DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186 |
Resumo: | Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa sobre possíveis contribuições para o desenvolvimento de capacidades cognitivas de uma atividade baseada em Roleplaying Gamings (RPGs) como geradora de atitudes transdisciplinares. A atividade foi aplicada em alunos de uma turma de segundo ano de Ensino Médio de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, perfazendo dez aulas. Ao final de cada aula foram redigidas anotações, em um diário, pertinentes ao objetivo da pesquisa. Estas anotações compuseram o corpus de pesquisa analisado por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Posteriormente, no intuito de triangular as observações realizadas, anotações no diário de campo e as percepções dos estudantes que participaram da atividade, foi realizada uma entrevista com estudantes selecionados (um representante por grupo, totalizando cinco entrevistados), para verificar o quanto as ideias emergentes a partir da análise condiziam com a realidade investigada. Foram encontrados indícios de que os estudantes, em algum momento no processo da atividade lúdica, evidenciaram capacidades de reflexão, criatividade, cooperação, autonomia, além de apresentarem evidências do uso do pensamento complexo. Percebe-se a existência de diferentes níveis de realidade e do terceiro termo incluído nas discussões e resoluções dos problemas propostos pela atividade.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Cooperação. Cooperative Role Playing. Lúdico na educação. ABSTRACTThis paper presents and analyze the results of a research about the possible contribuitions for the development of cognitive capacities of an activity base on Roleplaying Gamings (RPGs) as the creator of transdiciplinary attitude. The activity was applied on students from a second year high school class on a scholl of Porto Alegre, on a total of 10 lectures. Notes were taken at the end of every lecture, on a dairy, concerning with the research's objectives. This notes became the data which made the research's corpus analyzed by the Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Afterwards, with the intention of triangulate the observations made, notes on the diary and the student's persception of the activity, enterviews were made with some of the students selected (a representative from the group), to verify if the emergent ideas from the analysis matched with the student's reality. It was found evidence that the students, in some point of the game process, evidentiated reflective, creative, cooperative and autonomy capacities, in addition to showing evidence of the complex thinking. They realized the different levels of realitu and the included third therm in the discussions and resolutions of the problems proposed by the activityKeywords: Transdisciplinary. Cooperation. Cooperative Role Playing. Playful in education. |
id |
Feevale-3_2fd220b894d3e12a80552f89debe2b5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1186 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa sobre possíveis contribuições para o desenvolvimento de capacidades cognitivas de uma atividade baseada em Roleplaying Gamings (RPGs) como geradora de atitudes transdisciplinares. A atividade foi aplicada em alunos de uma turma de segundo ano de Ensino Médio de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, perfazendo dez aulas. Ao final de cada aula foram redigidas anotações, em um diário, pertinentes ao objetivo da pesquisa. Estas anotações compuseram o corpus de pesquisa analisado por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Posteriormente, no intuito de triangular as observações realizadas, anotações no diário de campo e as percepções dos estudantes que participaram da atividade, foi realizada uma entrevista com estudantes selecionados (um representante por grupo, totalizando cinco entrevistados), para verificar o quanto as ideias emergentes a partir da análise condiziam com a realidade investigada. Foram encontrados indícios de que os estudantes, em algum momento no processo da atividade lúdica, evidenciaram capacidades de reflexão, criatividade, cooperação, autonomia, além de apresentarem evidências do uso do pensamento complexo. Percebe-se a existência de diferentes níveis de realidade e do terceiro termo incluído nas discussões e resoluções dos problemas propostos pela atividade.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Cooperação. Cooperative Role Playing. Lúdico na educação. ABSTRACTThis paper presents and analyze the results of a research about the possible contribuitions for the development of cognitive capacities of an activity base on Roleplaying Gamings (RPGs) as the creator of transdiciplinary attitude. The activity was applied on students from a second year high school class on a scholl of Porto Alegre, on a total of 10 lectures. Notes were taken at the end of every lecture, on a dairy, concerning with the research's objectives. This notes became the data which made the research's corpus analyzed by the Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Afterwards, with the intention of triangulate the observations made, notes on the diary and the student's persception of the activity, enterviews were made with some of the students selected (a representative from the group), to verify if the emergent