Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cykman, Noa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/407
Resumo: Resumo Através da identificação de fraquezas e assincronias da escolarização convencional, cria-se a possibilidade de dilatação dos paradigmas tradicionais e de proposta de novos métodos. A atualização e a diversificação didática, a transformação do olhar do professor e a substituição do rigor da obediência pela orientação emancipatória permitem uma série de transformações no ambiente escolar, que vão desde o teor do conhecimento até a autoestima dos alunos e passam corroendo pilares como obrigação, hierarquia, disciplina. Essa perspectiva foi incorporada em um plano de aula, aplicado no Estágio Curricular de Ciências Sociais da UFSC, realizado pela autora em 2013. A atividade docente foi desenvolvida em dupla, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio do Instituo Estadual de Educação, em Florianópolis. O artigo propõe uma análise retrospectiva da experiência educativa com vistas à dissolução, nele, dos mesmos pilares convencionais que se criticaram em relação à escola. O tema da inteligência é o eixo. Palavras-chave: Sociologia. Educação. Pedagogia. Inteligência. OLD PARADIGMS AND NEW PARAMETERS: descartenized reflections on intelligence Abstract The identification of weaknesses and asynchronies of conventional schooling creates the possibility of dilatation of traditional paradigms and an opportunity to propose new methods. The update and the diversification of didactic methods, the transformation of the teacher"™s perspective and the replacement of the rigor of obedience by emancipatory orientation allow a series of changes in the school environment, ranging from the knowledge level to the self-esteem of students. This process erodes pillars such as obligation, hierarchy, discipline. Such perspective was incorporated into a lessons plan, applied in the curricular internship of the Social Sciences course of UFSC, conducted by the author in 2013. In the internship, the teaching activity is developed in pairs, and it took place in a class of 2nd year of High School, in the Instituto Estadual de Educação, a public school in Florianópolis. The article proposes a retrospective analysis of the educational experience that aims to dissolve, in itself, the same conventional pillars that it criticizes in relation to school. The theme of intelligence is the shaft. Keywords: Sociology. Education. Education. Intelligence.
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