PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guerra Junior, Antonio Lemes, Pinho, Ednéia de Cássia Santos, Porto, Idelma Maria Nunes, Simm, Juliana Fogaça Sanches, Vitiello, Maria Gorett Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592
Resumo: Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”. Seu objetivo é analisar a concepção de tecnologia dos professores dos cursos de licenciatura, responsáveis pela disciplina de “Tecnologia e Ensino”, no contexto da Educação a Distância, e o seu entendimento acerca da aplicabilidade pedagógica dos recursos tecnológicos. Com base em uma investigação de caráter predominantemente qualitativo, foram selecionadas as enunciações apresentadas como respostas a itens de um questionário, pelas quais empreendeu-se um percurso de análise amparado em um aporte teórico ligado às intersecções entre ensino e tecnologia. De modo geral, com as análises, pôde-se constatar: (i) concepções variadas de tecnologia, entendida tanto por um viés instrumentalista quanto de uma visão intelectualista; (ii) e a compreensão da aplicabilidade pedagógica da tecnologia em três dimensões (espaço para novos recursos; para novas linguagens; e para novas metodologias). Trata-se de um estudo que tem sua relevância balizada pela necessidade de se verificar como as concepções teóricas trazidas por professores podem impactar na formação dos acadêmicos, futuros profissionais, os quais deverão estar aptos para o efetivo uso pedagógico da tecnologia.Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.ABSTRACTThis work is linked to the research project “The training of teachers in undergraduate distance learning courses: from learning with technology to teaching with technology”, related to the research line “Teaching of Languages and their Technologies”. Its objective is to analyze the technology conception adopted by teachers of different degree courses, responsible for the subject of “Technology and Teaching” in the context of Distance Education, as well as how they perceive the pedagogical applicability of technological resources. Based on an investigation of a predominantly qualitative nature, some enunciations presented as responses to items of a questionnaire were selected, from which an analysis was developed based on a theoretical contribution linked to the intersections between teaching and technology. In general, with the analyzes, it was possible to verify: (i) assorted conceptions of technology, understood both from an instrumentalist bias and from an intellectualist view; (ii) and the understanding of the pedagogical applicability of technology in three dimensions (space for new resources; for new languages; and for new methodologies). It is a study that has its relevance marked by the need to verify how the theoretical conceptions brought by teachers can impact on the training of academics, future professionals, who should be able to effective pedagogical use of technology. Keywords: Distance education. Teacher formation. Technology. Teaching.
id Feevale-3_b6b5cf048121804336ab94e75c68c646
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1592
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICAEducação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”. Seu objetivo é analisar a concepção de tecnologia dos professores dos cursos de licenciatura, responsáveis pela disciplina de “Tecnologia e Ensino”, no contexto da Educação a Distância, e o seu entendimento acerca da aplicabilidade pedagógica dos recursos tecnológicos. Com base em uma investigação de caráter predominantemente qualitativo, foram selecionadas as enunciações apresentadas como respostas a itens de um questionário, pelas quais empreendeu-se um percurso de análise amparado em um aporte teórico ligado às intersecções entre ensino e tecnologia. De modo geral, com as análises, pôde-se constatar: (i) concepções variadas de tecnologia, entendida tanto por um viés instrumentalista quanto de uma visão intelectualista; (ii) e a compreensão da aplicabilidade pedagógica da tecnologia em três dimensões (espaço para novos recursos; para novas linguagens; e para novas metodologias). Trata-se de um estudo que tem sua relevância balizada pela necessidade de se verificar como as concepções teóricas trazidas por professores podem impactar na formação dos acadêmicos, futuros profissionais, os quais deverão estar aptos para o efetivo uso pedagógico da tecnologia.Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.ABSTRACTThis work is linked to the research project “The training of teachers in undergraduate distance learning courses: from learning with technology to teaching with technology”, related to the research line “Teaching of Languages and their Technologies”. Its objective is to analyze the technology conception adopted by teachers of different degree courses, responsible for the subject of “Technology and Teaching” in the context of Distance Education, as well as how they perceive the pedagogical applicability of technological resources. Based on an investigation of a predominantly qualitative nature, some enunciations presented as responses to items of a questionnaire were selected, from which an analysis was developed based on a theoretical contribution linked to the intersections between teaching and technology. In general, with the analyzes, it was possible to verify: (i) assorted conceptions of technology, understood both from an instrumentalist bias and from an intellectualist view; (ii) and the understanding of the pedagogical applicability of technology in three dimensions (space for new resources; for new languages; and for new methodologies). It is a study that has its relevance marked by the need to verify how the theoretical conceptions brought by teachers can impact on the training of academics, future professionals, who should be able to effective pedagogical use of technology. Keywords: Distance education. Teacher formation. Technology. Teaching.Universidade Feevale2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/159210.25112/rco.v2i0.1592Revista Conhecimento Online; v. 2 (2019): Maio / Agosto; 149-1702176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592/2372http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592/2802Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessNantes, Eliza Adriana SheuerGuerra Junior, Antonio LemesPinho, Ednéia de Cássia SantosPorto, Idelma Maria NunesSimm, Juliana Fogaça SanchesVitiello, Maria Gorett Freire2019-08-17T01:13:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1592Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:13:45Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
title PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
spellingShingle PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.
