Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luis Henrique Pio de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212613
Resumo: Atualmente, é quase impossível ouvir um noticiário, ler uma revista ou até mesmo um anúncio sem se deparar com estatísticas. A Estatística já se tornou um idioma por si só e necessita ser compreendido. Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, este trabalho avaliou os resultados obtidos com a aplicação da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) em uma população de 178 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Realizou-se a análise descritiva dos quatro componentes da escala: Afetivo, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade, discriminados por gênero, turno, grau de contato, hábito de leitura e etapa no curso. Verificou-se que o componente Dificuldade é o que teve a atitude menos positiva, apresentando a menor média que foi 3,76 pontos (DP = 0,79), enquanto o componente Valor, com média de 5,79 (DP = 0,67), teve a atitude mais positiva em uma escala de 7 pontos. Os alunos com maior grau de contato com a Estatística no ensino básico foram os que apresentaram os maiores escores. Com este trabalho foi possível concluir que os alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da UFRGS (Universidade federal do Rio Grande Sul) apresentam, no geral, atitude favorável com relação à importância da estatística e sobre o conhecimento e habilidades intelectuais. Porém, no tocante às atitudes sobre sentimento e dificuldades em relação a Estatística, os alunos se posicionam, em grande parte, de maneira conflitante ou desfavorável.
id UFRGS-2_b7ca6f5ed98fcf3a89c05ca2ecf25d53
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212613
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Luis Henrique Pio deNunes, Luciana Neves2020-08-05T03:38:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/212613001116634Atualmente, é quase impossível ouvir um noticiário, ler uma revista ou até mesmo um anúncio sem se deparar com estatísticas. A Estatística já se tornou um idioma por si só e necessita ser compreendido. Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, este trabalho avaliou os resultados obtidos com a aplicação da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) em uma população de 178 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Realizou-se a análise descritiva dos quatro componentes da escala: Afetivo, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade, discriminados por gênero, turno, grau de contato, hábito de leitura e etapa no curso. Verificou-se que o componente Dificuldade é o que teve a atitude menos positiva, apresentando a menor média que foi 3,76 pontos (DP = 0,79), enquanto o componente Valor, com média de 5,79 (DP = 0,67), teve a atitude mais positiva em uma escala de 7 pontos. Os alunos com maior grau de contato com a Estatística no ensino básico foram os que apresentaram os maiores escores. Com este trabalho foi possível concluir que os alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da UFRGS (Universidade federal do Rio Grande Sul) apresentam, no geral, atitude favorável com relação à importância da estatística e sobre o conhecimento e habilidades intelectuais. Porém, no tocante às atitudes sobre sentimento e dificuldades em relação a Estatística, os alunos se posicionam, em grande parte, de maneira conflitante ou desfavorável.Nowadays it is almost impossible to hear some news, read a magazine, or even an advertisement without facing statistics. Statistics has already become a language itself and it needs to be understood. Aiming to measure the attitude of future mathematics teachers towards Statistics, this work evaluated the results obtained by applying the Survey of Attitudes Toward Statistics (SATS-28) scale in a population of 178 undergraduate students of UFRGS Mathematics. A descriptive analysis of the four components of the scale was performed: Affect, Cognitive Competence, Value and Difficulty, discuminated broken down by gender, shift, degree of contact, reading habit and level in the course. It was found that the Cognitive component had the least positive attitude, with the lowest average of 3.76 points (SD = 0.79), while the Value domain, with an average of 5.79 (SD = 0.67), had the most positive attitude on a seven point scale. The students with the highest degree of contact with Statistics in basic education presented the highest averages in the four components. With this work it was possible to conclude that the students of the undergraduate degree course in Mathematics at UFRGS have, in general, a favorable attitude regarding the importance of statistics and on knowledge and intellectual skills. However, regarding feeling and difficulties in relation to Statistics, the students are largely in conflict or unfavorable positions.application/pdfporEducação EstatísticaMatemática : Licenciatura : Ensino superiorUma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSEstatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116634.pdf.txt001116634.pdf.txtExtracted Texttext/plain75408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212613/2/001116634.pdf.txte6f26578b921403dfe85468d71406b95MD52ORIGINAL001116634.pdfTexto completoapplication/pdf1007860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212613/1/001116634.pdf547db7459a2aba1248f0814119db188cMD5110183/2126132020-08-06 03:36:25.380238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212613Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-06T06:36:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística
title Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística
spellingShingle Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística
Almeida, Luis Henrique Pio de
Educação Estatística
Matemática : Licenciatura : Ensino superior
title_short Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística
title_full Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística
title_fullStr Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística
title_full_unstemmed Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística
title_sort Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística
author Almeida, Luis Henrique Pio de
author_facet Almeida, Luis Henrique Pio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luis Henrique Pio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Matemática : Licenciatura : Ensino superior
topic Educação Estatística
Matemática : Licenciatura : Ensino superior
description Atualmente, é quase impossível ouvir um noticiário, ler uma revista ou até mesmo um anúncio sem se deparar com estatísticas. A Estatística já se tornou um idioma por si só e necessita ser compreendido. Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, este trabalho avaliou os resultados obtidos com a aplicação da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) em uma população de 178 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Realizou-se a análise descritiva dos quatro componentes da escala: Afetivo, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade, discriminados por gênero, turno, grau de contato, hábito de leitura e etapa no curso. Verificou-se que o componente Dificuldade é o que teve a atitude menos positiva, apresentando a menor média que foi 3,76 pontos (DP = 0,79), enquanto o componente Valor, com média de 5,79 (DP = 0,67), teve a atitude mais positiva em uma escala de 7 pontos. Os alunos com maior grau de contato com a Estatística no ensino básico foram os que apresentaram os maiores escores. Com este trabalho foi possível concluir que os alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da UFRGS (Universidade federal do Rio Grande Sul) apresentam, no geral, atitude favorável com relação à importância da estatística e sobre o conhecimento e habilidades intelectuais. Porém, no tocante às atitudes sobre sentimento e dificuldades em relação a Estatística, os alunos se posicionam, em grande parte, de maneira conflitante ou desfavorável.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-05T03:38:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212613
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116634
url http://hdl.handle.net/10183/212613
identifier_str_mv 001116634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212613/2/001116634.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212613/1/001116634.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6f26578b921403dfe85468d71406b95
547db7459a2aba1248f0814119db188c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447266431860736