Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/407 |
Resumo: | Resumo Através da identificação de fraquezas e assincronias da escolarização convencional, cria-se a possibilidade de dilatação dos paradigmas tradicionais e de proposta de novos métodos. A atualização e a diversificação didática, a transformação do olhar do professor e a substituição do rigor da obediência pela orientação emancipatória permitem uma série de transformações no ambiente escolar, que vão desde o teor do conhecimento até a autoestima dos alunos e passam corroendo pilares como obrigação, hierarquia, disciplina. Essa perspectiva foi incorporada em um plano de aula, aplicado no Estágio Curricular de Ciências Sociais da UFSC, realizado pela autora em 2013. A atividade docente foi desenvolvida em dupla, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio do Instituo Estadual de Educação, em Florianópolis. O artigo propõe uma análise retrospectiva da experiência educativa com vistas à dissolução, nele, dos mesmos pilares convencionais que se criticaram em relação à escola. O tema da inteligência é o eixo. Palavras-chave: Sociologia. Educação. Pedagogia. Inteligência. OLD PARADIGMS AND NEW PARAMETERS: descartenized reflections on intelligence Abstract The identification of weaknesses and asynchronies of conventional schooling creates the possibility of dilatation of traditional paradigms and an opportunity to propose new methods. The update and the diversification of didactic methods, the transformation of the teacher"™s perspective and the replacement of the rigor of obedience by emancipatory orientation allow a series of changes in the school environment, ranging from the knowledge level to the self-esteem of students. This process erodes pillars such as obligation, hierarchy, discipline. Such perspective was incorporated into a lessons plan, applied in the curricular internship of the Social Sciences course of UFSC, conducted by the author in 2013. In the internship, the teaching activity is developed in pairs, and it took place in a class of 2nd year of High School, in the Instituto Estadual de Educação, a public school in Florianópolis. The article proposes a retrospective analysis of the educational experience that aims to dissolve, in itself, the same conventional pillars that it criticizes in relation to school. The theme of intelligence is the shaft. Keywords: Sociology. Education. Education. Intelligence. |
id |
GPCS-1_39edf54826b067df4372cd3e4d71a029 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/407 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligênciaSociologiaEducaçãoPedagogiaInteligência.Resumo Através da identificação de fraquezas e assincronias da escolarização convencional, cria-se a possibilidade de dilatação dos paradigmas tradicionais e de proposta de novos métodos. A atualização e a diversificação didática, a transformação do olhar do professor e a substituição do rigor da obediência pela orientação emancipatória permitem uma série de transformações no ambiente escolar, que vão desde o teor do conhecimento até a autoestima dos alunos e passam corroendo pilares como obrigação, hierarquia, disciplina. Essa perspectiva foi incorporada em um plano de aula, aplicado no Estágio Curricular de Ciências Sociais da UFSC, realizado pela autora em 2013. A atividade docente foi desenvolvida em dupla, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio do Instituo Estadual de Educação, em Florianópolis. O artigo propõe uma análise retrospectiva da experiência educativa com vistas à dissolução, nele, dos mesmos pilares convencionais que se criticaram em relação à escola. O tema da inteligência é o eixo. Palavras-chave: Sociologia. Educação. Pedagogia. Inteligência. OLD PARADIGMS AND NEW PARAMETERS: descartenized reflections on intelligence Abstract The identification of weaknesses and asynchronies of conventional schooling creates the possibility of dilatation of traditional paradigms and an opportunity to propose new methods. The update and the diversification of didactic methods, the transformation of the teacher"™s perspective and the replacement of the rigor of obedience by emancipatory orientation allow a series of changes in the school environment, ranging from the knowledge level to the self-esteem of students. This process erodes pillars such as obligation, hierarchy, discipline. Such perspective was incorporated into a lessons plan, applied in the curricular internship of the Social Sciences course of UFSC, conducted by the author in 2013. In the internship, the teaching activity is developed in pairs, and it took place in a class of 2nd year of High School, in the Instituto Estadual de Educação, a public school in Florianópolis. The article proposes a retrospective analysis of the educational experience that aims to dissolve, in itself, the same conventional pillars that it criticizes in relation to school. The theme of intelligence is the shaft. Keywords: Sociology. Education. Education. Intelligence.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2016-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/407Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 1 (2016): Jan./Abr.2016; 56-692317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/407/pdfCykman, Noainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/407Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência |
title |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência |
spellingShingle |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência Cykman, Noa Sociologia Educação Pedagogia Inteligência. |
title_short |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência |
title_full |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência |
title_fullStr |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência |
title_full_unstemmed |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência |
title_sort |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: reflexões descartenizadas sobre a inteligência |
author |
Cykman, Noa |
author_facet |
Cykman, Noa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cykman, Noa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Educação Pedagogia Inteligência. |
topic |
Sociologia Educação Pedagogia Inteligência. |
description |
Resumo Através da identificação de fraquezas e assincronias da escolarização convencional, cria-se a possibilidade de dilatação dos paradigmas tradicionais e de proposta de novos métodos. A atualização e a diversificação didática, a transformação do olhar do professor e a substituição do rigor da obediência pela orientação emancipatória permitem uma série de transformações no ambiente escolar, que vão desde o teor do conhecimento até a autoestima dos alunos e passam corroendo pilares como obrigação, hierarquia, disciplina. Essa perspectiva foi incorporada em um plano de aula, aplicado no Estágio Curricular de Ciências Sociais da UFSC, realizado pela autora em 2013. A atividade docente foi desenvolvida em dupla, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio do Instituo Estadual de Educação, em Florianópolis. O artigo propõe uma análise retrospectiva da experiência educativa com vistas à dissolução, nele, dos mesmos pilares convencionais que se criticaram em relação à escola. O tema da inteligência é o eixo. Palavras-chave: Sociologia. Educação. Pedagogia. Inteligência. OLD PARADIGMS AND NEW PARAMETERS: descartenized reflections on intelligence Abstract The identification of weaknesses and asynchronies of conventional schooling creates the possibility of dilatation of traditional paradigms and an opportunity to propose new methods. The update and the diversification of didactic methods, the transformation of the teacher"™s perspective and the replacement of the rigor of obedience by emancipatory orientation allow a series of changes in the school environment, ranging from the knowledge level to the self-esteem of students. This process erodes pillars such as obligation, hierarchy, discipline. Such perspective was incorporated into a lessons plan, applied in the curricular internship of the Social Sciences course of UFSC, conducted by the author in 2013. In the internship, the teaching activity is developed in pairs, and it took place in a class of 2nd year of High School, in the Instituto Estadual de Educação, a public school in Florianópolis. The article proposes a retrospective analysis of the educational experience that aims to dissolve, in itself, the same conventional pillars that it criticizes in relation to school. The theme of intelligence is the shaft. Keywords: Sociology. Education. Education. Intelligence. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/407 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/407/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 1 (2016): Jan./Abr.2016; 56-69 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644542148608 |