ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandra, Aline Silva Buter
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/15057
Resumo: This study aims to reflect on the challenges and potential found in practices aimed at hybrid teaching and active methodologies in teaching Geography in public schools of basic education in the Metropolitan Region of Grande Vitória / ES. Therefore, supported by the research methodology of Oral History (BOM MEIHY, 1996), this research is appropriated from the narratives of seven teachers, not intending to unveil as limits, and possibilities of hybrid teaching and active methodologies. The theoretical framework that supports this investigation is anchored in the ideas of Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015), Bacich (2018) and Horn and Stalker (2015), with whom a research establishes dialogues in the narratives. interviewees, in order to support reflections on the potential of hybrid teaching and active methodologies as methodological alternatives for the teaching-learning process of Geography. The research indicated that hybrid teaching can open up multiple possibilities of work with active methodologies, enabling the student to become the protagonist of their learning process.
id UFES_9eb564498ce2a7c7f77095b82d475e33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/15057
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling 180Borges, Vilmar Joséhttps://orcid.org/0000-0002-0846-0621http://lattes.cnpq.br/2258402424414309Gandra, Aline Silva Buterhttps://orcid.org/0000-0001-5410-6925http://lattes.cnpq.br/9395158932795834Cararo, José Américohttps://orcid.org/0009-0002-4357-6061http://lattes.cnpq.br/4922760708506266Bitte, Regina Celi Frechianihttps://orcid.org/0000-0001-6819-3900http://lattes.cnpq.br/8436866512999341Santos, Sônia Maria doshttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/92810578597932762024-05-30T00:49:53Z2024-05-30T00:49:53Z2021-09-10This study aims to reflect on the challenges and potential found in practices aimed at hybrid teaching and active methodologies in teaching Geography in public schools of basic education in the Metropolitan Region of Grande Vitória / ES. Therefore, supported by the research methodology of Oral History (BOM MEIHY, 1996), this research is appropriated from the narratives of seven teachers, not intending to unveil as limits, and possibilities of hybrid teaching and active methodologies. The theoretical framework that supports this investigation is anchored in the ideas of Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015), Bacich (2018) and Horn and Stalker (2015), with whom a research establishes dialogues in the narratives. interviewees, in order to support reflections on the potential of hybrid teaching and active methodologies as methodological alternatives for the teaching-learning process of Geography. The research indicated that hybrid teaching can open up multiple possibilities of work with active methodologies, enabling the student to become the protagonist of their learning process.Este estudo tem como objetivo refletir sobre os desafios e potencialidades encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido e metodologias ativas no ensino de Geografia em escolas públicas de educação básica na Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. Para tanto, apoiada na metodologia de pesquisa da História Oral (BOM MEIHY, 1996), esta pesquisa se apropria de narrativas de sete professores, no intuito de desvelar as perspectivas, limites e possibilidades do ensino híbrido e das metodologias ativas. O referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa entabula diálogos nas narrativas dos entrevistados, a fim de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Geografia. A pesquisa sinalizou que o ensino híbrido pode abrir múltiplas possibilidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno se tornar protagonista do seu processo de aprendizagem.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/15057porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em EducaçãoPrograma de Pós Graduação de Mestrado Profissional em EducaçãoUFESBRCentro de Educaçãosubject.br-rjbnEducaçãoEnsino híbridometodologias ativasensino de geografiaENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIAtitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALAlineSilvaButerGandra-2021-dissertacao.pdfapplication/pdf3537639http://repositorio.ufes.br/bitstreams/8e263a16-36bc-48f6-a972-ac536e18d8ce/download7f5cd68b02ca72ca2d0b728b76f625edMD5110/150572024-08-23 08:33:10.487oai:repositorio.ufes.br:10/15057http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T18:02:08.375Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
dc.title.alternative.none.fl_str_mv title.alternative
title ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
spellingShingle ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Gandra, Aline Silva Buter
Educação
Ensino híbrido
metodologias ativas
ensino de geografia
subject.br-rjbn
title_short ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_fullStr ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_sort ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: NARRATIVAS, MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
author Gandra, Aline Silva Buter
author_facet Gandra, Aline Silva Buter
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5410-6925
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9395158932795834
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Vilmar José
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0846-0621
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2258402424414309
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandra, Aline Silva Buter
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cararo, José Américo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0002-4357-6061
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4922760708506266
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bitte, Regina Celi Frechiani
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6819-3900
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8436866512999341
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Santos, Sônia Maria dos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9281057859793276
contributor_str_mv Borges, Vilmar José
Cararo, José Américo
Bitte, Regina Celi Frechiani
Santos, Sônia Maria dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Ensino híbrido
metodologias ativas
ensino de geografia
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino híbrido
metodologias ativas
ensino de geografia
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description This study aims to reflect on the challenges and potential found in practices aimed at hybrid teaching and active methodologies in teaching Geography in public schools of basic education in the Metropolitan Region of Grande Vitória / ES. Therefore, supported by the research methodology of Oral History (BOM MEIHY, 1996), this research is appropriated from the narratives of seven teachers, not intending to unveil as limits, and possibilities of hybrid teaching and active methodologies. The theoretical framework that supports this investigation is anchored in the ideas of Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015), Bacich (2018) and Horn and Stalker (2015), with whom a research establishes dialogues in the narratives. interviewees, in order to support reflections on the potential of hybrid teaching and active methodologies as methodological alternatives for the teaching-learning process of Geography. The research indicated that hybrid teaching can open up multiple possibilities of work with active methodologies, enabling the student to become the protagonist of their learning process.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/15057
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/15057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/8e263a16-36bc-48f6-a972-ac536e18d8ce/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f5cd68b02ca72ca2d0b728b76f625ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022576103915520