PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1868 |
Resumo: | O presente artigo trata da utilização de plataformas digitais de leitura na educação básica. O principal objetivo é, por meio de uma revisão bibliográfica e de entrevista com estudantes que utilizam a plataforma digital Elefante Letrado, investigar as possibilidades de interação oferecidas por essas ferramentas e o grau de adesão a elas por parte de seus usuários. Para embasar a análise de resultados, o estudo aborda a revolução tecnológica em curso, a utilização de tecnologias digitais na educação, a literatura digital e questões relativas ao livro e à leitura na contemporaneidade. O artigo conclui que o surgimento das plataformas digitais de leitura reflete a época atual e que a interação do homem com a máquina ocorre de maneira inquestionável e intensa. Nada mais natural, portanto, que incluir esse modo específico de se apreciar literatura no ambiente escolar, desde que garantida a qualidade das obras e de sua forma de exploração, processo responsável pela riqueza da experiência de leitura.Palavras-chave: Plataformas digitais de leitura. Leitura. Literatura digital.ABSTRACTThe present article deals with the use of digital reading platforms in basic education. The main goal is, by means of a literature review and an interview with students who use the digital platform “Elefante Letrado”, to investigate the interaction possibilities of these tools and the degree of adherence by its users. To support the result analysis, the study approaches the ongoing technological revolution, the use of digital technologies on education, the digital literature and questions related to the book, and to the reading in the contemporaneity. The article concludes that the emergence of digital reading platforms reflects the current time, and that the man interaction with machines occurs in an unquestionable and intense way. Nothing more natural, therefore, than including this specific literature appreciation way in the school environment, since the quality of the works and their form of exploitation – which is the responsible process for the richness of the reading experience – has been guaranteed.Keywords: Digital reading platforms. Reading. Digital literature. |
id |
Feevale-3_e474629532cc8b424e03171c6c47afac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1868 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICAO presente artigo trata da utilização de plataformas digitais de leitura na educação básica. O principal objetivo é, por meio de uma revisão bibliográfica e de entrevista com estudantes que utilizam a plataforma digital Elefante Letrado, investigar as possibilidades de interação oferecidas por essas ferramentas e o grau de adesão a elas por parte de seus usuários. Para embasar a análise de resultados, o estudo aborda a revolução tecnológica em curso, a utilização de tecnologias digitais na educação, a literatura digital e questões relativas ao livro e à leitura na contemporaneidade. O artigo conclui que o surgimento das plataformas digitais de leitura reflete a época atual e que a interação do homem com a máquina ocorre de maneira inquestionável e intensa. Nada mais natural, portanto, que incluir esse modo específico de se apreciar literatura no ambiente escolar, desde que garantida a qualidade das obras e de sua forma de exploração, processo responsável pela riqueza da experiência de leitura.Palavras-chave: Plataformas digitais de leitura. Leitura. Literatura digital.ABSTRACTThe present article deals with the use of digital reading platforms in basic education. The main goal is, by means of a literature review and an interview with students who use the digital platform “Elefante Letrado”, to investigate the interaction possibilities of these tools and the degree of adherence by its users. To support the result analysis, the study approaches the ongoing technological revolution, the use of digital technologies on education, the digital literature and questions related to the book, and to the reading in the contemporaneity. The article concludes that the emergence of digital reading platforms reflects the current time, and that the man interaction with machines occurs in an unquestionable and intense way. Nothing more natural, therefore, than including this specific literature appreciation way in the school environment, since the quality of the works and their form of exploitation – which is the responsible process for the richness of the reading experience – has been guaranteed.Keywords: Digital reading platforms. Reading. Digital literature.Universidade Feevale2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/186810.25112/rco.v3i0.1868Revista Conhecimento Online; v. 3 (2019): Setembro / Dezembro; 76-912176-850110.25112/rco.v3i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1868/2422Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMöller, Iago RamonMügge, ErnaniSchemes, Claudia2019-10-10T23:38:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1868Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-10-10T23:38:20Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Möller, Iago Ramon |
title_short |
PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Möller, Iago Ramon |
author_facet |
Möller, Iago Ramon Mügge, Ernani Schemes, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Mügge, Ernani Schemes, Claudia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Möller, Iago Ramon Mügge, Ernani Schemes, Claudia |
description |
O presente artigo trata da utilização de plataformas digitais de leitura na educação básica. O principal objetivo é, por meio de uma revisão bibliográfica e de entrevista com estudantes que utilizam a plataforma digital Elefante Letrado, investigar as possibilidades de interação oferecidas por essas ferramentas e o grau de adesão a elas por parte de seus usuários. Para embasar a análise de resultados, o estudo aborda a revolução tecnológica em curso, a utilização de tecnologias digitais na educação, a literatura digital e questões relativas ao livro e à leitura na contemporaneidade. O artigo conclui que o surgimento das plataformas digitais de leitura reflete a época atual e que a interação do homem com a máquina ocorre de maneira inquestionável e intensa. Nada mais natural, portanto, que incluir esse modo específico de se apreciar literatura no ambiente escolar, desde que garantida a qualidade das obras e de sua forma de exploração, processo responsável pela riqueza da experiência de leitura.Palavras-chave: Plataformas digitais de leitura. Leitura. Literatura digital.ABSTRACTThe present article deals with the use of digital reading platforms in basic education. The main goal is, by means of a literature review and an interview with students who use the digital platform “Elefante Letrado”, to investigate the interaction possibilities of these tools and the degree of adherence by its users. To support the result analysis, the study approaches the ongoing technological revolution, the use of digital technologies on education, the digital literature and questions related to the book, and to the reading in the contemporaneity. The article concludes that the emergence of digital reading platforms reflects the current time, and that the man interaction with machines occurs in an unquestionable and intense way. Nothing more natural, therefore, than including this specific literature appreciation way in the school environment, since the quality of the works and their form of exploitation – which is the responsible process for the richness of the reading experience – has been guaranteed.Keywords: Digital reading platforms. Reading. Digital literature. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1868 10.25112/rco.v3i0.1868 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1868 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v3i0.1868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1868/2422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 3 (2019): Setembro / Dezembro; 76-91 2176-8501 10.25112/rco.v3i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464525368328192 |