REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/909 |
Resumo: | Muitos são os temas abordados e as atitudes sugeridas pelas campanhas publicitárias, mas aquelas dirigidas para a população feminina trazem alguns aspectos bem marcantes, principalmente no que diz respeito ao comportamento, ao gosto, à desenvoltura, aos ideais, à aparência feminina. Em muitos momentos, a mulher pode se sentir como que orientada por um manual de comportamento social, papel agora exercido pela publicidade. Por outro lado, viu-se, a partir de 2005, a presença de anúncios publicitários que rompiam com esse posicionamento, como a proposta da empresa Dove. O objetivo deste artigo é analisar a campanha intitulada Real beleza Dove, buscando respostas para o seguinte problema: a campanha da empresa Dove propõe uma reestruturação do imaginário feminino ou, simplesmente, aponta para outra estratégia de marketing? A análise da campanha é realizada através do uso da Hermenêutica da Profundidade de Thompson.Palavras-chave: Campanha pela Real Beleza. Imaginário. Corpo Feminino. Publicidade. |
id |
Feevale-2_99bd5354ed0b120b76a19925fe1aef76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/909 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA?Muitos são os temas abordados e as atitudes sugeridas pelas campanhas publicitárias, mas aquelas dirigidas para a população feminina trazem alguns aspectos bem marcantes, principalmente no que diz respeito ao comportamento, ao gosto, à desenvoltura, aos ideais, à aparência feminina. Em muitos momentos, a mulher pode se sentir como que orientada por um manual de comportamento social, papel agora exercido pela publicidade. Por outro lado, viu-se, a partir de 2005, a presença de anúncios publicitários que rompiam com esse posicionamento, como a proposta da empresa Dove. O objetivo deste artigo é analisar a campanha intitulada Real beleza Dove, buscando respostas para o seguinte problema: a campanha da empresa Dove propõe uma reestruturação do imaginário feminino ou, simplesmente, aponta para outra estratégia de marketing? A análise da campanha é realizada através do uso da Hermenêutica da Profundidade de Thompson.Palavras-chave: Campanha pela Real Beleza. Imaginário. Corpo Feminino. Publicidade.Universidade Feevale2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/90910.25112/rgd.v5i1.909Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 5 n. 1 (2008): Janeiro / Junho2446-68751807-543610.25112/rgd.v5i1reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/909/1188Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Denise Castilhos deSanfelice, Gustavo Roese2019-02-13T22:29:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/909Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:29:40Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA? |
title |
REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA? |
spellingShingle |
REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA? Araújo, Denise Castilhos de |
title_short |
REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA? |
title_full |
REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA? |
title_fullStr |
REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA? |
title_full_unstemmed |
REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA? |
title_sort |
REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA? |
author |
Araújo, Denise Castilhos de |
author_facet |
Araújo, Denise Castilhos de Sanfelice, Gustavo Roese |
author_role |
author |
author2 |
Sanfelice, Gustavo Roese |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Denise Castilhos de Sanfelice, Gustavo Roese |
description |
Muitos são os temas abordados e as atitudes sugeridas pelas campanhas publicitárias, mas aquelas dirigidas para a população feminina trazem alguns aspectos bem marcantes, principalmente no que diz respeito ao comportamento, ao gosto, à desenvoltura, aos ideais, à aparência feminina. Em muitos momentos, a mulher pode se sentir como que orientada por um manual de comportamento social, papel agora exercido pela publicidade. Por outro lado, viu-se, a partir de 2005, a presença de anúncios publicitários que rompiam com esse posicionamento, como a proposta da empresa Dove. O objetivo deste artigo é analisar a campanha intitulada Real beleza Dove, buscando respostas para o seguinte problema: a campanha da empresa Dove propõe uma reestruturação do imaginário feminino ou, simplesmente, aponta para outra estratégia de marketing? A análise da campanha é realizada através do uso da Hermenêutica da Profundidade de Thompson.Palavras-chave: Campanha pela Real Beleza. Imaginário. Corpo Feminino. Publicidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/909 10.25112/rgd.v5i1.909 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/909 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v5i1.909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/909/1188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 5 n. 1 (2008): Janeiro / Junho 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v5i1 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325144742002688 |