PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Joice Eloi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Todescatto, Cleusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1421
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência de formação de professores e futuros professores de Timor-Leste. Nesse país, a língua portuguesa figura, desde 2002, como língua oficial, juntamente com a língua tétum. Desde então se tornou obrigatório seu ensino nos ambientes escolares. Contudo, muitos professores não dominam essa língua e, portanto, apresentam dificuldades em realizar sua prática pedagógica. Na formação realizada, apresentamos a metodologia de trabalho com a produção de textos a partir dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011). Os dados coletados para a presente pesquisa são os enunciados produzidos pelos 21 participantes dessa formação. A metodologia utilizada para análise teve como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Com base nessa teoria, elegemos como categorias para análise os conceitos de estilo linear e estilo pictórico, componentes da apropriação e citação do discurso de outrem. Podemos afirmar que, ainda sem um conhecimento claro sobre o conceito de gêneros, provavelmente resquício de uma educação pautada na gramática da língua, foi possível aos cursistas a compreensão do tema trabalhado durante o curso. Nossa afirmação está pautada na utilização, pelos cursistas, do estilo pictórico para citar o discurso de outrem: os professores ministrantes do curso.
id GEL-1_d5899c2ca55c1eb73a6e58d0a9358318
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1421
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSESFormação de professores. Produção textual. Gêneros discursivos. Língua portuguesa. Timor-Leste.Este trabalho apresenta uma experiência de formação de professores e futuros professores de Timor-Leste. Nesse país, a língua portuguesa figura, desde 2002, como língua oficial, juntamente com a língua tétum. Desde então se tornou obrigatório seu ensino nos ambientes escolares. Contudo, muitos professores não dominam essa língua e, portanto, apresentam dificuldades em realizar sua prática pedagógica. Na formação realizada, apresentamos a metodologia de trabalho com a produção de textos a partir dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011). Os dados coletados para a presente pesquisa são os enunciados produzidos pelos 21 participantes dessa formação. A metodologia utilizada para análise teve como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Com base nessa teoria, elegemos como categorias para análise os conceitos de estilo linear e estilo pictórico, componentes da apropriação e citação do discurso de outrem. Podemos afirmar que, ainda sem um conhecimento claro sobre o conceito de gêneros, provavelmente resquício de uma educação pautada na gramática da língua, foi possível aos cursistas a compreensão do tema trabalhado durante o curso. Nossa afirmação está pautada na utilização, pelos cursistas, do estilo pictórico para citar o discurso de outrem: os professores ministrantes do curso.Revista do Gel2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/142110.21165/gel.v14i1.1421Revista do GEL; v. 14 n. 1 (2017): Revista do GEL; 59-761984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1421/1165Guimarães, Joice EloiTodescatto, Cleusainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T15:46:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1421Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2017-05-03T15:46:41Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES
title PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES
spellingShingle PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES
Guimarães, Joice Eloi
Formação de professores. Produção textual. Gêneros discursivos. Língua portuguesa. Timor-Leste.
title_short PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES
title_full PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES
title_fullStr PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES
title_full_unstemmed PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES
title_sort PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES
author Guimarães, Joice Eloi
author_facet Guimarães, Joice Eloi
Todescatto, Cleusa
author_role author
author2 Todescatto, Cleusa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Joice Eloi
Todescatto, Cleusa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Produção textual. Gêneros discursivos. Língua portuguesa. Timor-Leste.
topic Formação de professores. Produção textual. Gêneros discursivos. Língua portuguesa. Timor-Leste.
description Este trabalho apresenta uma experiência de formação de professores e futuros professores de Timor-Leste. Nesse país, a língua portuguesa figura, desde 2002, como língua oficial, juntamente com a língua tétum. Desde então se tornou obrigatório seu ensino nos ambientes escolares. Contudo, muitos professores não dominam essa língua e, portanto, apresentam dificuldades em realizar sua prática pedagógica. Na formação realizada, apresentamos a metodologia de trabalho com a produção de textos a partir dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011). Os dados coletados para a presente pesquisa são os enunciados produzidos pelos 21 participantes dessa formação. A metodologia utilizada para análise teve como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Com base nessa teoria, elegemos como categorias para análise os conceitos de estilo linear e estilo pictórico, componentes da apropriação e citação do discurso de outrem. Podemos afirmar que, ainda sem um conhecimento claro sobre o conceito de gêneros, provavelmente resquício de uma educação pautada na gramática da língua, foi possível aos cursistas a compreensão do tema trabalhado durante o curso. Nossa afirmação está pautada na utilização, pelos cursistas, do estilo pictórico para citar o discurso de outrem: os professores ministrantes do curso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1421
10.21165/gel.v14i1.1421
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1421
identifier_str_mv 10.21165/gel.v14i1.1421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1421/1165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 14 n. 1 (2017): Revista do GEL; 59-76
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948114324783104