A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabaldo Grama de Barros Silva, Gustavo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1401
Resumo: Os livros didáticos de Sociologia escolar são recursos favoráveis tanto para a consolidação das Ciências Sociais na Educação Básica quanto para a circulação e democratização de seus conhecimentos científicos. O presente artigo destaca como as obras pedagógicas da área aprovadas pelo PNLD 2018 abordam um fenômeno estruturante da vida social, precisamente, a questão das drogas. De uma perspectiva metodológica, optou-se pela análise interna, quantitativa e descritiva dos livros em questão. Os resultados apontam para uma abordagem do fenômeno das drogas difusa e indireta. Em igual medida, fundamentos teóricos ancorados em autores das Ciências Sociais estão ausentes em porção considerável dos manuais ao tratarem da questão das drogas. Por fim, uma abordagem mais sistematizada, pautada por paradigmas teóricos estáveis e investigações contemporâneas oriundas do crescente campo da Sociologia das drogas impõe-se enquanto objetivo a ser cumprido para o fortalecimento dos materiais didáticos da Sociologia escolar e do próprio subcampo do ensino de Ciências Sociais.
id GPCS-1_01d596bfde44896856bcb6f56cc15e38
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1401
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018Sociologia das drogasLivros didáticosSociologia escolarEnsino de Ciências SociaisPNLD 2018Os livros didáticos de Sociologia escolar são recursos favoráveis tanto para a consolidação das Ciências Sociais na Educação Básica quanto para a circulação e democratização de seus conhecimentos científicos. O presente artigo destaca como as obras pedagógicas da área aprovadas pelo PNLD 2018 abordam um fenômeno estruturante da vida social, precisamente, a questão das drogas. De uma perspectiva metodológica, optou-se pela análise interna, quantitativa e descritiva dos livros em questão. Os resultados apontam para uma abordagem do fenômeno das drogas difusa e indireta. Em igual medida, fundamentos teóricos ancorados em autores das Ciências Sociais estão ausentes em porção considerável dos manuais ao tratarem da questão das drogas. Por fim, uma abordagem mais sistematizada, pautada por paradigmas teóricos estáveis e investigações contemporâneas oriundas do crescente campo da Sociologia das drogas impõe-se enquanto objetivo a ser cumprido para o fortalecimento dos materiais didáticos da Sociologia escolar e do próprio subcampo do ensino de Ciências Sociais.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2023-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1401Revista Café com Sociologia; v. 12 (2023): Volume 12, 2023; 1-252317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1401/568Copyright (c) 2023 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGabaldo Grama de Barros Silva, Gustavo2023-12-30T23:37:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1401Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2023-12-30T23:37Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018
title A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018
spellingShingle A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018
Gabaldo Grama de Barros Silva, Gustavo
Sociologia das drogas
Livros didáticos
Sociologia escolar
Ensino de Ciências Sociais
PNLD 2018
title_short A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018
title_full A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018
title_fullStr A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018
title_full_unstemmed A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018
title_sort A questão das drogas e Sociologia Escolar: uma análise sobre os livros didáticos aprovados no PNLD 2018
author Gabaldo Grama de Barros Silva, Gustavo
author_facet Gabaldo Grama de Barros Silva, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabaldo Grama de Barros Silva, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia das drogas
Livros didáticos
Sociologia escolar
Ensino de Ciências Sociais
PNLD 2018
topic Sociologia das drogas
Livros didáticos
Sociologia escolar
Ensino de Ciências Sociais
PNLD 2018
description Os livros didáticos de Sociologia escolar são recursos favoráveis tanto para a consolidação das Ciências Sociais na Educação Básica quanto para a circulação e democratização de seus conhecimentos científicos. O presente artigo destaca como as obras pedagógicas da área aprovadas pelo PNLD 2018 abordam um fenômeno estruturante da vida social, precisamente, a questão das drogas. De uma perspectiva metodológica, optou-se pela análise interna, quantitativa e descritiva dos livros em questão. Os resultados apontam para uma abordagem do fenômeno das drogas difusa e indireta. Em igual medida, fundamentos teóricos ancorados em autores das Ciências Sociais estão ausentes em porção considerável dos manuais ao tratarem da questão das drogas. Por fim, uma abordagem mais sistematizada, pautada por paradigmas teóricos estáveis e investigações contemporâneas oriundas do crescente campo da Sociologia das drogas impõe-se enquanto objetivo a ser cumprido para o fortalecimento dos materiais didáticos da Sociologia escolar e do próprio subcampo do ensino de Ciências Sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1401
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1401/568
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 12 (2023): Volume 12, 2023; 1-25
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645827702784