PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592 |
Resumo: | Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”. Seu objetivo é analisar a concepção de tecnologia dos professores dos cursos de licenciatura, responsáveis pela disciplina de “Tecnologia e Ensino”, no contexto da Educação a Distância, e o seu entendimento acerca da aplicabilidade pedagógica dos recursos tecnológicos. Com base em uma investigação de caráter predominantemente qualitativo, foram selecionadas as enunciações apresentadas como respostas a itens de um questionário, pelas quais empreendeu-se um percurso de análise amparado em um aporte teórico ligado às intersecções entre ensino e tecnologia. De modo geral, com as análises, pôde-se constatar: (i) concepções variadas de tecnologia, entendida tanto por um viés instrumentalista quanto de uma visão intelectualista; (ii) e a compreensão da aplicabilidade pedagógica da tecnologia em três dimensões (espaço para novos recursos; para novas linguagens; e para novas metodologias). Trata-se de um estudo que tem sua relevância balizada pela necessidade de se verificar como as concepções teóricas trazidas por professores podem impactar na formação dos acadêmicos, futuros profissionais, os quais deverão estar aptos para o efetivo uso pedagógico da tecnologia.Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.ABSTRACTThis work is linked to the research project “The training of teachers in undergraduate distance learning courses: from learning with technology to teaching with technology”, related to the research line “Teaching of Languages and their Technologies”. Its objective is to analyze the technology conception adopted by teachers of different degree courses, responsible for the subject of “Technology and Teaching” in the context of Distance Education, as well as how they perceive the pedagogical applicability of technological resources. Based on an investigation of a predominantly qualitative nature, some enunciations presented as responses to items of a questionnaire were selected, from which an analysis was developed based on a theoretical contribution linked to the intersections between teaching and technology. In general, with the analyzes, it was possible to verify: (i) assorted conceptions of technology, understood both from an instrumentalist bias and from an intellectualist view; (ii) and the understanding of the pedagogical applicability of technology in three dimensions (space for new resources; for new languages; and for new methodologies). It is a study that has its relevance marked by the need to verify how the theoretical conceptions brought by teachers can impact on the training of academics, future professionals, who should be able to effective pedagogical use of technology. Keywords: Distance education. Teacher formation. Technology. Teaching. |
id |
Feevale-3_b6b5cf048121804336ab94e75c68c646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1592 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICAEducação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”. Seu objetivo é analisar a concepção de tecnologia dos professores dos cursos de licenciatura, responsáveis pela disciplina de “Tecnologia e Ensino”, no contexto da Educação a Distância, e o seu entendimento acerca da aplicabilidade pedagógica dos recursos tecnológicos. Com base em uma investigação de caráter predominantemente qualitativo, foram selecionadas as enunciações apresentadas como respostas a itens de um questionário, pelas quais empreendeu-se um percurso de análise amparado em um aporte teórico ligado às intersecções entre ensino e tecnologia. De modo geral, com as análises, pôde-se constatar: (i) concepções variadas de tecnologia, entendida tanto por um viés instrumentalista quanto de uma visão intelectualista; (ii) e a compreensão da aplicabilidade pedagógica da tecnologia em três dimensões (espaço para novos recursos; para novas linguagens; e para novas metodologias). Trata-se de um estudo que tem sua relevância balizada pela necessidade de se verificar como as concepções teóricas trazidas por professores podem impactar na formação dos acadêmicos, futuros profissionais, os quais deverão estar aptos para o efetivo uso pedagógico da tecnologia.Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.ABSTRACTThis work is linked to the research project “The training of teachers in undergraduate distance learning courses: from learning with technology to teaching with technology”, related to the research line “Teaching of Languages and their Technologies”. Its objective is to analyze the technology conception adopted by teachers of different degree courses, responsible for the subject of “Technology and Teaching” in the context of Distance Education, as well as how they perceive the pedagogical applicability of technological resources. Based on an investigation of a predominantly qualitative nature, some enunciations presented as responses to items of a questionnaire were selected, from which an analysis was developed based on a theoretical contribution linked to the intersections between teaching and technology. In general, with the analyzes, it was possible to verify: (i) assorted conceptions of technology, understood both from an instrumentalist bias and from an intellectualist view; (ii) and the understanding of the pedagogical applicability of technology in three dimensions (space for new resources; for