ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854 |
Resumo: | Caracterizados por terem uma inteligência acima da média, estarem intrinsecamente motivados e serem altamente criativos, os sobredotados precisam de um atendimento educativo promotor do seu desenvolvimento para impedir o subaproveitamento de capacidades. Esta investigação resultou do reconhecimento de que as atividades criativas promovem o desenvolvimento cognitivo, assim como do entendimento de que a escrita criativa pode ser potenciadora das capacidades dos sobredotados. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 3.º ano de escolaridade, referenciadas para diagnóstico de sobredotação que frequentavam um programa de enriquecimento curricular. Objetivou-se perceber os processos criativos acionados aquando da construção de narrativas, a partir de elementos selecionados ao acaso pelos participantes. Pretendeu-se também caracterizar os seus hábitos de leitura/escrita; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o seu grau de motivação para a leitura/escrita e promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem mista, quantitativa para o estudo de variáveis, e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos e áudio. Os resultados obtidos permitem perceber que estas crianças não se destacam particularmente por hábitos de leitura/escrita, embora gostem de escrever; quanto aos processos criativos, estas crianças não planificam o texto, sendo a textualização e a revisão feitas quase em simultâneo. |
id |
Feevale-3_48dbaae7e91b1d7461191684a5671975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3854 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃOSobredotadoCriatividadeEscrita criativaProcessos criativosNarrativasCaracterizados por terem uma inteligência acima da média, estarem intrinsecamente motivados e serem altamente criativos, os sobredotados precisam de um atendimento educativo promotor do seu desenvolvimento para impedir o subaproveitamento de capacidades. Esta investigação resultou do reconhecimento de que as atividades criativas promovem o desenvolvimento cognitivo, assim como do entendimento de que a escrita criativa pode ser potenciadora das capacidades dos sobredotados. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 3.º ano de escolaridade, referenciadas para diagnóstico de sobredotação que frequentavam um programa de enriquecimento curricular. Objetivou-se perceber os processos criativos acionados aquando da construção de narrativas, a partir de elementos selecionados ao acaso pelos participantes. Pretendeu-se também caracterizar os seus hábitos de leitura/escrita; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o seu grau de motivação para a leitura/escrita e promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem mista, quantitativa para o estudo de variáveis, e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos e áudio. Os resultados obtidos permitem perceber que estas crianças não se destacam particularmente por hábitos de leitura/escrita, embora gostem de escrever; quanto aos processos criativos, estas crianças não planificam o texto, sendo a textualização e a revisão feitas quase em simultâneo.Universidade Feevale2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/385410.25112/rco.v2.3854Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção2176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854/3303Copyright (c) 2024 Manuela Sofia da Conceição Silva, Maria João Sousa Santos, Luís Filipe Barbeirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Manuela Sofia da ConceiçãoSantos, Maria João SousaBarbeiro, Luís Filipe2024-08-22T17:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3854Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2024-08-22T17:00:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO |
title |
ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO |
spellingShingle |
ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO Silva, Manuela Sofia da Conceição Sobredotado Criatividade Escrita criativa Processos criativos Narrativas |
title_short |
ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO |
title_full |
ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO |
title_fullStr |
ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO |
title_sort |
ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO |
author |
Silva, Manuela Sofia da Conceição |
author_facet |
Silva, Manuela Sofia da Conceição Santos, Maria João Sousa Barbeiro, Luís Filipe |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria João Sousa Barbeiro, Luís Filipe |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Manuela Sofia da Conceição Santos, Maria João Sousa Barbeiro, Luís Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sobredotado Criatividade Escrita criativa Processos criativos Narrativas |
topic |
Sobredotado Criatividade Escrita criativa Processos criativos Narrativas |
description |
Caracterizados por terem uma inteligência acima da média, estarem intrinsecamente motivados e serem altamente criativos, os sobredotados precisam de um atendimento educativo promotor do seu desenvolvimento para impedir o subaproveitamento de capacidades. Esta investigação resultou do reconhecimento de que as atividades criativas promovem o desenvolvimento cognitivo, assim como do entendimento de que a escrita criativa pode ser potenciadora das capacidades dos sobredotados. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 3.º ano de escolaridade, referenciadas para diagnóstico de sobredotação que frequentavam um programa de enriquecimento curricular. Objetivou-se perceber os processos criativos acionados aquando da construção de narrativas, a partir de elementos selecionados ao acaso pelos participantes. Pretendeu-se também caracterizar os seus hábitos de leitura/escrita; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o seu grau de motivação para a leitura/escrita e promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem mista, quantitativa para o estudo de variáveis, e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos e áudio. Os resultados obtidos permitem perceber que estas crianças não se destacam particularmente por hábitos de leitura/escrita, embora gostem de escrever; quanto aos processos criativos, estas crianças não planificam o texto, sendo a textualização e a revisão feitas quase em simultâneo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854 10.25112/rco.v2.3854 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2.3854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854/3303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Manuela Sofia da Conceição Silva, Maria João Sousa Santos, Luís Filipe Barbeiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Manuela Sofia da Conceição Silva, Maria João Sousa Santos, Luís Filipe Barbeiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção 2176-8501 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464526298415104 |