o discurso oficial aponta para a necessidade de currículos organizados em processos que privilegiem a tematização dos conhecimentos escolarizados, dos saberes da experiência e que priorizem a formação profissional a partir da realidade. Propomos, com este artigo, debater os diferentes encaminhamentos e mecanismos que tensionam a formação dos professores em nossa sociedade, sejam os aspectos da profissionalização e da proletarização dos docentes ou os pareceres e as resoluções do Conselho Nacional de Educação, que regulamentam essa formação.Palavras-chave: Formação. Políticas Públicas. Profissionalização.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649
10.25112/rp.v2i0.649
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649/684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2008): Educação, Trabalho e Juventude; 31-38
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123807182848