A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18 |
Resumo: | Este artigo pretende traçar um histórico do desenvolvimento da formação de professores de línguas no Brasil e no exterior, assim como discutir os postulados da perspectiva sociocultural, de Vygotsky, como base teórica na qual a formação pode se ancorar na contemporaneidade. Uma vez que aprender a ensinar hoje é entendido como um processo longo e complexo de desenvolvimento, resultado da participação em práticas sociais e contextos associados ao ensino e aprendizagem, pretendemos discutir de que modo tal perspectiva teórica vem ao encontro de uma visão interpretativista da realidade e propicia elementos para a (re)construção e transformação das práticas docentes, colocando o conhecimento como íntima e dinamicamente ligado à experiência e destacando o papel do agenciamento humano em seu próprio desenvolvimento. |
id |
GEL-1_457d0616dc65ef0103ca81fd41a6cc4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/18 |
network_acronym_str |
GEL-1 |
network_name_str |
Revista do GEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUASEnsino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural.Ensino de Língua estrangeiraEste artigo pretende traçar um histórico do desenvolvimento da formação de professores de línguas no Brasil e no exterior, assim como discutir os postulados da perspectiva sociocultural, de Vygotsky, como base teórica na qual a formação pode se ancorar na contemporaneidade. Uma vez que aprender a ensinar hoje é entendido como um processo longo e complexo de desenvolvimento, resultado da participação em práticas sociais e contextos associados ao ensino e aprendizagem, pretendemos discutir de que modo tal perspectiva teórica vem ao encontro de uma visão interpretativista da realidade e propicia elementos para a (re)construção e transformação das práticas docentes, colocando o conhecimento como íntima e dinamicamente ligado à experiência e destacando o papel do agenciamento humano em seu próprio desenvolvimento.Revista do Gel2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18Revista do GEL; v. 10 n. 2 (2013): Revista do GEL ; 42-761984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18/167Salomão, Ana Cristina Biondoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:20:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/18Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:20:50Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS |
title |
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS |
spellingShingle |
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Salomão, Ana Cristina Biondo Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural. Ensino de Língua estrangeira |
title_short |
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS |
title_full |
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS |
title_fullStr |
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS |
title_full_unstemmed |
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS |
title_sort |
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS |
author |
Salomão, Ana Cristina Biondo |
author_facet |
Salomão, Ana Cristina Biondo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomão, Ana Cristina Biondo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural. Ensino de Língua estrangeira |
topic |
Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural. Ensino de Língua estrangeira |
description |
Este artigo pretende traçar um histórico do desenvolvimento da formação de professores de línguas no Brasil e no exterior, assim como discutir os postulados da perspectiva sociocultural, de Vygotsky, como base teórica na qual a formação pode se ancorar na contemporaneidade. Uma vez que aprender a ensinar hoje é entendido como um processo longo e complexo de desenvolvimento, resultado da participação em práticas sociais e contextos associados ao ensino e aprendizagem, pretendemos discutir de que modo tal perspectiva teórica vem ao encontro de uma visão interpretativista da realidade e propicia elementos para a (re)construção e transformação das práticas docentes, colocando o conhecimento como íntima e dinamicamente ligado à experiência e destacando o papel do agenciamento humano em seu próprio desenvolvimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18 |
url |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18/167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do GEL; v. 10 n. 2 (2013): Revista do GEL ; 42-76 1984-591X 1806-4906 reponame:Revista do GEL instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL) instacron:GEL |
instname_str |
Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
instacron_str |
GEL |
institution |
GEL |
reponame_str |
Revista do GEL |
collection |
Revista do GEL |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadogel@gmail.com |
_version_ |
1798948113265721344 |