ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Manuela Sofia da Conceição
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos, Maria João Sousa, Barbeiro, Luís Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854
Resumo: Caracterizados por terem uma inteligência acima da média, estarem intrinsecamente motivados e serem altamente criativos, os sobredotados precisam de um atendimento educativo promotor do seu desenvolvimento para impedir o subaproveitamento de capacidades. Esta investigação resultou do reconhecimento de que as atividades criativas promovem o desenvolvimento cognitivo, assim como do entendimento de que a escrita criativa pode ser potenciadora das capacidades dos sobredotados. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 3.º ano de escolaridade, referenciadas para diagnóstico de sobredotação que frequentavam um programa de enriquecimento curricular. Objetivou-se perceber os processos criativos acionados aquando da construção de narrativas, a partir de elementos selecionados ao acaso pelos participantes. Pretendeu-se também caracterizar os seus hábitos de leitura/escrita; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o seu grau de motivação para a leitura/escrita e promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem mista, quantitativa para o estudo de variáveis, e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos e áudio. Os resultados obtidos permitem perceber que estas crianças não se destacam particularmente por hábitos de leitura/escrita, embora gostem de escrever; quanto aos processos criativos, estas crianças não planificam o texto, sendo a textualização e a revisão feitas quase em simultâneo.
id Feevale-3_48dbaae7e91b1d7461191684a5671975
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3854
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃOSobredotadoCriatividadeEscrita criativaProcessos criativosNarrativasCaracterizados por terem uma inteligência acima da média, estarem intrinsecamente motivados e serem altamente criativos, os sobredotados precisam de um atendimento educativo promotor do seu desenvolvimento para impedir o subaproveitamento de capacidades. Esta investigação resultou do reconhecimento de que as atividades criativas promovem o desenvolvimento cognitivo, assim como do entendimento de que a escrita criativa pode ser potenciadora das capacidades dos sobredotados. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 3.º ano de escolaridade, referenciadas para diagnóstico de sobredotação que frequentavam um programa de enriquecimento curricular. Objetivou-se perceber os processos criativos acionados aquando da construção de narrativas, a partir de elementos selecionados ao acaso pelos participantes. Pretendeu-se também caracterizar os seus hábitos de leitura/escrita; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o seu grau de motivação para a leitura/escrita e promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem mista, quantitativa para o estudo de variáveis, e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos e áudio. Os resultados obtidos permitem perceber que estas crianças não se destacam particularmente por hábitos de leitura/escrita, embora gostem de escrever; quanto aos processos criativos, estas crianças não planificam o texto, sendo a textualização e a revisão feitas quase em simultâneo.Universidade Feevale2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/385410.25112/rco.v2.3854Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção2176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854/3303Copyright (c) 2024 Manuela Sofia da Conceição Silva, Maria João Sousa Santos, Luís Filipe Barbeirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Manuela Sofia da ConceiçãoSantos, Maria João SousaBarbeiro, Luís Filipe2024-08-22T17:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3854Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2024-08-22T17:00:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO
title ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO
spellingShingle ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO
Silva, Manuela Sofia da Conceição
Sobredotado
Criatividade
Escrita criativa
Processos criativos
Narrativas
title_short ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO
title_full ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO
title_fullStr ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO
title_full_unstemmed ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO
title_sort ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO
author Silva, Manuela Sofia da Conceição
author_facet Silva, Manuela Sofia da Conceição
Santos, Maria João Sousa
Barbeiro, Luís Filipe
author_role author
author2 Santos, Maria João Sousa
Barbeiro, Luís Filipe
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Manuela Sofia da Conceição
Santos, Maria João Sousa
Barbeiro, Luís Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Sobredotado
Criatividade
Escrita criativa
Processos criativos
Narrativas
topic Sobredotado
Criatividade
Escrita criativa
Processos criativos
Narrativas
description Caracterizados por terem uma inteligência acima da média, estarem intrinsecamente motivados e serem altamente criativos, os sobredotados precisam de um atendimento educativo promotor do seu desenvolvimento para impedir o subaproveitamento de capacidades. Esta investigação resultou do reconhecimento de que as atividades criativas promovem o desenvolvimento cognitivo, assim como do entendimento de que a escrita criativa pode ser potenciadora das capacidades dos sobredotados. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 3.º ano de escolaridade, referenciadas para diagnóstico de sobredotação que frequentavam um programa de enriquecimento curricular. Objetivou-se perceber os processos criativos acionados aquando da construção de narrativas, a partir de elementos selecionados ao acaso pelos participantes. Pretendeu-se também caracterizar os seus hábitos de leitura/escrita; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o seu grau de motivação para a leitura/escrita e promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem mista, quantitativa para o estudo de variáveis, e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos e áudio. Os resultados obtidos permitem perceber que estas crianças não se destacam particularmente por hábitos de leitura/escrita, embora gostem de escrever; quanto aos processos criativos, estas crianças não planificam o texto, sendo a textualização e a revisão feitas quase em simultâneo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854
10.25112/rco.v2.3854
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2.3854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854/3303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Manuela Sofia da Conceição Silva, Maria João Sousa Santos, Luís Filipe Barbeiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Manuela Sofia da Conceição Silva, Maria João Sousa Santos, Luís Filipe Barbeiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464526298415104