PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649 |
Resumo: | Nas últimas décadas, ocorreram diversas transformações no campo da Educação. No que diz respeito à Formação de Professores, essas mudanças estão relacionadas às reconfigurações no mundo do trabalho, à formulação de novas políticas públicas e a revolução tecnológica. Em relação a essas mudanças, o discurso oficial aponta para a necessidade de currículos organizados em processos que privilegiem a tematização dos conhecimentos escolarizados, dos saberes da experiência e que priorizem a formação profissional a partir da realidade. Propomos, com este artigo, debater os diferentes encaminhamentos e mecanismos que tensionam a formação dos professores em nossa sociedade, sejam os aspectos da profissionalização e da proletarização dos docentes ou os pareceres e as resoluções do Conselho Nacional de Educação, que regulamentam essa formação.Palavras-chave: Formação. Políticas Públicas. Profissionalização. |
id |
Feevale-1_cb5e2f9f217943a6f915118083c79379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/649 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃONas últimas décadas, ocorreram diversas transformações no campo da Educação. No que diz respeito à Formação de Professores, essas mudanças estão relacionadas às reconfigurações no mundo do trabalho, à formulação de novas políticas públicas e a revolução tecnológica. Em relação a essas mudanças, o discurso oficial aponta para a necessidade de currículos organizados em processos que privilegiem a tematização dos conhecimentos escolarizados, dos saberes da experiência e que priorizem a formação profissional a partir da realidade. Propomos, com este artigo, debater os diferentes encaminhamentos e mecanismos que tensionam a formação dos professores em nossa sociedade, sejam os aspectos da profissionalização e da proletarização dos docentes ou os pareceres e as resoluções do Conselho Nacional de Educação, que regulamentam essa formação.Palavras-chave: Formação. Políticas Públicas. Profissionalização.Universidade Feevale2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/64910.25112/rp.v2i0.649Revista Prâksis; v. 2 (2008): Educação, Trabalho e Juventude; 31-382448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649/684Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo Silva daSanfelice, Gustavo Roese2017-07-06T22:10:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/649Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:37Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO |
title |
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO |
spellingShingle |
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO Silva, Marcelo Silva da |
title_short |
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO |
title_full |
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO |
title_fullStr |
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO |
title_sort |
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO |
author |
Silva, Marcelo Silva da |
author_facet |
Silva, Marcelo Silva da Sanfelice, Gustavo Roese |
author_role |
author |
author2 |
Sanfelice, Gustavo Roese |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Silva da Sanfelice, Gustavo Roese |
description |
Nas últimas décadas, ocorreram diversas transformações no campo da Educação. No que diz respeito à Formação de Professores, essas mudanças estão relacionadas às reconfigurações no mundo do trabalho, à formulação de novas políticas públicas e a revolução tecnológica. Em relação a essas mudanças, o discurso oficial aponta para a necessidade de currículos organizados em processos que privilegiem a tematização dos conhecimentos escolarizados, dos saberes da experiência e que priorizem a formação profissional a partir da realidade. Propomos, com este artigo, debater os diferentes encaminhamentos e mecanismos que tensionam a formação dos professores em nossa sociedade, sejam os aspectos da profissionalização e da proletarização dos docentes ou os pareceres e as resoluções do Conselho Nacional de Educação, que regulamentam essa formação.Palavras-chave: Formação. Políticas Públicas. Profissionalização. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649 10.25112/rp.v2i0.649 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v2i0.649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/649/684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2008): Educação, Trabalho e Juventude; 31-38 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123807182848 |