title_short PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
title_full PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
title_fullStr PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
title_sort PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
author Nantes, Eliza Adriana Sheuer
author_facet Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Guerra Junior, Antonio Lemes
Pinho, Ednéia de Cássia Santos
Porto, Idelma Maria Nunes
Simm, Juliana Fogaça Sanches
Vitiello, Maria Gorett Freire
author_role author
author2 Guerra Junior, Antonio Lemes
Pinho, Ednéia de Cássia Santos
Porto, Idelma Maria Nunes
Simm, Juliana Fogaça Sanches
Vitiello, Maria Gorett Freire
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Guerra Junior, Antonio Lemes
Pinho, Ednéia de Cássia Santos
Porto, Idelma Maria Nunes
Simm, Juliana Fogaça Sanches
Vitiello, Maria Gorett Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.
topic Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.
description Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”. Seu objetivo é analisar a concepção de tecnologia dos professores dos cursos de licenciatura, responsáveis pela disciplina de “Tecnologia e Ensino”, no contexto da Educação a Distância, e o seu entendimento acerca da aplicabilidade pedagógica dos recursos tecnológicos. Com base em uma investigação de caráter predominantemente qualitativo, foram selecionadas as enunciações apresentadas como respostas a itens de um questionário, pelas quais empreendeu-se um percurso de análise amparado em um aporte teórico ligado às intersecções entre ensino e tecnologia. De modo geral, com as análises, pôde-se constatar: (i) concepções variadas de tecnologia, entendida tanto por um viés instrumentalista quanto de uma visão intelectualista; (ii) e a compreensão da aplicabilidade pedagógica da tecnologia em três dimensões (espaço para novos recursos; para novas linguagens; e para novas metodologias). Trata-se de um estudo que tem sua relevância balizada pela necessidade de se verificar como as concepções teóricas trazidas por professores podem impactar na formação dos acadêmicos, futuros profissionais, os quais deverão estar aptos para o efetivo uso pedagógico da tecnologia.Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Ensino.ABSTRACTThis work is linked to the research project “The training of teachers in undergraduate distance learning courses: from learning with technology to teaching with technology”, related to the research line “Teaching of Languages and their Technologies”. Its objective is to analyze the technology conception adopted by teachers of different degree courses, responsible for the subject of “Technology and Teaching” in the context of Distance Education, as well as how they perceive the pedagogical applicability of technological resources. Based on an investigation of a predominantly qualitative nature, some enunciations presented as responses to items of a questionnaire were selected, from which an analysis was developed based on a theoretical contribution linked to the intersections between teaching and technology. In general, with the analyzes, it was possible to verify: (i) assorted conceptions of technology, understood both from an instrumentalist bias and from an intellectualist view; (ii) and the understanding of the pedagogical applicability of technology in three dimensions (space for new resources; for new languages; and for new methodologies). It is a study that has its relevance marked by the need to verify how the theoretical conceptions brought by teachers can impact on the training of academics, future professionals, who should be able to effective pedagogical use of technology. Keywords: Distance education. Teacher formation. Technology. Teaching.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592
10.25112/rco.v2i0.1592
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.1592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592/2372
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1592/2802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2019): Maio / Agosto; 149-170
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464525302267904