PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra, Franciéli Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares, Natália Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498
Resumo: Embora tamanha seja a importância do professor como multiplicador de conhecimentos e formador de seres humanos críticos, enfrenta-se a cada dia uma maior desvalorização dentro e fora da sala de aula, por parte dos governantes e dos próprios alunos, ocasionando assim uma desmotivação para lecionar, influenciando na baixa procura pela carreira docente. O tema norteador desta pesquisa é a investigação acerca dos motivos que despertam a procura pela graduação na área da licenciatura em Ciências Biológicas, analisando os fatores ligados a essa escolha profissional. A pesquisa de natureza aplicada, qualitativa-exploratória foi realizada com acadêmicos de um curso de licenciatura em ciências biológicas, de uma Universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, promovida em agosto de 2020. Apesar dos desafios inerentes à carreira docente, constatou-se o interesse dos participantes em seguir a carreira docente, sendo o principal motivo desta escolha a influência de professores de ciências ou biologia que fizeram parte de suas trajetórias na educação básica.
id Feevale-3_d3cdcbe1c02babb9d90fe7a6208b5d94
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2498
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADECarreira DocenteProfessor de Ciências BiológicasValorização profissionalEmbora tamanha seja a importância do professor como multiplicador de conhecimentos e formador de seres humanos críticos, enfrenta-se a cada dia uma maior desvalorização dentro e fora da sala de aula, por parte dos governantes e dos próprios alunos, ocasionando assim uma desmotivação para lecionar, influenciando na baixa procura pela carreira docente. O tema norteador desta pesquisa é a investigação acerca dos motivos que despertam a procura pela graduação na área da licenciatura em Ciências Biológicas, analisando os fatores ligados a essa escolha profissional. A pesquisa de natureza aplicada, qualitativa-exploratória foi realizada com acadêmicos de um curso de licenciatura em ciências biológicas, de uma Universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, promovida em agosto de 2020. Apesar dos desafios inerentes à carreira docente, constatou-se o interesse dos participantes em seguir a carreira docente, sendo o principal motivo desta escolha a influência de professores de ciências ou biologia que fizeram parte de suas trajetórias na educação básica.Universidade Feevale2023-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/249810.25112/rco.v1.2498Revista Conhecimento Online; v. 1 (2023): Janeiro / Junho - Artigos livres; 136-1642176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498/3143Copyright (c) 2023 Revista Conhecimento Onlinehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLyra, Franciéli GonçalvesSoares, Natália Aparecida2023-08-04T18:33:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2498Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2023-08-04T18:33:32Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE
title PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE
spellingShingle PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE
Lyra, Franciéli Gonçalves
Carreira Docente
Professor de Ciências Biológicas
Valorização profissional
title_short PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE
title_full PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE
title_fullStr PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE
title_full_unstemmed PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE
title_sort PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE
author Lyra, Franciéli Gonçalves
author_facet Lyra, Franciéli Gonçalves
Soares, Natália Aparecida
author_role author
author2 Soares, Natália Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lyra, Franciéli Gonçalves
Soares, Natália Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Carreira Docente
Professor de Ciências Biológicas
Valorização profissional
topic Carreira Docente
Professor de Ciências Biológicas
Valorização profissional
description Embora tamanha seja a importância do professor como multiplicador de conhecimentos e formador de seres humanos críticos, enfrenta-se a cada dia uma maior desvalorização dentro e fora da sala de aula, por parte dos governantes e dos próprios alunos, ocasionando assim uma desmotivação para lecionar, influenciando na baixa procura pela carreira docente. O tema norteador desta pesquisa é a investigação acerca dos motivos que despertam a procura pela graduação na área da licenciatura em Ciências Biológicas, analisando os fatores ligados a essa escolha profissional. A pesquisa de natureza aplicada, qualitativa-exploratória foi realizada com acadêmicos de um curso de licenciatura em ciências biológicas, de uma Universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, promovida em agosto de 2020. Apesar dos desafios inerentes à carreira docente, constatou-se o interesse dos participantes em seguir a carreira docente, sendo o principal motivo desta escolha a influência de professores de ciências ou biologia que fizeram parte de suas trajetórias na educação básica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498
10.25112/rco.v1.2498
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1.2498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498/3143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Conhecimento Online
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Conhecimento Online
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2023): Janeiro / Junho - Artigos livres; 136-164
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320928872988672