DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dopico, Sabrina Isis Brugnarotto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gallon, Mônica da Silva, Rocha Filho, João Bernardes, Samuel, Lucius Rafael Sichonany
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186
Resumo: Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa sobre possíveis contribuições para o desenvolvimento de capacidades cognitivas de uma atividade baseada em Roleplaying Gamings (RPGs) como geradora de atitudes transdisciplinares. A atividade foi aplicada em alunos de uma turma de segundo ano de Ensino Médio de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, perfazendo dez aulas. Ao final de cada aula foram redigidas anotações, em um diário, pertinentes ao objetivo da pesquisa. Estas anotações compuseram o corpus de pesquisa analisado por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Posteriormente, no intuito de triangular as observações realizadas, anotações no diário de campo e as percepções dos estudantes que participaram da atividade, foi realizada uma entrevista com estudantes selecionados (um representante por grupo, totalizando cinco entrevistados), para verificar o quanto as ideias emergentes a partir da análise condiziam com a realidade investigada. Foram encontrados indícios de que os estudantes, em algum momento no processo da atividade lúdica, evidenciaram capacidades de reflexão, criatividade, cooperação, autonomia, além de apresentarem evidências do uso do pensamento complexo. Percebe-se a existência de diferentes níveis de realidade e do terceiro termo incluído nas discussões e resoluções dos problemas propostos pela atividade.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Cooperação. Cooperative Role Playing. Lúdico na educação. ABSTRACTThis paper presents and analyze the results of a research about the possible contribuitions for the development of cognitive capacities of an activity base on Roleplaying Gamings (RPGs) as the creator of transdiciplinary attitude. The activity was applied on students from a second year high school class on a scholl of Porto Alegre, on a total of 10 lectures. Notes were taken at the end of every lecture, on a dairy, concerning with the research's objectives. This notes became the data which made the research's corpus analyzed by the Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Afterwards, with the intention of triangulate the observations made, notes on the diary and the student's persception of the activity, enterviews were made with some of the students selected (a representative from the group), to verify if the emergent ideas from the analysis matched with the student's reality. It was found evidence that the students, in some point of the game process, evidentiated reflective, creative, cooperative and autonomy capacities, in addition to showing evidence of the complex thinking. They realized the different levels of realitu and the included third therm in the discussions and resolutions of the problems proposed by the activityKeywords: Transdisciplinary. Cooperation. Cooperative Role Playing. Playful in education.
id Feevale-3_2fd220b894d3e12a80552f89debe2b5c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1186
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa sobre possíveis contribuições para o desenvolvimento de capacidades cognitivas de uma atividade baseada em Roleplaying Gamings (RPGs) como geradora de atitudes transdisciplinares. A atividade foi aplicada em alunos de uma turma de segundo ano de Ensino Médio de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, perfazendo dez aulas. Ao final de cada aula foram redigidas anotações, em um diário, pertinentes ao objetivo da pesquisa. Estas anotações compuseram o corpus de pesquisa analisado por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Posteriormente, no intuito de triangular as observações realizadas, anotações no diário de campo e as percepções dos estudantes que participaram da atividade, foi realizada uma entrevista com estudantes selecionados (um representante por grupo, totalizando cinco entrevistados), para verificar o quanto as ideias emergentes a partir da análise condiziam com a realidade investigada. Foram encontrados indícios de que os estudantes, em algum momento no processo da atividade lúdica, evidenciaram capacidades de reflexão, criatividade, cooperação, autonomia, além de apresentarem evidências do uso do pensamento complexo. Percebe-se a existência de diferentes níveis de realidade e do terceiro termo incluído nas discussões e resoluções dos problemas propostos pela atividade.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Cooperação. Cooperative Role Playing. Lúdico na educação. ABSTRACTThis paper presents and analyze the results of a research about the possible contribuitions for the development of cognitive capacities of an activity base on Roleplaying Gamings (RPGs) as the creator of transdiciplinary attitude. The activity was applied on students from a second year high school class on a scholl of Porto Alegre, on a total of 10 lectures. Notes were taken at the end of every lecture, on a dairy, concerning with the research's objectives. This notes became the data which made the research's corpus analyzed by the Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Afterwards, with the intention of triangulate the observations made, notes on the diary and the student's persception of the activity, enterviews were made with some of the students selected (a representative from the group), to verify if the emergent ideas from the analysis matched with the student's reality. It was found evidence that the students, in some point of the game process, evidentiated reflective, creative, cooperative and autonomy capacities, in addition to showing evidence of the complex thinking. They realized the different levels of realitu and the included third therm in the discussions and resolutions of the problems proposed by the activityKeywords: Transdisciplinary. Cooperation. Cooperative Role Playing. Playful in education.Universidade Feevale2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/118610.25112/rco.v1i0.1186Revista Conhecimento Online; v. 1 (2018): Janeiro / Junho; 54-702176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186/2086Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessDopico, Sabrina Isis BrugnarottoGallon, Mônica da SilvaRocha Filho, João BernardesSamuel, Lucius Rafael Sichonany2019-08-17T01:11:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1186Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:11:21Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?
title DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?
spellingShingle DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?
Dopico, Sabrina Isis Brugnarotto
title_short DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?
title_full DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?
title_fullStr DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?
title_full_unstemmed DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?
title_sort DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?
author Dopico, Sabrina Isis Brugnarotto
author_facet Dopico, Sabrina Isis Brugnarotto
Gallon, Mônica da Silva
Rocha Filho, João Bernardes
Samuel, Lucius Rafael Sichonany
author_role author
author2 Gallon, Mônica da Silva
Rocha Filho, João Bernardes
Samuel, Lucius Rafael Sichonany
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dopico, Sabrina Isis Brugnarotto
Gallon, Mônica da Silva
Rocha Filho, João Bernardes
Samuel, Lucius Rafael Sichonany
description Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa sobre possíveis contribuições para o desenvolvimento de capacidades cognitivas de uma atividade baseada em Roleplaying Gamings (RPGs) como geradora de atitudes transdisciplinares. A atividade foi aplicada em alunos de uma turma de segundo ano de Ensino Médio de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, perfazendo dez aulas. Ao final de cada aula foram redigidas anotações, em um diário, pertinentes ao objetivo da pesquisa. Estas anotações compuseram o corpus de pesquisa analisado por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Posteriormente, no intuito de triangular as observações realizadas, anotações no diário de campo e as percepções dos estudantes que participaram da atividade, foi realizada uma entrevista com estudantes selecionados (um representante por grupo, totalizando cinco entrevistados), para verificar o quanto as ideias emergentes a partir da análise condiziam com a realidade investigada. Foram encontrados indícios de que os estudantes, em algum momento no processo da atividade lúdica, evidenciaram capacidades de reflexão, criatividade, cooperação, autonomia, além de apresentarem evidências do uso do pensamento complexo. Percebe-se a existência de diferentes níveis de realidade e do terceiro termo incluído nas discussões e resoluções dos problemas propostos pela atividade.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Cooperação. Cooperative Role Playing. Lúdico na educação. ABSTRACTThis paper presents and analyze the results of a research about the possible contribuitions for the development of cognitive capacities of an activity base on Roleplaying Gamings (RPGs) as the creator of transdiciplinary attitude. The activity was applied on students from a second year high school class on a scholl of Porto Alegre, on a total of 10 lectures. Notes were taken at the end of every lecture, on a dairy, concerning with the research's objectives. This notes became the data which made the research's corpus analyzed by the Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Afterwards, with the intention of triangulate the observations made, notes on the diary and the student's persception of the activity, enterviews were made with some of the students selected (a representative from the group), to verify if the emergent ideas from the analysis matched with the student's reality. It was found evidence that the students, in some point of the game process, evidentiated reflective, creative, cooperative and autonomy capacities, in addition to showing evidence of the complex thinking. They realized the different levels of realitu and the included third therm in the discussions and resolutions of the problems proposed by the activityKeywords: Transdisciplinary. Cooperation. Cooperative Role Playing. Playful in education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186
10.25112/rco.v1i0.1186
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.1186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186/2086
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2018): Janeiro / Junho; 54-70
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320930129182720