new languages; and for new methodologies). It is a study that has its relevance marked by the need to verify how the theoretical conceptions brought by teachers can impact on the training of academics, future professionals, who should be able to effective pedagogical use of technology. Keywords: Distance education. Teacher formation. Technology. Teaching.Universidade Feevale2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/159210.25112/rco.v2i0.1592Revista Conhecimento Online; v. 2 (2019): Maio / Agosto; 149-1702176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592/2372http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592/2802Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessNantes, Eliza Adriana SheuerGuerra Junior, Antonio LemesPinho, Ednéia de Cássia SantosPorto, Idelma Maria NunesSimm, Juliana Fogaça SanchesVitiello, Maria Gorett Freire2019-08-17T01:13:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1592Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:13:45Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA |
title |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA Nantes, Eliza Adriana Sheuer Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino. |
title_short |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA |
title_full |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA |
title_sort |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA |
author |
Nantes, Eliza Adriana Sheuer |
author_facet |
Nantes, Eliza Adriana Sheuer Guerra Junior, Antonio Lemes Pinho, Ednéia de Cássia Santos Porto, Idelma Maria Nunes Simm, Juliana Fogaça Sanches Vitiello, Maria Gorett Freire |
author_role |
author |
author2 |
Guerra Junior, Antonio Lemes Pinho, Ednéia de Cássia Santos Porto, Idelma Maria Nunes Simm, Juliana Fogaça Sanches Vitiello, Maria Gorett Freire |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nantes, Eliza Adriana Sheuer Guerra Junior, Antonio Lemes Pinho, Ednéia de Cássia Santos Porto, Idelma Maria Nunes Simm, Juliana Fogaça Sanches Vitiello, Maria Gorett Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino. |
topic |
Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino. |
description |
Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”. Seu objetivo é analisar a concepção de tecnologia dos professores dos cursos de licenciatura, responsáveis pela disciplina de “Tecnologia e Ensino”, no contexto da Educação a Distância, e o seu entendimento acerca da aplicabilidade pedagógica dos recursos tecnológicos. Com base em uma investigação de caráter predominantemente qualitativo, foram selecionadas as enunciações apresentadas como respostas a itens de um questionário, pelas quais empreendeu-se um percurso de análise amparado em um aporte teórico ligado às intersecções entre ensino e tecnologia. De modo geral, com as análises, pôde-se constatar: (i) concepções variadas de tecnologia, entendida tanto por um viés instrumentalista quanto de uma visão intelectualista; (ii) e a compreensão da aplicabilidade pedagógica da tecnologia em três dimensões (espaço para novos recursos; para novas linguagens; e para novas metodologias). Trata-se de um estudo que tem sua relevância balizada pela necessidade de se verificar como as concepções teóricas trazidas por professores podem impactar na formação dos acadêmicos, futuros profissionais, os quais deverão estar aptos para o efetivo uso pedagógico da tecnologia.Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.ABSTRACTThis work is linked to the research project “The training of teachers in undergraduate distance learning courses: from learning with technology to teaching with technology”, related to the research line “Teaching of Languages and their Technologies”. Its objective is to analyze the technology conception adopted by teachers of different degree courses, responsible for the subject of “Technology and Teaching” in the context of Distance Education, as well as how they perceive the pedagogical applicability of technological resources. Based on an investigation of a predominantly qualitative nature, some enunciations presented as responses to items of a questionnaire were selected, from which an analysis was developed based on a theoretical contribution linked to the intersections between teaching and technology. In general, with the analyzes, it was possible to verify: (i) assorted conceptions of technology, understood both from an instrumentalist bias and from an intellectualist view; (ii) and the understanding of the pedagogical applicability of technology in three dimensions (space for new resources; for new languages; and for new methodologies). It is a study that has its relevance marked by the need to verify how the theoretical conceptions brought by teachers can impact on the training of academics, future professionals, who should be able to effective pedagogical use of technology. Keywords: Distance education. Teacher formation. Technology. Teaching. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592 10.25112/rco.v2i0.1592 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2i0.1592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592/2372 http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592/2802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2019): Maio / Agosto; 149-170 2176-8501 10.25112/rco.v2i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464525302267904 |