PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498 |
Resumo: | Embora tamanha seja a importância do professor como multiplicador de conhecimentos e formador de seres humanos críticos, enfrenta-se a cada dia uma maior desvalorização dentro e fora da sala de aula, por parte dos governantes e dos próprios alunos, ocasionando assim uma desmotivação para lecionar, influenciando na baixa procura pela carreira docente. O tema norteador desta pesquisa é a investigação acerca dos motivos que despertam a procura pela graduação na área da licenciatura em Ciências Biológicas, analisando os fatores ligados a essa escolha profissional. A pesquisa de natureza aplicada, qualitativa-exploratória foi realizada com acadêmicos de um curso de licenciatura em ciências biológicas, de uma Universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, promovida em agosto de 2020. Apesar dos desafios inerentes à carreira docente, constatou-se o interesse dos participantes em seguir a carreira docente, sendo o principal motivo desta escolha a influência de professores de ciências ou biologia que fizeram parte de suas trajetórias na educação básica. |
id |
Feevale-3_d3cdcbe1c02babb9d90fe7a6208b5d94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2498 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADECarreira DocenteProfessor de Ciências BiológicasValorização profissionalEmbora tamanha seja a importância do professor como multiplicador de conhecimentos e formador de seres humanos críticos, enfrenta-se a cada dia uma maior desvalorização dentro e fora da sala de aula, por parte dos governantes e dos próprios alunos, ocasionando assim uma desmotivação para lecionar, influenciando na baixa procura pela carreira docente. O tema norteador desta pesquisa é a investigação acerca dos motivos que despertam a procura pela graduação na área da licenciatura em Ciências Biológicas, analisando os fatores ligados a essa escolha profissional. A pesquisa de natureza aplicada, qualitativa-exploratória foi realizada com acadêmicos de um curso de licenciatura em ciências biológicas, de uma Universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, promovida em agosto de 2020. Apesar dos desafios inerentes à carreira docente, constatou-se o interesse dos participantes em seguir a carreira docente, sendo o principal motivo desta escolha a influência de professores de ciências ou biologia que fizeram parte de suas trajetórias na educação básica.Universidade Feevale2023-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/249810.25112/rco.v1.2498Revista Conhecimento Online; v. 1 (2023): Janeiro / Junho - Artigos livres; 136-1642176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498/3143Copyright (c) 2023 Revista Conhecimento Onlinehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLyra, Franciéli GonçalvesSoares, Natália Aparecida2023-08-04T18:33:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2498Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2023-08-04T18:33:32Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE |
title |
PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE |
spellingShingle |
PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE Lyra, Franciéli Gonçalves Carreira Docente Professor de Ciências Biológicas Valorização profissional |
title_short |
PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE |
title_full |
PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE |
title_fullStr |
PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE |
title_full_unstemmed |
PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE |
title_sort |
PROFISSÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE |
author |
Lyra, Franciéli Gonçalves |
author_facet |
Lyra, Franciéli Gonçalves Soares, Natália Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Natália Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lyra, Franciéli Gonçalves Soares, Natália Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carreira Docente Professor de Ciências Biológicas Valorização profissional |
topic |
Carreira Docente Professor de Ciências Biológicas Valorização profissional |
description |
Embora tamanha seja a importância do professor como multiplicador de conhecimentos e formador de seres humanos críticos, enfrenta-se a cada dia uma maior desvalorização dentro e fora da sala de aula, por parte dos governantes e dos próprios alunos, ocasionando assim uma desmotivação para lecionar, influenciando na baixa procura pela carreira docente. O tema norteador desta pesquisa é a investigação acerca dos motivos que despertam a procura pela graduação na área da licenciatura em Ciências Biológicas, analisando os fatores ligados a essa escolha profissional. A pesquisa de natureza aplicada, qualitativa-exploratória foi realizada com acadêmicos de um curso de licenciatura em ciências biológicas, de uma Universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, promovida em agosto de 2020. Apesar dos desafios inerentes à carreira docente, constatou-se o interesse dos participantes em seguir a carreira docente, sendo o principal motivo desta escolha a influência de professores de ciências ou biologia que fizeram parte de suas trajetórias na educação básica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498 10.25112/rco.v1.2498 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v1.2498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2498/3143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Conhecimento Online https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Conhecimento Online https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 1 (2023): Janeiro / Junho - Artigos livres; 136-164 2176-8501 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464525950287872 |