PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1421 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma experiência de formação de professores e futuros professores de Timor-Leste. Nesse país, a língua portuguesa figura, desde 2002, como língua oficial, juntamente com a língua tétum. Desde então se tornou obrigatório seu ensino nos ambientes escolares. Contudo, muitos professores não dominam essa língua e, portanto, apresentam dificuldades em realizar sua prática pedagógica. Na formação realizada, apresentamos a metodologia de trabalho com a produção de textos a partir dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011). Os dados coletados para a presente pesquisa são os enunciados produzidos pelos 21 participantes dessa formação. A metodologia utilizada para análise teve como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Com base nessa teoria, elegemos como categorias para análise os conceitos de estilo linear e estilo pictórico, componentes da apropriação e citação do discurso de outrem. Podemos afirmar que, ainda sem um conhecimento claro sobre o conceito de gêneros, provavelmente resquício de uma educação pautada na gramática da língua, foi possível aos cursistas a compreensão do tema trabalhado durante o curso. Nossa afirmação está pautada na utilização, pelos cursistas, do estilo pictórico para citar o discurso de outrem: os professores ministrantes do curso. |
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PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSESFormação de professores. Produção textual. Gêneros discursivos. Língua portuguesa. Timor-Leste.Este trabalho apresenta uma experiência de formação de professores e futuros professores de Timor-Leste. Nesse país, a língua portuguesa figura, desde 2002, como língua oficial, juntamente com a língua tétum. Desde então se tornou obrigatório seu ensino nos ambientes escolares. Contudo, muitos professores não dominam essa língua e, portanto, apresentam dificuldades em realizar sua prática pedagógica. Na formação realizada, apresentamos a metodologia de trabalho com a produção de textos a partir dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011). Os dados coletados para a presente pesquisa são os enunciados produzidos pelos 21 participantes dessa formação. A metodologia utilizada para análise teve como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Com base nessa teoria, elegemos como categorias para análise os conceitos de estilo linear e estilo pictórico, componentes da apropriação e citação do discurso de outrem. Podemos afirmar que, ainda sem um conhecimento claro sobre o conceito de gêneros, provavelmente resquício de uma educação pautada na gramática da língua, foi possível aos cursistas a compreensão do tema trabalhado durante o curso. Nossa afirmação está pautada na utilização, pelos cursistas, do estilo pictórico para citar o discurso de outrem: os professores ministrantes do curso.Revista do Gel2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/142110.21165/gel.v14i1.1421Revista do GEL; v. 14 n. 1 (2017): Revista do GEL; 59-761984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1421/1165Guimarães, Joice EloiTodescatto, Cleusainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T15:46:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1421Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2017-05-03T15:46:41Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
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