ideas from the analysis matched with the student's reality. It was found evidence that the students, in some point of the game process, evidentiated reflective, creative, cooperative and autonomy capacities, in addition to showing evidence of the complex thinking. They realized the different levels of realitu and the included third therm in the discussions and resolutions of the problems proposed by the activityKeywords: Transdisciplinary. Cooperation. Cooperative Role Playing. Playful in education.Universidade Feevale2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/118610.25112/rco.v1i0.1186Revista Conhecimento Online; v. 1 (2018): Janeiro / Junho; 54-702176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186/2086Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessDopico, Sabrina Isis BrugnarottoGallon, Mônica da SilvaRocha Filho, João BernardesSamuel, Lucius Rafael Sichonany2019-08-17T01:11:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1186Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:11:21Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS? |
title |
DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS? |
spellingShingle |
DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS? Dopico, Sabrina Isis Brugnarotto |
title_short |
DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS? |
title_full |
DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS? |
title_fullStr |
DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS? |
title_full_unstemmed |
DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS? |
title_sort |
DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS? |
author |
Dopico, Sabrina Isis Brugnarotto |
author_facet |
Dopico, Sabrina Isis Brugnarotto Gallon, Mônica da Silva Rocha Filho, João Bernardes Samuel, Lucius Rafael Sichonany |
author_role |
author |
author2 |
Gallon, Mônica da Silva Rocha Filho, João Bernardes Samuel, Lucius Rafael Sichonany |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dopico, Sabrina Isis Brugnarotto Gallon, Mônica da Silva Rocha Filho, João Bernardes Samuel, Lucius Rafael Sichonany |
description |
Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa sobre possíveis contribuições para o desenvolvimento de capacidades cognitivas de uma atividade baseada em Roleplaying Gamings (RPGs) como geradora de atitudes transdisciplinares. A atividade foi aplicada em alunos de uma turma de segundo ano de Ensino Médio de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, perfazendo dez aulas. Ao final de cada aula foram redigidas anotações, em um diário, pertinentes ao objetivo da pesquisa. Estas anotações compuseram o corpus de pesquisa analisado por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Posteriormente, no intuito de triangular as observações realizadas, anotações no diário de campo e as percepções dos estudantes que participaram da atividade, foi realizada uma entrevista com estudantes selecionados (um representante por grupo, totalizando cinco entrevistados), para verificar o quanto as ideias emergentes a partir da análise condiziam com a realidade investigada. Foram encontrados indícios de que os estudantes, em algum momento no processo da atividade lúdica, evidenciaram capacidades de reflexão, criatividade, cooperação, autonomia, além de apresentarem evidências do uso do pensamento complexo. Percebe-se a existência de diferentes níveis de realidade e do terceiro termo incluído nas discussões e resoluções dos problemas propostos pela atividade.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Cooperação. Cooperative Role Playing. Lúdico na educação. ABSTRACTThis paper presents and analyze the results of a research about the possible contribuitions for the development of cognitive capacities of an activity base on Roleplaying Gamings (RPGs) as the creator of transdiciplinary attitude. The activity was applied on students from a second year high school class on a scholl of Porto Alegre, on a total of 10 lectures. Notes were taken at the end of every lecture, on a dairy, concerning with the research's objectives. This notes became the data which made the research's corpus analyzed by the Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Afterwards, with the intention of triangulate the observations made, notes on the diary and the student's persception of the activity, enterviews were made with some of the students selected (a representative from the group), to verify if the emergent ideas from the analysis matched with the student's reality. It was found evidence that the students, in some point of the game process, evidentiated reflective, creative, cooperative and autonomy capacities, in addition to showing evidence of the complex thinking. They realized the different levels of realitu and the included third therm in the discussions and resolutions of the problems proposed by the activityKeywords: Transdisciplinary. Cooperation. Cooperative Role Playing. Playful in education. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186 10.25112/rco.v1i0.1186 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v1i0.1186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1186/2086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 1 (2018): Janeiro / Junho; 54-70 2176-8501 10.25112/rco.v1i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464525226770432 |