OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sergio Batista
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coelho Neto, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1865
Resumo: RESUMOOs Objetos de Aprendizagem podem ser poderosos instrumentos digitais educacionais para o âmbito escolar, visto sua potencialidade de utilização nos mais diversos conteúdos e níveis de ensino. Desse modo, este artigo visa a identificar quais as áreas de conhecimento estão utilizando os Objetos de Aprendizagem como instrumentos auxiliadores no processo de ensino e de aprendizagem. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, utilizando as etapas da Revisão Sistemática de Literatura para a coleta dos dados. Utilizou-se, para a análise, as dissertações dos programas profissionais de pós-graduação na área de Ensino, listados na plataforma Sucupira. Como resultados, foram analisados 82 programas e 5823 trabalhos, sendo que somente 34 (0,58%) abordavam a temática Objetos de Aprendizagem como foco de trabalho. Verificou-se também que a área de maior incidência nesta pesquisa foi a de Matemática/Probabilidade e Estatística. Ressaltam-se poucos trabalhos, considerando o montante analisado.Palavras-chave: Ensino e Tecnologia. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino.ABSTRACTLearning objects can be powerful digital educational tools for the school environment, given their potential use in the most diverse contents and levels of education. Thus, this paper aims to identify which areas of knowledge are using the Learning Objects as auxiliary tools in the teaching and learning process. The methodological approach used was qualitative, using the steps of the Systematic Literature Review for the data collection, the dissertations of the graduation program in Teaching area were used for the analysis, listed in the Sucupira platform. As a result, 82 programs and 5823 works were analyzed, and only 34 (0.58%) addressed the subject of Learning Objects as a focus of this work, it was also verified that the area of greatest incidence in this research was Mathematics / Probability and Statistics, few works are highlighted, considering the amount analyzed.Keywords: Teaching and Technology. Information and Communications Technology. Teaching
id Feevale-3_699df261df5b58494c384bf38529d6e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1865
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINORESUMOOs Objetos de Aprendizagem podem ser poderosos instrumentos digitais educacionais para o âmbito escolar, visto sua potencialidade de utilização nos mais diversos conteúdos e níveis de ensino. Desse modo, este artigo visa a identificar quais as áreas de conhecimento estão utilizando os Objetos de Aprendizagem como instrumentos auxiliadores no processo de ensino e de aprendizagem. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, utilizando as etapas da Revisão Sistemática de Literatura para a coleta dos dados. Utilizou-se, para a análise, as dissertações dos programas profissionais de pós-graduação na área de Ensino, listados na plataforma Sucupira. Como resultados, foram analisados 82 programas e 5823 trabalhos, sendo que somente 34 (0,58%) abordavam a temática Objetos de Aprendizagem como foco de trabalho. Verificou-se também que a área de maior incidência nesta pesquisa foi a de Matemática/Probabilidade e Estatística. Ressaltam-se poucos trabalhos, considerando o montante analisado.Palavras-chave: Ensino e Tecnologia. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino.ABSTRACTLearning objects can be powerful digital educational tools for the school environment, given their potential use in the most diverse contents and levels of education. Thus, this paper aims to identify which areas of knowledge are using the Learning Objects as auxiliary tools in the teaching and learning process. The methodological approach used was qualitative, using the steps of the Systematic Literature Review for the data collection, the dissertations of the graduation program in Teaching area were used for the analysis, listed in the Sucupira platform. As a result, 82 programs and 5823 works were analyzed, and only 34 (0.58%) addressed the subject of Learning Objects as a focus of this work, it was also verified that the area of greatest incidence in this research was Mathematics / Probability and Statistics, few works are highlighted, considering the amount analyzed.Keywords: Teaching and Technology. Information and Communications Technology. TeachingUniversidade Feevale2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/186510.25112/rco.v3i0.1865Revista Conhecimento Online; v. 3 (2019): Setembro / Dezembro; 61-752176-850110.25112/rco.v3i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1865/2412Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sergio BatistaCoelho Neto, João2019-10-04T23:38:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1865Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-10-04T23:38:05Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
title OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
spellingShingle OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
Oliveira, Sergio Batista
title_short OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
title_full OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
title_fullStr OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
title_full_unstemmed OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
title_sort OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
author Oliveira, Sergio Batista
author_facet Oliveira, Sergio Batista
Coelho Neto, João
author_role author
author2 Coelho Neto, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sergio Batista
Coelho Neto, João
description RESUMOOs Objetos de Aprendizagem podem ser poderosos instrumentos digitais educacionais para o âmbito escolar, visto sua potencialidade de utilização nos mais diversos conteúdos e níveis de ensino. Desse modo, este artigo visa a identificar quais as áreas de conhecimento estão utilizando os Objetos de Aprendizagem como instrumentos auxiliadores no processo de ensino e de aprendizagem. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, utilizando as etapas da Revisão Sistemática de Literatura para a coleta dos dados. Utilizou-se, para a análise, as dissertações dos programas profissionais de pós-graduação na área de Ensino, listados na plataforma Sucupira. Como resultados, foram analisados 82 programas e 5823 trabalhos, sendo que somente 34 (0,58%) abordavam a temática Objetos de Aprendizagem como foco de trabalho. Verificou-se também que a área de maior incidência nesta pesquisa foi a de Matemática/Probabilidade e Estatística. Ressaltam-se poucos trabalhos, considerando o montante analisado.Palavras-chave: Ensino e Tecnologia. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino.ABSTRACTLearning objects can be powerful digital educational tools for the school environment, given their potential use in the most diverse contents and levels of education. Thus, this paper aims to identify which areas of knowledge are using the Learning Objects as auxiliary tools in the teaching and learning process. The methodological approach used was qualitative, using the steps of the Systematic Literature Review for the data collection, the dissertations of the graduation program in Teaching area were used for the analysis, listed in the Sucupira platform. As a result, 82 programs and 5823 works were analyzed, and only 34 (0.58%) addressed the subject of Learning Objects as a focus of this work, it was also verified that the area of greatest incidence in this research was Mathematics / Probability and Statistics, few works are highlighted, considering the amount analyzed.Keywords: Teaching and Technology. Information and Communications Technology. Teaching
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1865
10.25112/rco.v3i0.1865
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1865
identifier_str_mv 10.25112/rco.v3i0.1865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1865/2412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 3 (2019): Setembro / Dezembro; 61-75
2176-8501
10.25112/rco.v3i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464525365182464