Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salek Fiad, Raquel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1867
Resumo: Apresento, neste artigo, uma perspectiva etnográfica como embasamento para a pesquisa sobre escrita acadêmica e também para o ensino de escrita acadêmica. Para isso, inicialmente, confronto essa perspectiva com a tradição de pesquisas e de ensino de escrita embasada em teorias textuais e discursivas, que é a predominante no contexto brasileiro. Em seguida, apresento diferentes possibilidades de se usar a etnografia na pesquisa sobre escrita acadêmica, mostrando seus ganhos e limites, e defendo a possibilidade de se assumir a etnografia como teoria, como perspectiva de análise da linguagem. A noção de indexicalização é fundamental nessa abordagem proposta. Finalmente, apresento consequências para um ensino de escrita também embasado em uma perspectiva etnográfica como teoria. 
id GEL-1_482e7ca240fc3b2f7e2aefa5ddeea482
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1867
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografiaLetramento acadêmicoEtnografiaHistória do textoPesquisa sobre escrita acadêmicaEnsino de escrita acadêmicaLetramento acadêmicoApresento, neste artigo, uma perspectiva etnográfica como embasamento para a pesquisa sobre escrita acadêmica e também para o ensino de escrita acadêmica. Para isso, inicialmente, confronto essa perspectiva com a tradição de pesquisas e de ensino de escrita embasada em teorias textuais e discursivas, que é a predominante no contexto brasileiro. Em seguida, apresento diferentes possibilidades de se usar a etnografia na pesquisa sobre escrita acadêmica, mostrando seus ganhos e limites, e defendo a possibilidade de se assumir a etnografia como teoria, como perspectiva de análise da linguagem. A noção de indexicalização é fundamental nessa abordagem proposta. Finalmente, apresento consequências para um ensino de escrita também embasado em uma perspectiva etnográfica como teoria. Revista do Gel2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/186710.21165/gel.v14i3.1867Revista do GEL; v. 14 n. 3 (2017): Edição Temática; 86-991984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1867/1316Salek Fiad, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:08:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1867Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:08:33Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia
title Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia
spellingShingle Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia
Salek Fiad, Raquel
Letramento acadêmico
Etnografia
História do texto
Pesquisa sobre escrita acadêmica
Ensino de escrita acadêmica
Letramento acadêmico
title_short Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia
title_full Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia
title_fullStr Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia
title_full_unstemmed Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia
title_sort Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia
author Salek Fiad, Raquel
author_facet Salek Fiad, Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salek Fiad, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento acadêmico
Etnografia
História do texto
Pesquisa sobre escrita acadêmica
Ensino de escrita acadêmica
Letramento acadêmico
topic Letramento acadêmico
Etnografia
História do texto
Pesquisa sobre escrita acadêmica
Ensino de escrita acadêmica
Letramento acadêmico
description Apresento, neste artigo, uma perspectiva etnográfica como embasamento para a pesquisa sobre escrita acadêmica e também para o ensino de escrita acadêmica. Para isso, inicialmente, confronto essa perspectiva com a tradição de pesquisas e de ensino de escrita embasada em teorias textuais e discursivas, que é a predominante no contexto brasileiro. Em seguida, apresento diferentes possibilidades de se usar a etnografia na pesquisa sobre escrita acadêmica, mostrando seus ganhos e limites, e defendo a possibilidade de se assumir a etnografia como teoria, como perspectiva de análise da linguagem. A noção de indexicalização é fundamental nessa abordagem proposta. Finalmente, apresento consequências para um ensino de escrita também embasado em uma perspectiva etnográfica como teoria. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1867
10.21165/gel.v14i3.1867
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1867
identifier_str_mv 10.21165/gel.v14i3.1867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1867/1316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 14 n. 3 (2017): Edição Temática; 86-99
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113348558848