Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212613 |
Resumo: | Atualmente, é quase impossível ouvir um noticiário, ler uma revista ou até mesmo um anúncio sem se deparar com estatísticas. A Estatística já se tornou um idioma por si só e necessita ser compreendido. Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, este trabalho avaliou os resultados obtidos com a aplicação da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) em uma população de 178 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Realizou-se a análise descritiva dos quatro componentes da escala: Afetivo, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade, discriminados por gênero, turno, grau de contato, hábito de leitura e etapa no curso. Verificou-se que o componente Dificuldade é o que teve a atitude menos positiva, apresentando a menor média que foi 3,76 pontos (DP = 0,79), enquanto o componente Valor, com média de 5,79 (DP = 0,67), teve a atitude mais positiva em uma escala de 7 pontos. Os alunos com maior grau de contato com a Estatística no ensino básico foram os que apresentaram os maiores escores. Com este trabalho foi possível concluir que os alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da UFRGS (Universidade federal do Rio Grande Sul) apresentam, no geral, atitude favorável com relação à importância da estatística e sobre o conhecimento e habilidades intelectuais. Porém, no tocante às atitudes sobre sentimento e dificuldades em relação a Estatística, os alunos se posicionam, em grande parte, de maneira conflitante ou desfavorável. |
id |
UFRGS-2_b7ca6f5ed98fcf3a89c05ca2ecf25d53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212613 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Luis Henrique Pio deNunes, Luciana Neves2020-08-05T03:38:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/212613001116634Atualmente, é quase impossível ouvir um noticiário, ler uma revista ou até mesmo um anúncio sem se deparar com estatísticas. A Estatística já se tornou um idioma por si só e necessita ser compreendido. Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, este trabalho avaliou os resultados obtidos com a aplicação da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) em uma população de 178 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Realizou-se a análise descritiva dos quatro componentes da escala: Afetivo, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade, discriminados por gênero, turno, grau de contato, hábito de leitura e etapa no curso. Verificou-se que o componente Dificuldade é o que teve a atitude menos positiva, apresentando a menor média que foi 3,76 pontos (DP = 0,79), enquanto o componente Valor, com média de 5,79 (DP = 0,67), teve a atitude mais positiva em uma escala de 7 pontos. Os alunos com maior grau de contato com a Estatística no ensino básico foram os que apresentaram os maiores escores. Com este trabalho foi possível concluir que os alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da UFRGS (Universidade federal do Rio Grande Sul) apresentam, no geral, atitude favorável com relação à importância da estatística e sobre o conhecimento e habilidades intelectuais. Porém, no tocante às atitudes sobre sentimento e dificuldades em relação a Estatística, os alunos se posicionam, em grande parte, de maneira conflitante ou desfavorável.Nowadays it is almost impossible to hear some news, read a magazine, or even an advertisement without facing statistics. Statistics has already become a language itself and it needs to be understood. Aiming to measure the attitude of future mathematics teachers towards Statistics, this work evaluated the results obtained by applying the Survey of Attitudes Toward Statistics (SATS-28) scale in a population of 178 undergraduate students of UFRGS Mathematics. A descriptive analysis of the four components of the scale was performed: Affect, Cognitive Competence, Value and Difficulty, discuminated broken down by gender, shift, degree of contact, reading habit and level in the course. It was found that the Cognitive component had the least positive attitude, with the lowest average of 3.76 points (SD = 0.79), while the Value domain, with an average of 5.79 (SD = 0.67), had the most positive attitude on a seven point scale. The students with the highest degree of contact with Statistics in basic education presented the highest averages in the four components. With this work it was possible to conclude that the students of the undergraduate degree course in Mathematics at UFRGS have, in general, a favorable attitude regarding the importance of statistics and on knowledge and intellectual skills. However, regarding feeling and difficulties in relation to Statistics, the students are largely in conflict or unfavorable positions.application/pdfporEducação EstatísticaMatemática : Licenciatura : Ensino superiorUma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSEstatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116634.pdf.txt001116634.pdf.txtExtracted Texttext/plain75408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212613/2/001116634.pdf.txte6f26578b921403dfe85468d71406b95MD52ORIGINAL001116634.pdfTexto completoapplication/pdf1007860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212613/1/001116634.pdf547db7459a2aba1248f0814119db188cMD5110183/2126132020-08-06 03:36:25.380238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212613Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-06T06:36:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística |
title |
Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística |
spellingShingle |
Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística Almeida, Luis Henrique Pio de Educação Estatística Matemática : Licenciatura : Ensino superior |
title_short |
Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística |
title_full |
Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística |
title_fullStr |
Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística |
title_sort |
Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística |
author |
Almeida, Luis Henrique Pio de |
author_facet |
Almeida, Luis Henrique Pio de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luis Henrique Pio de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
contributor_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística Matemática : Licenciatura : Ensino superior |
topic |
Educação Estatística Matemática : Licenciatura : Ensino superior |
description |
Atualmente, é quase impossível ouvir um noticiário, ler uma revista ou até mesmo um anúncio sem se deparar com estatísticas. A Estatística já se tornou um idioma por si só e necessita ser compreendido. Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, este trabalho avaliou os resultados obtidos com a aplicação da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) em uma população de 178 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Realizou-se a análise descritiva dos quatro componentes da escala: Afetivo, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade, discriminados por gênero, turno, grau de contato, hábito de leitura e etapa no curso. Verificou-se que o componente Dificuldade é o que teve a atitude menos positiva, apresentando a menor média que foi 3,76 pontos (DP = 0,79), enquanto o componente Valor, com média de 5,79 (DP = 0,67), teve a atitude mais positiva em uma escala de 7 pontos. Os alunos com maior grau de contato com a Estatística no ensino básico foram os que apresentaram os maiores escores. Com este trabalho foi possível concluir que os alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da UFRGS (Universidade federal do Rio Grande Sul) apresentam, no geral, atitude favorável com relação à importância da estatística e sobre o conhecimento e habilidades intelectuais. Porém, no tocante às atitudes sobre sentimento e dificuldades em relação a Estatística, os alunos se posicionam, em grande parte, de maneira conflitante ou desfavorável. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-05T03:38:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212613 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116634 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212613 |
identifier_str_mv |
001116634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212613/2/001116634.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212613/1/001116634.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6f26578b921403dfe85468d71406b95 547db7459a2aba1248f0814119db188c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447266431860736 |