AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/548 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 20 professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio que se queixavam da indisciplina em sua escola. O objetivo foi investigar quais as representações docentes acerca dos fatores aos quais eles atribuem o comportamento inadequado dos alunos. Para tanto, foi solicitado a esses professores que respondessem à seguinte questão: Para melhorar a disciplina na escola, o que poderia ser feito? Certamente os fatores apontados por esses docentes indicam a quê ou a quem eles atribuem a culpa pelo comportamento inadequado dos alunos. As respostas foram analisadas segundo os constructos da Análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Os resultados revelaram que o professor responsabiliza principalmente a atuação docente como a maior causa dos atuais problemas de indisciplina na escola, isto é, nas representações desses docentes a culpa recai principalmente sobre sua própria atuação na sala de aula, o que acentua a sua desvalorização e a perda da autoridade junto aos alunos. |
id |
GEL-1_690054a0077ae022a5fc63dfebf7ea73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/548 |
network_acronym_str |
GEL-1 |
network_name_str |
Revista do GEL |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA?Formação de professores. Causas da indisciplina.Causas da indisciplina na escolaEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 20 professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio que se queixavam da indisciplina em sua escola. O objetivo foi investigar quais as representações docentes acerca dos fatores aos quais eles atribuem o comportamento inadequado dos alunos. Para tanto, foi solicitado a esses professores que respondessem à seguinte questão: Para melhorar a disciplina na escola, o que poderia ser feito? Certamente os fatores apontados por esses docentes indicam a quê ou a quem eles atribuem a culpa pelo comportamento inadequado dos alunos. As respostas foram analisadas segundo os constructos da Análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Os resultados revelaram que o professor responsabiliza principalmente a atuação docente como a maior causa dos atuais problemas de indisciplina na escola, isto é, nas representações desses docentes a culpa recai principalmente sobre sua própria atuação na sala de aula, o que acentua a sua desvalorização e a perda da autoridade junto aos alunos.Revista do Gel2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/54810.21165/gel.v13i1.548Revista do GEL; v. 13 n. 1 (2016): Revista do GEL; 87-1061984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/548/953Silva, Elisabeth Ramos daAbud, Maria José Milhareziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T14:39:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/548Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T14:39:49Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA? |
title |
AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA? |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA? Silva, Elisabeth Ramos da Formação de professores. Causas da indisciplina. Causas da indisciplina na escola |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA? |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA? |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA? |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA? |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA? |
author |
Silva, Elisabeth Ramos da |
author_facet |
Silva, Elisabeth Ramos da Abud, Maria José Milharezi |
author_role |
author |
author2 |
Abud, Maria José Milharezi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elisabeth Ramos da Abud, Maria José Milharezi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Causas da indisciplina. Causas da indisciplina na escola |
topic |
Formação de professores. Causas da indisciplina. Causas da indisciplina na escola |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 20 professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio que se queixavam da indisciplina em sua escola. O objetivo foi investigar quais as representações docentes acerca dos fatores aos quais eles atribuem o comportamento inadequado dos alunos. Para tanto, foi solicitado a esses professores que respondessem à seguinte questão: Para melhorar a disciplina na escola, o que poderia ser feito? Certamente os fatores apontados por esses docentes indicam a quê ou a quem eles atribuem a culpa pelo comportamento inadequado dos alunos. As respostas foram analisadas segundo os constructos da Análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Os resultados revelaram que o professor responsabiliza principalmente a atuação docente como a maior causa dos atuais problemas de indisciplina na escola, isto é, nas representações desses docentes a culpa recai principalmente sobre sua própria atuação na sala de aula, o que acentua a sua desvalorização e a perda da autoridade junto aos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/548 10.21165/gel.v13i1.548 |
url |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/548 |
identifier_str_mv |
10.21165/gel.v13i1.548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/548/953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do GEL; v. 13 n. 1 (2016): Revista do GEL; 87-106 1984-591X 1806-4906 reponame:Revista do GEL instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL) instacron:GEL |
instname_str |
Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
instacron_str |
GEL |
institution |
GEL |
reponame_str |
Revista do GEL |
collection |
Revista do GEL |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadogel@gmail.com |
_version_ |
1798948114293325824 |