MEDIAÇÃO: GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/833 |
Resumo: | O presente estudo teve como principais objetivos identificar a perspectiva sistêmica de mediação no gerenciamento de conflitos e crises organizacionais e apresentar uma orientação paradigmática alternativa aos líderes organizacionais na condução destes processos. Além disso, teve o intuito de propor pontos de reflexão sobre a prática da mediação, para que seja possível a superação do clássico esquema adversarial – ainda adotado pela maioria dos dirigentes - e a visualização de um sistema mais cooperativo, que contemple a complexidade da realidade social e organizacional. Evidencia-se uma função que transcende a administrativa e abrange uma dimensão onde exige-se profissionais capacitados e orientados para exercerem o papel de mediadores organizacionais, o que implica numa consciência voltada à concepção sistêmica de mediação no gerenciamento de disputas organizacionais, onde o mediador atua como facilitador dos processos de identificação, discussão e resolução das questões divergentes, promovendo o diálogo e a participação na sua plenitude e transformando condições destrutivas em construtivas.Palavras-chave: Mediação. Crise. Negociação. Organização. Públicos |
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MEDIAÇÃO: GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALO presente estudo teve como principais objetivos identificar a perspectiva sistêmica de mediação no gerenciamento de conflitos e crises organizacionais e apresentar uma orientação paradigmática alternativa aos líderes organizacionais na condução destes processos. Além disso, teve o intuito de propor pontos de reflexão sobre a prática da mediação, para que seja possível a superação do clássico esquema adversarial – ainda adotado pela maioria dos dirigentes - e a visualização de um sistema mais cooperativo, que contemple a complexidade da realidade social e organizacional. Evidencia-se uma função que transcende a administrativa e abrange uma dimensão onde exige-se profissionais capacitados e orientados para exercerem o papel de mediadores organizacionais, o que implica numa consciência voltada à concepção sistêmica de mediação no gerenciamento de disputas organizacionais, onde o mediador atua como facilitador dos processos de identificação, discussão e resolução das questões divergentes, promovendo o diálogo e a participação na sua plenitude e transformando condições destrutivas em construtivas.Palavras-chave: Mediação. Crise. Negociação. Organização. PúblicosUniversidade Feevale2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/83310.25112/rgd.v3i1.833Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 3 n. 1 (2006): Janeiro / Junho2446-68751807-543610.25112/rgd.v3i1reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/833/1045Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Cíntia2019-02-13T22:31:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/833Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:31:42Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
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